Perceções dos estudantes do ensino superior sobre o papel da responsabilidade social organizacional: Um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, J.L.
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Andrade, C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/47614
Resumo: O presente estudo analisou, numa amostra de 70 estudantes da licenciatura em Comunicação Organizacional, as perceções sobre o papel da responsabilidade social organizacional e o modo como as organizações podem atuar, junto dos colaboradores, recorrendo às novas tecnologias de informação e comunicação. A análise correlacional entre as dimensões das escalas escala de perceção do papel de responsabilidade social (RS) e da escala de expetativas de comunicação fora de horário de trabalho permitiu identificar uma correlação positiva e significativa entre a RS e sucesso e competitividade (obstáculo) e as expetativas de comunicação para além do horário de trabalho. Os resultados são discutidos no âmbito da formação académica promotora de reflexão e ação orientadas para a valorização da sustentabilidade organizacional e o bem-estar do colaborador.
id RCAP_7b39ade4db3c080c4527f960afbbbc59
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/47614
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perceções dos estudantes do ensino superior sobre o papel da responsabilidade social organizacional: Um estudo exploratórioPerceptions of higher education students about the role of corporate social responsibility : an exploratory studyestudantesensino superiorformaçãoStudentshigher educationformationO presente estudo analisou, numa amostra de 70 estudantes da licenciatura em Comunicação Organizacional, as perceções sobre o papel da responsabilidade social organizacional e o modo como as organizações podem atuar, junto dos colaboradores, recorrendo às novas tecnologias de informação e comunicação. A análise correlacional entre as dimensões das escalas escala de perceção do papel de responsabilidade social (RS) e da escala de expetativas de comunicação fora de horário de trabalho permitiu identificar uma correlação positiva e significativa entre a RS e sucesso e competitividade (obstáculo) e as expetativas de comunicação para além do horário de trabalho. Os resultados são discutidos no âmbito da formação académica promotora de reflexão e ação orientadas para a valorização da sustentabilidade organizacional e o bem-estar do colaborador.Universidade da CoruñaRepositório ComumFernandes, J.L.Andrade, C.2023-10-27T13:50:48Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/47614por10.17979/reipe.2017.0.07.2417info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-02T02:17:38Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/47614Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:26:22.870805Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perceções dos estudantes do ensino superior sobre o papel da responsabilidade social organizacional: Um estudo exploratório
Perceptions of higher education students about the role of corporate social responsibility : an exploratory study
title Perceções dos estudantes do ensino superior sobre o papel da responsabilidade social organizacional: Um estudo exploratório
spellingShingle Perceções dos estudantes do ensino superior sobre o papel da responsabilidade social organizacional: Um estudo exploratório
Fernandes, J.L.
estudantes
ensino superior
formação
Students
higher education
formation
title_short Perceções dos estudantes do ensino superior sobre o papel da responsabilidade social organizacional: Um estudo exploratório
title_full Perceções dos estudantes do ensino superior sobre o papel da responsabilidade social organizacional: Um estudo exploratório
title_fullStr Perceções dos estudantes do ensino superior sobre o papel da responsabilidade social organizacional: Um estudo exploratório
title_full_unstemmed Perceções dos estudantes do ensino superior sobre o papel da responsabilidade social organizacional: Um estudo exploratório
title_sort Perceções dos estudantes do ensino superior sobre o papel da responsabilidade social organizacional: Um estudo exploratório
author Fernandes, J.L.
author_facet Fernandes, J.L.
Andrade, C.
author_role author
author2 Andrade, C.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, J.L.
Andrade, C.
dc.subject.por.fl_str_mv estudantes
ensino superior
formação
Students
higher education
formation
topic estudantes
ensino superior
formação
Students
higher education
formation
description O presente estudo analisou, numa amostra de 70 estudantes da licenciatura em Comunicação Organizacional, as perceções sobre o papel da responsabilidade social organizacional e o modo como as organizações podem atuar, junto dos colaboradores, recorrendo às novas tecnologias de informação e comunicação. A análise correlacional entre as dimensões das escalas escala de perceção do papel de responsabilidade social (RS) e da escala de expetativas de comunicação fora de horário de trabalho permitiu identificar uma correlação positiva e significativa entre a RS e sucesso e competitividade (obstáculo) e as expetativas de comunicação para além do horário de trabalho. Os resultados são discutidos no âmbito da formação académica promotora de reflexão e ação orientadas para a valorização da sustentabilidade organizacional e o bem-estar do colaborador.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2023-10-27T13:50:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/47614
url http://hdl.handle.net/10400.26/47614
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.17979/reipe.2017.0.07.2417
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Coruña
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Coruña
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134145267367936