Integração e auto-eficacia na formação superior na percepção de ingressantes : mudanças e relações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerreiro, Daniela Couto
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605431
Resumo: Orientador: Soely Aparecida Jorge Polydoro
id UNICAMP-30_dce258056d8b3fbb2af619cbc4951ccc
oai_identifier_str oai::406719
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Integração e auto-eficacia na formação superior na percepção de ingressantes : mudanças e relaçõesFreshmen's integration and self-efficacy in higher education : changes and relationsAutoeficáciaFormação superiorIntegração educacionalEstudantes universitáriosEducação (Superior)Self-efficacySuperior formationEducational integrationUniversity studentsEducation (Higher)Orientador: Soely Aparecida Jorge PolydoroDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo : O conceito de Integração ao Ensino Superior é fundamental para o sucesso do estudante. O primeiro período do curso constitui um processo de transição, repleto de desafios em aspectos acadêmicos, pessoais, sociais e vocacionais. Ao se ajustar às novas posturas, requeridas pela educação superior, o estudante pode integrar-se ao referido nível de ensino à medida que compartilhar das atitudes normativas e dos valores de seus colegas e do corpo docente da instituição, respeitando as exigências formais e informais da mesma. Outro constructo que tem sido relacionado ao sucesso acadêmico dos estudantes é a Auto-eficácia na Formação Superior. Entendida sob a perspectiva da Teoria Social Cognitiva, a Auto-eficácia na Formação Superior refere-se às crenças de um estudante em sua capacidade de organizar e executar cursos de ações requeridos para produzir certas realizações referentes aos aspectos compreendidos pelas vivências acadêmicas. Partindo-se desse referencial, esta pesquisa teve como objetivo identificar e analisar a crença de Auto-eficácia na Formação Superior e a Integração ao Ensino Superior de estudantes ingressantes, suas mudanças ao longo do primeiro ano do curso e as relações entre as mesmas. Foi realizada em uma instituição de ensino superior particular, localizada na região metropolitana de São Paulo. Teve como participantes os estudantes ingressantes (n = 189) dos cursos de Licenciatura Plena em Letras e em Matemática, Tecnologia em Informática, Administração de Empresas. Constitui-se como uma pesquisa do tipo descritiva, realizada no início do primeiro e do segundo semestres letivos. Essas fases foram dedicadas à coleta de dados coletivos, por meio de questionário de caracterização, da Escala de Auto-eficácia na Formação Superior (likert:1-10) e do Questionário de Vivências Acadêmicas (likert:1-5). Os dados permitiram verificar: (1) Auto-eficácia na Formação Superior com média 8,08 (dp = 0,984) e Integração ao Ensino Superior com média 3,80 (dp = 0,459) na primeira fase; (2) Auto-eficácia na Formação Superior com média 7,87 (dp = 1,070) e Integração ao Ensino Superior com média 3,72 (dp = 0,458) na segunda fase; (3) diferença negativa significante entre a Auto-eficácia na Formação Superior da primeira para a segunda fase (Z = -3,329, p < 0,0001); (4) diferença negativa e significante da Integração ao Ensino Superior da primeira para a segunda fase (Z= - 2,985, p = 0,003); (5) correlação positiva significativa entre Auto-eficácia na Formação Superior e Integração ao Ensino Superior, sendo forte na primeira fase (rs = 0,706, p < 0,0001) e moderada na segunda (rs = 0,674, p = 0,002). Esses resultados evidenciam percepção dos estudantes em relação aos constructos pesquisados mais próxima à realidade pessoal e ambiental. Por meio destes, sugere-se o desenvolvimento de ações pedagógicas, de gestão e de orientação, que visem possibilitar o desenvolvimento da Integração e da Auto-eficácia na Formação Superior vivenciada pelos estudantes no ingresso à graduaçãoAbstract : The concept of integration to higher education is fundamental for the student¿s success. The first semester constitutes a transition period, full of personal, educational social and vocational challenges. By adjusting to their newly required behaviour, in which they share normative attitudes, the values of both peers and the educational institution¿s professors¿, and respect the formal and informal requirements, the student is then able to integrate themself to their freshman year. Self-efficacy belief in higher education, according to the perspective of Social Cognitive Theory, is another construct that has been evidenced as necessary in the student¿s behaviour. Self-efficacy belief in higher education refers to the student¿s belief in his capacity to organize and execute courses of action required to attain designated types of performances of academic experiences. Starting form this reference point, this research piece identified and analyzed the self-efficacy belief in higher education and the integration of freshman students, their changes during their first year and the relationship between them. The research was conducted in a private higher education institution located in metropolitan Sao Paulo. The participants of the sample (n=189) were freshmen Bachelor degree candidates majoring in Portuguese, Mathematics, Information Technology and Business Administration. The research was descriptive and the collective data was collected through a characterization questionnaire, the Scale Higher Education Self-Efficacy (Escala de Auto-eficácia na Formação Superior, likert:1- 10) and the Academic Experience Questionnaire (Questionário de Vivências Acadêmicas, likert:1-5). The data collection sample, for the same students, was collected in two distinct opportunities: the beginning of the first and second semesters. The data was analyzed statistically and it was verified that: (1) Self-efficacy in Higher Education with median of 8.08 (sd= 0.984) and Integration to Higher Education with a median of 3.80 (sd= 0.459) for the first opportunity; (2) Self-efficacy in Higher Education with median of 7.87 (sd= 1.07) and Integration to Higher Education with a median of 3.72 (sd= 0.458) for the second opportunity; (3) a significant and negative difference between Self-efficacy in Higher Education for the first and second opportunity (Z = -3.329, p<0.0001); (4) a significant and negative difference for Integration to Higher Education between the first and second opportunity (Z= -2.985, p = 0.003); (5) a significant and positive correlation between Self-efficacy in HigherEducation and Integration to Higher Education, being strong in the first opportunity (rs = 0.706, p<0.0001) and moderate in the second one (rs = 0.674, p= 0.002). The results evidenced more accurate perceptions by freshmen students¿ in relation to Self-efficacy in Higher Education and Integration to Higher Education after experiencing their first year. By the results of this study, it is advisable to develop psychopedagogical actions of administration and orientation that maintain and stimulate the perception demonstrated from commencement to graduationMestradoEnsino, Avaliação e Formação de ProfessoresMestre em Educação[s.n.]Polydoro, Soely Aparecida Jorge, 1966-Boruchovitch, EvelyAzzi, Roberta GurgelColares, Maria de Fátima AveiroMercuri, Elizabeth Nogueira Gomes da SilvaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGuerreiro, Daniela Couto20072007-03-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf196 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605431GUERREIRO, Daniela Couto. Integração e auto-eficacia na formação superior na percepção de ingressantes: mudanças e relações. 2007. 196 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605431. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/406719porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:57:03Zoai::406719Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:57:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Integração e auto-eficacia na formação superior na percepção de ingressantes : mudanças e relações
Freshmen's integration and self-efficacy in higher education : changes and relations
title Integração e auto-eficacia na formação superior na percepção de ingressantes : mudanças e relações
spellingShingle Integração e auto-eficacia na formação superior na percepção de ingressantes : mudanças e relações
Guerreiro, Daniela Couto
Autoeficácia
Formação superior
Integração educacional
Estudantes universitários
Educação (Superior)
Self-efficacy
Superior formation
Educational integration
University students
Education (Higher)
title_short Integração e auto-eficacia na formação superior na percepção de ingressantes : mudanças e relações
title_full Integração e auto-eficacia na formação superior na percepção de ingressantes : mudanças e relações
title_fullStr Integração e auto-eficacia na formação superior na percepção de ingressantes : mudanças e relações
title_full_unstemmed Integração e auto-eficacia na formação superior na percepção de ingressantes : mudanças e relações
title_sort Integração e auto-eficacia na formação superior na percepção de ingressantes : mudanças e relações
author Guerreiro, Daniela Couto
author_facet Guerreiro, Daniela Couto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Polydoro, Soely Aparecida Jorge, 1966-
Boruchovitch, Evely
Azzi, Roberta Gurgel
Colares, Maria de Fátima Aveiro
Mercuri, Elizabeth Nogueira Gomes da Silva
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerreiro, Daniela Couto
dc.subject.por.fl_str_mv Autoeficácia
Formação superior
Integração educacional
Estudantes universitários
Educação (Superior)
Self-efficacy
Superior formation
Educational integration
University students
Education (Higher)
topic Autoeficácia
Formação superior
Integração educacional
Estudantes universitários
Educação (Superior)
Self-efficacy
Superior formation
Educational integration
University students
Education (Higher)
description Orientador: Soely Aparecida Jorge Polydoro
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-03-10T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605431
GUERREIRO, Daniela Couto. Integração e auto-eficacia na formação superior na percepção de ingressantes: mudanças e relações. 2007. 196 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605431. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
GUERREIRO, Daniela Couto. Integração e auto-eficacia na formação superior na percepção de ingressantes: mudanças e relações. 2007. 196 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605431. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605431
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/406719
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
196 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188970130571264