A multiculturalidade na educação pré-escolar:
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/36522 |
Resumo: | O presente Relatório Final apresenta uma breve caracterização da Prática de Ensino Supervisionada, desenvolvida no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Nesta prática foi implementado um projeto de Educação Multicultural em que procurei compreender como é tratada esta problemática no jardim-de-infância. Após a problematização do tema, foi definida a seguinte questão de partida: “Contribuem as práticas de educação multicultural para uma melhor integração de uma criança de cultura diferente?” Para responder a esta questão de partida, foi realizada uma investigação que se insere nos critérios de estudo de caso. Neste estudo é utilizada uma metodologia de cariz qualitativo que analisa as evidências desenvolvidas na prática supervisionada, que se baseiam na observação direta, notas de campo, fotografias/filmagens e entrevista à educadora titular. Constatou-se, através dos dados obtidos, que as práticas de educação multicultural contribuíram para a evolução e integração da criança em estudo. |
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O presente Relatório Final apresenta uma breve caracterização da Prática de Ensino Supervisionada, desenvolvida no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Nesta prática foi implementado um projeto de Educação Multicultural em que procurei compreender como é tratada esta problemática no jardim-de-infância. Após a problematização do tema, foi definida a seguinte questão de partida: “Contribuem as práticas de educação multicultural para uma melhor integração de uma criança de cultura diferente?” Para responder a esta questão de partida, foi realizada uma investigação que se insere nos critérios de estudo de caso. Neste estudo é utilizada uma metodologia de cariz qualitativo que analisa as evidências desenvolvidas na prática supervisionada, que se baseiam na observação direta, notas de campo, fotografias/filmagens e entrevista à educadora titular. Constatou-se, através dos dados obtidos, que as práticas de educação multicultural contribuíram para a evolução e integração da criança em estudo. |
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