Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nzive, Verónica Wayua
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/17971
Resumo: O presente relatório tem como objetivo descrever a prática pedagógica que foi desenvolvida no âmbito da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada (PES) sobre a relevância de trabalhar a prática educativa de inter/multiculturalidade na Educação Pré-escolar (EPE). A primeira parte do presente trabalho foi desenvolvida na Creche numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) com um grupo de 18 crianças, com idades de 1 a 3 anos. A segunda parte foi desenvolvida no jardim de infância com um grupo de 25 crianças, com idades de 4 a 6 anos de idade. Na sala de atividades do contexto de Creche havia crianças de nacionalidades diferentes, e experienciando que no jardim da infância existiam crianças com dificuldades de aceitar as pessoas de outras etnias, decidi desenvolver com as crianças a temática da multiculturalidade/interculturalidade formulando a seguinte questão: Como sensibilizar as crianças de Creche e Jardim de infância para as diferenças etnoculturais? Na base desta questão, formulei os seguintes objetivos: i) Promover diversas canções de diferentes culturas; ii) Explorar alguns instrumentos musicais de diferentes culturas e países; iii) Conhecer e identificar os continentes; iv) Conhecer, saborear e identificar alguns pratos típicos de diferentes culturas e países; v) Analisar e identificar os vestuários próprios para danças tradicionais em diferentes países. Procurei promover várias atividades baseadas na temática presente neste documento, tendo em conta os interesses e as necessidades das crianças e utilizando uma investigação qualitativa. Saliento que os dados foram obtidos através da observação participativa, registo fotográfico, notas de campo e diário de bordo. Durante toda a prática pedagógica, além de ter uma atitude reflexiva e crítica do trabalho desenvolvido com as crianças, também tentei ser uma observadora ativa, praticando assim um papel de investigadora. Ao longo da ação educativa procurei ter o cuidado de dar às crianças oportunidades para participar nas atividades como ser competente. Através das atividades educativas feitas com as crianças, tanto no contexto da creche como no Jardim de Infância, ajudaram-nas a mudar as suas atitudes perante as pessoas de diferentes culturas e etnias.
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Na sala de atividades do contexto de Creche havia crianças de nacionalidades diferentes, e experienciando que no jardim da infância existiam crianças com dificuldades de aceitar as pessoas de outras etnias, decidi desenvolver com as crianças a temática da multiculturalidade/interculturalidade formulando a seguinte questão: Como sensibilizar as crianças de Creche e Jardim de infância para as diferenças etnoculturais? Na base desta questão, formulei os seguintes objetivos: i) Promover diversas canções de diferentes culturas; ii) Explorar alguns instrumentos musicais de diferentes culturas e países; iii) Conhecer e identificar os continentes; iv) Conhecer, saborear e identificar alguns pratos típicos de diferentes culturas e países; v) Analisar e identificar os vestuários próprios para danças tradicionais em diferentes países. Procurei promover várias atividades baseadas na temática presente neste documento, tendo em conta os interesses e as necessidades das crianças e utilizando uma investigação qualitativa. Saliento que os dados foram obtidos através da observação participativa, registo fotográfico, notas de campo e diário de bordo. Durante toda a prática pedagógica, além de ter uma atitude reflexiva e crítica do trabalho desenvolvido com as crianças, também tentei ser uma observadora ativa, praticando assim um papel de investigadora. Ao longo da ação educativa procurei ter o cuidado de dar às crianças oportunidades para participar nas atividades como ser competente. Através das atividades educativas feitas com as crianças, tanto no contexto da creche como no Jardim de Infância, ajudaram-nas a mudar as suas atitudes perante as pessoas de diferentes culturas e etnias.This report aims to describe the practice that was developed within the curricular unit of supervised teaching practice (PES) on the relevance of inter / multiculturality in pre-school education (PSE). The work was carried out in the nursery of a Private Social Solidarity Institution (NPSSI), entailing a group of 18 children, aged between 1 and 3 years, and in a pre school with a group of 25 children, aged between 4 and 6 years of age. Having in the nursery, children of different nationalities and, having experienced the preschool difficulties of acceptance due to the fact that it is Afrodescendant, I decided to take up the theme of multiculturality / interculturality by asking the following question: How to raise children's awareness of preschool and nursery for ethnocultural differences? Once the question of my project had been defined, it was necessary to include the objectives to be achieved with this work. Thus, the objectives are: To promote diverse songs from different cultures; Explore some musical instruments from different cultures and countries; Explore, know and identify different continents; To know, to taste and to identify some typical dishes from different cultures and countries; Identify the costumes of traditional dances and dancers from different countries. Starting from a qualitative methodology, several activities were implemented in which I tried to include the interests of the children, being the data obtained through participatory observation, photographic record, field notes and logbook. Of course, this work, although limited in time, constitutes an important basis for reflection in the context of nursery and preschool. Through the educational activities carried out with the children, both in the context of the nursery and in the Garden of Infancy, children were judged to change their attitudes towards people of different cultures and ethnic groups.Castanheira, Manuel Luís PintoNovo, RosaBiblioteca Digital do IPBNzive, Verónica Wayua2018-09-24T14:07:21Z201820182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/17971TID:201973375porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:41:11Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/17971Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:07:57.336215Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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