Multiculturalidade na educação : a integração de alunos de origem estrangeira na Escola Secundária da Baixa da Banheira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Estrela, Carla Susana Manso
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/8423
Resumo: Dissertação de Mestrado em Política Social
id RCAP_f7e950583ee06099c7353d5c66e298c6
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/8423
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Multiculturalidade na educação : a integração de alunos de origem estrangeira na Escola Secundária da Baixa da BanheiraIntegraçãoMulticulturalismoEducação interculturalInsucesso escolarDissertação de Mestrado em Política SocialOs movimentos migratórios originaram a diversidade cultural na sociedade e, particularmente, na escola. Esta instituição tem um papel fundamental na integração dos alunos de origem imigrante pois, além da formação de competências e capacidades cognitivas, desenvolve aptidões sociais através da transmissão de valores que permitem o relacionamento positivo entre os indivíduos, nomeadamente o multiculturalismo (que defende que os indivíduos podem se integrar na sociedade sem perder as caraterísticas da sua cultura, de acordo com os princípios de liberdade e respeito pela diferença). Todavia, tanto para os alunos como para a comunidade educativa, o processo de integração e a promoção de uma educação intercultural apresentam alguns desafios pois persistem choques culturais e dificuldades significativas de flexibilidade curricular e pedagógica que impedem a sua concretização efetiva. Partindo de um caso de estudo, na Escola Secundária da Baixa da Banheira, pretendemos compreender os fatores de integração dos alunos de origem estrangeira e relacionar o processo de integração com o desempenho escolar dos alunos. Este trabalho consiste em demonstrar como é que os próprios alunos encaram o seu processo de integração e o multiculturalismo. Pretendeu-se que os próprios atores tivessem um papel ativo na resolução do problema que os afeta.Migratory movements originated cultural diversity in society, particularly in schools. These institutions have a central role in foreign students´ integration as, besides skills and cognitive training, they also allow the development of social skills through transmission of values. Multiculturalism sits amongst the most important values, as it defends that individuals can integrate a given society, without letting go of their own cultural features – according to the principles of freedom as respect for difference. Notwithstanding, for both: students and educational community, the integration process and the promotion of intercultural education present some challenges, concerning cultural shocks and significant difficulties of pedagogical and academic flexibility – that prevent its effective implementation. Starting from a case of study, in Escola Secundária da Baixa da Banheira, we intend to understand the integration factors of foreign students and relate that process with their performance in school. This study demonstrates how the students face their own integration process and the Multiculturalism itself. It was intended that the students themselves had an active role in the resolution of the problems that affect them.Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasAmaro, FaustoRepositório da Universidade de LisboaEstrela, Carla Susana Manso2015-04-15T12:54:11Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/8423TID:201509857porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:39:01Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/8423Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:55:26.436899Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Multiculturalidade na educação : a integração de alunos de origem estrangeira na Escola Secundária da Baixa da Banheira
title Multiculturalidade na educação : a integração de alunos de origem estrangeira na Escola Secundária da Baixa da Banheira
spellingShingle Multiculturalidade na educação : a integração de alunos de origem estrangeira na Escola Secundária da Baixa da Banheira
Estrela, Carla Susana Manso
Integração
Multiculturalismo
Educação intercultural
Insucesso escolar
title_short Multiculturalidade na educação : a integração de alunos de origem estrangeira na Escola Secundária da Baixa da Banheira
title_full Multiculturalidade na educação : a integração de alunos de origem estrangeira na Escola Secundária da Baixa da Banheira
title_fullStr Multiculturalidade na educação : a integração de alunos de origem estrangeira na Escola Secundária da Baixa da Banheira
title_full_unstemmed Multiculturalidade na educação : a integração de alunos de origem estrangeira na Escola Secundária da Baixa da Banheira
title_sort Multiculturalidade na educação : a integração de alunos de origem estrangeira na Escola Secundária da Baixa da Banheira
author Estrela, Carla Susana Manso
author_facet Estrela, Carla Susana Manso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amaro, Fausto
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Estrela, Carla Susana Manso
dc.subject.por.fl_str_mv Integração
Multiculturalismo
Educação intercultural
Insucesso escolar
topic Integração
Multiculturalismo
Educação intercultural
Insucesso escolar
description Dissertação de Mestrado em Política Social
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2015-04-15T12:54:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/8423
TID:201509857
url http://hdl.handle.net/10400.5/8423
identifier_str_mv TID:201509857
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131033328680960