Da disciplina de língua portuguesa para os objectivos de formação pessoal e social do nosso sistema educativo : um itinerário por manuais do 9º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/43505 |
Resumo: | Tese de mestrado em Educação (Formação Pessoal e Social), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Ciências, 1997 |
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Da disciplina de língua portuguesa para os objectivos de formação pessoal e social do nosso sistema educativo : um itinerário por manuais do 9º ano de escolaridadeLíngua portuguesaManuais de ensinoFormação pessoal e socialSistemas de ensinoCurrículosTeses de mestrado - 1997Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoTese de mestrado em Educação (Formação Pessoal e Social), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Ciências, 1997O presente trabalho tem como objectivo analisar as modificações operadas na elaboração de manuais de Língua Portuguesa do 9° ano de escolaridade à luz dos pressupostos da Lei de Bases do Sistema Educativo (LBSE), nomeadamente no que concerne a área de Formação Pessoal e Social (F.P.S.)- Pretende-se, assim, abordar a forma como vários autores de manuais escolares interpretaram os novos programas curriculares da disciplina de Língua Portuguesa para o ano de escolaridade, a leitura que fizeram da LESE e a forma como concebem a F.P.S. do ponto de vista transdisciplinar. Palavras, textos, imagens, actividades de leitura propostas, tudo o que um manual apresenta está inevitavelmente circunscrito a uma ideologia que se difunde para o aluno. O manual constitui, pois, um pilar fundamental no processo de ensino-aprendizagem, tendo grande impacto na socialização dos indivíduos e na construção da sua identidade pessoal, razões de vulto para nos debruçarmos sobre a sua importância real. Nesta perspectiva, abordaremos as questões supracitadas, procedendo a uma caracterização de cinco manuais, no intuito de se reflectir acerca das potencialidades heurísticas do ponto de vista dos objectivos da Formação Pessoal e Social concretizados na disciplina de Língua Portuguesa, assim como da necessidade de se evitar uma selecção acrítica dos manuais escolares.Valente, Maria Odete, 1943-Repositório da Universidade de LisboaCosta, Estela2020-05-08T11:54:46Z19971997-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/43505porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:44:01Zoai:repositorio.ul.pt:10451/43505Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:56:17.963923Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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