Os consumidores e o marketing em Portugal. Contribuição para uma análise de duas décadas de adaptação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Maria dos Santos Bruno de Almeida
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/15318
Resumo: Mestrado em Gestão/MBA
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spelling Os consumidores e o marketing em Portugal. Contribuição para uma análise de duas décadas de adaptaçãoTransformação económicaTendências demográficasAdaptação dos consumidoresCrescimento do consumoTecnologias digitaisMarketingMestrado em Gestão/MBADurante as duas últimas décadas as alterações sócio-económicas em Portugal foram factores relevantes para a transformação do comportamento dos consumidores e para a dinamização do consumo. Sendo os anos 80 o período de arranque destas transformações económicas e sociais, é possível distinguir três períodos distintos nesta primeira década: um período de estagnação económica (1980 a 1984), um período intermédio, de declinação económica e de adesão à UE, seguido de um outro no final da década, particularmente favorável para a nossa economia (1986 a 1990). Os anos 90, com dois ciclos económicos perfeitamente distintos foram, essencialmente, de adaptação das nossas empresas à dinâmica do mercado externo. Com o presente trabalho pretende-se fazer um inventário das transformações estruturais ocorridas em Portugal nos seus múltiplos domínios: económico, demográfico, sócioprofissional' e cultural, analisá-las, relacioná-las e verificar a influência que tiveram no comportamento e no consumo dos portugueses, nestas duas últimas décadas. A importância da economia digital no relacionamento entre os consumidores e as empresas e futuras implicações nas variáveis do marketing será também um dos pontos abordados.The macroeconomic performance of Portugal during the last two decades was particularly dynamic and consumers regained their confidence in the course of the economic recovery, and the consumption of goods and services started to increase. The 1980's were a decade of remarkable changes and a number of events influenced the economic activity significantly. It is possible to distinguish three distinct periods: a period of economics stagnation at the beginning (1980 to 1984), a downward trend and a integration into EU in the middle followed by a noteworthy upward movement near the end (1986 to 1990). Since then, the Portuguese economy started to become more intemationalised and the reviva! of economy and the country's macroeconomics performance was quite satisfactory during the last years ofthe 1990's. Changes in environmental variables had great impact of the behaviour of Portuguese consumers and the marketing management of firms. This article reviews the changes along a number of variables with great impact for decision-making in marketing in Portugal. Economics environment, demographic developments, cultural and attitude changes, variables related to Portuguese consumers and changes in macro marketing-mix will be assessed. The future trends of these variables will be reviewed and their implication for marketing management in the near future will be considered.Soares, Francisco Teixeira PereiraRepositório da Universidade de LisboaAmaral, Maria dos Santos Bruno de Almeida2018-05-04T14:47:45Z2003-052003-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/15318porAmaral, Maria dos Santos Bruno de Almeida, (2003). " Os consumidores e o marketing em Portugal. Contribuição para uma análise de duas décadas de adaptação". Tese de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:45:17Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/15318Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:01:00.677693Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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