A importância da supervisão colaborativa no desenvolvimento profissional do docente de educação especial
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/1137 |
Resumo: | O presente estudo enquadra-se na temática da supervisão pedagógica e visa retratar uma situação particular que diz respeito às perceções de um grupo de docentes de educação especial, relativamente à importância da supervisão colaborativa no seu desenvolvimento profissional. Ancorado num referencial teórico sustentado pretendeu-se, conhecer, analisar e interpretar o modo como estes docentes percecionam a prática da supervisão colaborativa identificando fatores de constrangimento e de facilitação que possam estar subjacentes a este modelo de prática supervisiva. Considerando o estudo como um todo, a metodologia utilizada enquadra-se no contexto de uma investigação de natureza descritiva/interpretativa, numa abordagem predominantemente qualitativa, utilizando o estudo de caso como suporte metodológico. Os dados foram recolhidos através de inquérito por questionário e entrevista semiestruturada. A informação obtida foi sujeita a análise estatística e análise de conteúdo resultante dos instrumentos de recolha de dados acima referidos. Os resultados auferidos indicam que os sujeitos inquiridos têm presente que a supervisão colaborativa é importante no seu desenvolvimento profissional e que esta prática supervisiva deve assentar, sobretudo, num clima de abertura, diálogo, reflexão e partilha. Como fatores de constrangimento apontam, entre outros, a incompatibilidade de horários e a personalidade dos docentes. As limitações de um estudo desta natureza resultam do número limitado de sujeitos, não permitindo quaisquer generalizações, para além do grupo em estudo, uma vez que se reporta a um grupo restrito de professores de educação especial, que embora não pertençam a um mesmo agrupamento vivenciam a mesma realidade. |
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