Problemas associados ao conhecimento e uso dos pronomes e determinantes demonstrativos por alunos italofalantes de Português Língua Estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Bruna Sofia Anciães Lourenço Fernandes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/76884
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Português Língua Não Materna – Português Língua Estrangeira/Língua Segunda (PLNM – PLE/Pl2)
id RCAP_7bd354ca00fe16383e609d5646786c8f
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/76884
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Problemas associados ao conhecimento e uso dos pronomes e determinantes demonstrativos por alunos italofalantes de Português Língua EstrangeiraEnsino-aprendizagem de PLEContexto universitárioEstudantes italofalantesEnsino da gramáticaPronomes e determinantes demonstrativosDemonstrative pronouns and determinantsGrammar teachingItalian speaking studentsTeaching-learning of portuguese as a foreign languageUniversity contextContesto universitarioInsegnamento-apprendimento del portoghese lingua stranieraStudenti italianiInsegnamento di grammaticaPronomi e determinanti dimostrativiHumanidades::História e ArqueologiaRelatório de estágio de mestrado em Português Língua Não Materna – Português Língua Estrangeira/Língua Segunda (PLNM – PLE/Pl2)O presente relatório foi elaborado como requisito para a avaliação do segundo ano do Mestrado em Português Língua Não Materna – Português Língua Estrangeira/Português Língua Segunda da Universidade do Minho e visa a obtenção do grau de Mestre. Dá conta do trabalho desenvolvido durante o período de estágio na Università degli Studi Internazionali di Roma (UNINT), em Roma, supervisionado pela Professora Doutora Mariagrazia Russo e pela Professora Doutora Maria Serena Felici, e orientado pela Professora Doutora Micaela Ramon. Para este efeito, foi elaborado um estudo intitulado “Problemas associados ao conhecimento e uso dos pronomes e determinantes demonstrativos por alunos italofalantes de Português Língua Estrangeira”. Este relatório está organizado em duas partes. A primeira parte aborda a caracterização do contexto e faz o relato da prática de estágio. Na segunda parte, é feito o enquadramento do tema do relatório, o qual incidiu sobre o conhecimento e usos dos pronomes/determinantes demonstrativos nas línguas portuguesa e italiana. A análise dos dados recolhidos e a experiência prática realizada permitiram identificar as principais dificuldades e lacunas dos estudantes em relação a este tópico e propor estratégias facilitadoras da sua aquisição por parte de italofalantes.This internship report was prepared as a requirement for the assessment of the second year of the Master's Degree in Portuguese as a Non Mother Language – Portuguese as a Foreign Language/Portuguese as a Second Language at the University of Minho, with the aim to obtain a Master's degree. It reports on the work developed during the internship period at the Università degli studi Internazionali di Roma (UNINT), in Rome, supervised by Professor Mariagrazia Russo and Professor Maria Serena Felici, and orientedd by Professor Micaela Ramon. For this purpose, a study entitled “Problems associated with the knowledge and use of pronouns and demonstrative determinants by Italian students speaking Portuguese as a Foreign Language” was elaborated. This report is organised into two parts. The first addresses the characterisation of the context and report of the internship practice. In the second part, the theme of the report is framed, which revolves around the description of what the demonstrative pronouns/determinants are in Portuguese and Italian. The analysis of collected data and a practical experience carried out allowed to identify the main difficulties and gaps of students in relation to this topic and to propose strategies that gacilitate its acquisition by Italian speakers.Questo rapporto di tirocinio è stato preparato come requisito per la valutazione del secondo anno del Mestrado (Laurea Magistrale) in Portoghese come Lingua non Materna – Portoghese come Lingua Straniera/Portoghese come Seconda Lingua della Universidade do Minho. Il rapporto descrive il lavoro svolto durante il periodo di tirocinio all'Università degli Studi Internazionali di Roma (UNINT), a Roma, sotto la supervisione della Professoressa Mariagrazia Russo e della Professoressa Maria Serena Felici, e orientato dalla Professoressa Micaela Ramon. A tal fine è stato elaborato uno studio dal titolo “Problemi connessi alla conoscenza e all'uso di pronomi e determinanti dimostrativi da parte di studenti italiani che parlano il portoghese come lingua straniera”. Questo rapporto è organizzato in due parti. Il primo riguarda la caratterizzazione del contesto e il resoconto della pratica del tirocinio. Nella seconda parte viene inquadrato il tema della relazione, che ruota attorno alla descrizione di cosa sono i pronomi/determinanti dimostrativi in portoghese e italiano. L'analisi dei dati raccolti e l'esperienza pratica hanno permesso di individuare le principali difficoltà e lacune degli studenti in relazione a questo argomento e di proporre strategie per facilitarne l'acquisizione da parte di italofoni.Ramon, MicaelaFelici, Maria SerenaUniversidade do MinhoCorreia, Bruna Sofia Anciães Lourenço Fernandes20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/76884por202891909info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:24:43Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/76884Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:18:48.111278Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Problemas associados ao conhecimento e uso dos pronomes e determinantes demonstrativos por alunos italofalantes de Português Língua Estrangeira
title Problemas associados ao conhecimento e uso dos pronomes e determinantes demonstrativos por alunos italofalantes de Português Língua Estrangeira
spellingShingle Problemas associados ao conhecimento e uso dos pronomes e determinantes demonstrativos por alunos italofalantes de Português Língua Estrangeira
Correia, Bruna Sofia Anciães Lourenço Fernandes
Ensino-aprendizagem de PLE
Contexto universitário
Estudantes italofalantes
Ensino da gramática
Pronomes e determinantes demonstrativos
Demonstrative pronouns and determinants
Grammar teaching
Italian speaking students
Teaching-learning of portuguese as a foreign language
University context
Contesto universitario
Insegnamento-apprendimento del portoghese lingua straniera
Studenti italiani
Insegnamento di grammatica
Pronomi e determinanti dimostrativi
Humanidades::História e Arqueologia
title_short Problemas associados ao conhecimento e uso dos pronomes e determinantes demonstrativos por alunos italofalantes de Português Língua Estrangeira
title_full Problemas associados ao conhecimento e uso dos pronomes e determinantes demonstrativos por alunos italofalantes de Português Língua Estrangeira
title_fullStr Problemas associados ao conhecimento e uso dos pronomes e determinantes demonstrativos por alunos italofalantes de Português Língua Estrangeira
title_full_unstemmed Problemas associados ao conhecimento e uso dos pronomes e determinantes demonstrativos por alunos italofalantes de Português Língua Estrangeira
title_sort Problemas associados ao conhecimento e uso dos pronomes e determinantes demonstrativos por alunos italofalantes de Português Língua Estrangeira
author Correia, Bruna Sofia Anciães Lourenço Fernandes
author_facet Correia, Bruna Sofia Anciães Lourenço Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramon, Micaela
Felici, Maria Serena
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Bruna Sofia Anciães Lourenço Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-aprendizagem de PLE
Contexto universitário
Estudantes italofalantes
Ensino da gramática
Pronomes e determinantes demonstrativos
Demonstrative pronouns and determinants
Grammar teaching
Italian speaking students
Teaching-learning of portuguese as a foreign language
University context
Contesto universitario
Insegnamento-apprendimento del portoghese lingua straniera
Studenti italiani
Insegnamento di grammatica
Pronomi e determinanti dimostrativi
Humanidades::História e Arqueologia
topic Ensino-aprendizagem de PLE
Contexto universitário
Estudantes italofalantes
Ensino da gramática
Pronomes e determinantes demonstrativos
Demonstrative pronouns and determinants
Grammar teaching
Italian speaking students
Teaching-learning of portuguese as a foreign language
University context
Contesto universitario
Insegnamento-apprendimento del portoghese lingua straniera
Studenti italiani
Insegnamento di grammatica
Pronomi e determinanti dimostrativi
Humanidades::História e Arqueologia
description Relatório de estágio de mestrado em Português Língua Não Materna – Português Língua Estrangeira/Língua Segunda (PLNM – PLE/Pl2)
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/76884
url http://hdl.handle.net/1822/76884
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202891909
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132643752673280