Tudo muito lindo, mas e na prática? o ensino de gramática na prática orientada pela perspectiva sociointeracionista de linguagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Fancy Jardim
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/94973
Resumo: Questa ricerca ha intenzioni di verificare e rispondere come insegnare grammatica nel contesto di un progetto di apprendimento diretto dal punto di vista socio-interazionista del linguaggio. Per rispondere a questa domanda, insieme ad altri quattro compagne partecipante del “Programa Intitucional de Iniciação à Docência”, ho elaborato un progetto di insegnamento e di apprendimento su racconti di letteratura africana . Il progetto , guidato dalla visione interazionista del linguaggio è stato sviluppato con gli studenti partecipanti P.I.B.I.D. nella Scuola Elementare Padre Balduíno Rambo, che si trova alla periferia di Porto Alegre. Per comporre questa ricerca, durante lo sviluppo del progetto di insegnamento e di apprendimento sono stati generati i dati analizzati in questo studio. In questo lavoro, i dati vengono analizzati in modo da presentare come la pratica docente può collegare la teoria alla pratica di insegnamento del Portoghese e, quindi, portare lo studente a riflettere sul linguaggio in uso e non solo memmorizzare le regole che non lo fanno senso nella vostra vita quotidiana.
id UFRGS-2_cd7822d31fd5e13cf50a1f5f63b10157
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/94973
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Borges, Fancy JardimBulla, Gabriela da Silva2014-05-07T02:04:36Z2013http://hdl.handle.net/10183/94973000917137Questa ricerca ha intenzioni di verificare e rispondere come insegnare grammatica nel contesto di un progetto di apprendimento diretto dal punto di vista socio-interazionista del linguaggio. Per rispondere a questa domanda, insieme ad altri quattro compagne partecipante del “Programa Intitucional de Iniciação à Docência”, ho elaborato un progetto di insegnamento e di apprendimento su racconti di letteratura africana . Il progetto , guidato dalla visione interazionista del linguaggio è stato sviluppato con gli studenti partecipanti P.I.B.I.D. nella Scuola Elementare Padre Balduíno Rambo, che si trova alla periferia di Porto Alegre. Per comporre questa ricerca, durante lo sviluppo del progetto di insegnamento e di apprendimento sono stati generati i dati analizzati in questo studio. In questo lavoro, i dati vengono analizzati in modo da presentare come la pratica docente può collegare la teoria alla pratica di insegnamento del Portoghese e, quindi, portare lo studente a riflettere sul linguaggio in uso e non solo memmorizzare le regole che non lo fanno senso nella vostra vita quotidiana.A presente pesquisa tem por objetivo verificar e responder como ensinar gramática no contexto de um projeto de aprendizagem orientado pela perspectiva sociointeracionista da linguagem. Para responder tal questionamento, juntamente com outras quatro colegas bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência , elaborei um projeto de ensino-aprendizagem sobre contos de literatura africana. Tal projeto, orientado pela concepção interacionista da linguagem, foi desenvolvido com alunos participantes das oficinas do P.I.B.I.D. na E.E.E.F Padre Balduíno Rambo, localizada na periferia de Porto Alegre. Para compor essa pesquisa, durante o desenvolvimento do projeto de ensino-aprendizagem foram gerados os dados analisados nessa pesquisa. Nesse trabalho, os dados utilizados são analisados a fim de apresentar como na prática docente é possível unir a teoria á prática de ensino de língua portuguesa e, desse modo, levar o aluno a refletir sobre a língua em uso e não apenas decorar regras que não fazem sentido no seu cotidiano.application/pdfporPratica docenteInsegnamento di portogheseGrammaticaPrática docenteEnsino de língua portuguesaGramáticaTudo muito lindo, mas e na prática? o ensino de gramática na prática orientada pela perspectiva sociointeracionista de linguageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2013Letras: Português e Italiano: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000917137.pdf000917137.pdfTexto completoapplication/pdf1998868http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94973/1/000917137.pdf66b550fdc059df399f659dde97ef0dabMD51TEXT000917137.pdf.txt000917137.pdf.txtExtracted Texttext/plain74210http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94973/2/000917137.pdf.txt12fa5d3218a43869899115f57345f385MD52THUMBNAIL000917137.pdf.jpg000917137.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1247http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94973/3/000917137.pdf.jpgc458c71587f48b3f23fd97f210cad7a2MD5310183/949732022-08-06 04:52:31.776845oai:www.lume.ufrgs.br:10183/94973Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:52:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tudo muito lindo, mas e na prática? o ensino de gramática na prática orientada pela perspectiva sociointeracionista de linguagem
title Tudo muito lindo, mas e na prática? o ensino de gramática na prática orientada pela perspectiva sociointeracionista de linguagem
spellingShingle Tudo muito lindo, mas e na prática? o ensino de gramática na prática orientada pela perspectiva sociointeracionista de linguagem
Borges, Fancy Jardim
Pratica docente
Insegnamento di portoghese
Grammatica
Prática docente
Ensino de língua portuguesa
Gramática
title_short Tudo muito lindo, mas e na prática? o ensino de gramática na prática orientada pela perspectiva sociointeracionista de linguagem
title_full Tudo muito lindo, mas e na prática? o ensino de gramática na prática orientada pela perspectiva sociointeracionista de linguagem
title_fullStr Tudo muito lindo, mas e na prática? o ensino de gramática na prática orientada pela perspectiva sociointeracionista de linguagem
title_full_unstemmed Tudo muito lindo, mas e na prática? o ensino de gramática na prática orientada pela perspectiva sociointeracionista de linguagem
title_sort Tudo muito lindo, mas e na prática? o ensino de gramática na prática orientada pela perspectiva sociointeracionista de linguagem
author Borges, Fancy Jardim
author_facet Borges, Fancy Jardim
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Fancy Jardim
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bulla, Gabriela da Silva
contributor_str_mv Bulla, Gabriela da Silva
dc.subject.it.fl_str_mv Pratica docente
Insegnamento di portoghese
Grammatica
topic Pratica docente
Insegnamento di portoghese
Grammatica
Prática docente
Ensino de língua portuguesa
Gramática
dc.subject.por.fl_str_mv Prática docente
Ensino de língua portuguesa
Gramática
description Questa ricerca ha intenzioni di verificare e rispondere come insegnare grammatica nel contesto di un progetto di apprendimento diretto dal punto di vista socio-interazionista del linguaggio. Per rispondere a questa domanda, insieme ad altri quattro compagne partecipante del “Programa Intitucional de Iniciação à Docência”, ho elaborato un progetto di insegnamento e di apprendimento su racconti di letteratura africana . Il progetto , guidato dalla visione interazionista del linguaggio è stato sviluppato con gli studenti partecipanti P.I.B.I.D. nella Scuola Elementare Padre Balduíno Rambo, che si trova alla periferia di Porto Alegre. Per comporre questa ricerca, durante lo sviluppo del progetto di insegnamento e di apprendimento sono stati generati i dati analizzati in questo studio. In questo lavoro, i dati vengono analizzati in modo da presentare come la pratica docente può collegare la teoria alla pratica di insegnamento del Portoghese e, quindi, portare lo studente a riflettere sul linguaggio in uso e non solo memmorizzare le regole che non lo fanno senso nella vostra vita quotidiana.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-05-07T02:04:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/94973
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000917137
url http://hdl.handle.net/10183/94973
identifier_str_mv 000917137
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94973/1/000917137.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94973/2/000917137.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94973/3/000917137.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 66b550fdc059df399f659dde97ef0dab
12fa5d3218a43869899115f57345f385
c458c71587f48b3f23fd97f210cad7a2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224463877931008