Tudo muito lindo, mas e na prática? o ensino de gramática na prática orientada pela perspectiva sociointeracionista de linguagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/94973 |
Resumo: | Questa ricerca ha intenzioni di verificare e rispondere come insegnare grammatica nel contesto di un progetto di apprendimento diretto dal punto di vista socio-interazionista del linguaggio. Per rispondere a questa domanda, insieme ad altri quattro compagne partecipante del “Programa Intitucional de Iniciação à Docência”, ho elaborato un progetto di insegnamento e di apprendimento su racconti di letteratura africana . Il progetto , guidato dalla visione interazionista del linguaggio è stato sviluppato con gli studenti partecipanti P.I.B.I.D. nella Scuola Elementare Padre Balduíno Rambo, che si trova alla periferia di Porto Alegre. Per comporre questa ricerca, durante lo sviluppo del progetto di insegnamento e di apprendimento sono stati generati i dati analizzati in questo studio. In questo lavoro, i dati vengono analizzati in modo da presentare come la pratica docente può collegare la teoria alla pratica di insegnamento del Portoghese e, quindi, portare lo studente a riflettere sul linguaggio in uso e non solo memmorizzare le regole che non lo fanno senso nella vostra vita quotidiana. |
id |
UFRGS-2_cd7822d31fd5e13cf50a1f5f63b10157 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/94973 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Borges, Fancy JardimBulla, Gabriela da Silva2014-05-07T02:04:36Z2013http://hdl.handle.net/10183/94973000917137Questa ricerca ha intenzioni di verificare e rispondere come insegnare grammatica nel contesto di un progetto di apprendimento diretto dal punto di vista socio-interazionista del linguaggio. Per rispondere a questa domanda, insieme ad altri quattro compagne partecipante del “Programa Intitucional de Iniciação à Docência”, ho elaborato un progetto di insegnamento e di apprendimento su racconti di letteratura africana . Il progetto , guidato dalla visione interazionista del linguaggio è stato sviluppato con gli studenti partecipanti P.I.B.I.D. nella Scuola Elementare Padre Balduíno Rambo, che si trova alla periferia di Porto Alegre. Per comporre questa ricerca, durante lo sviluppo del progetto di insegnamento e di apprendimento sono stati generati i dati analizzati in questo studio. In questo lavoro, i dati vengono analizzati in modo da presentare come la pratica docente può collegare la teoria alla pratica di insegnamento del Portoghese e, quindi, portare lo studente a riflettere sul linguaggio in uso e non solo memmorizzare le regole che non lo fanno senso nella vostra vita quotidiana.A presente pesquisa tem por objetivo verificar e responder como ensinar gramática no contexto de um projeto de aprendizagem orientado pela perspectiva sociointeracionista da linguagem. Para responder tal questionamento, juntamente com outras quatro colegas bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência , elaborei um projeto de ensino-aprendizagem sobre contos de literatura africana. Tal projeto, orientado pela concepção interacionista da linguagem, foi desenvolvido com alunos participantes das oficinas do P.I.B.I.D. na E.E.E.F Padre Balduíno Rambo, localizada na periferia de Porto Alegre. Para compor essa pesquisa, durante o desenvolvimento do projeto de ensino-aprendizagem foram gerados os dados analisados nessa pesquisa. Nesse trabalho, os dados utilizados são analisados a fim de apresentar como na prática docente é possível unir a teoria á prática de ensino de língua portuguesa e, desse modo, levar o aluno a refletir sobre a língua em uso e não apenas decorar regras que não fazem sentido no seu cotidiano.application/pdfporPratica docenteInsegnamento di portogheseGrammaticaPrática docenteEnsino de língua portuguesaGramáticaTudo muito lindo, mas e na prática? o ensino de gramática na prática orientada pela perspectiva sociointeracionista de linguageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2013Letras: Português e Italiano: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000917137.pdf000917137.pdfTexto completoapplication/pdf1998868http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94973/1/000917137.pdf66b550fdc059df399f659dde97ef0dabMD51TEXT000917137.pdf.txt000917137.pdf.txtExtracted Texttext/plain74210http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94973/2/000917137.pdf.txt12fa5d3218a43869899115f57345f385MD52THUMBNAIL000917137.pdf.jpg000917137.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1247http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94973/3/000917137.pdf.jpgc458c71587f48b3f23fd97f210cad7a2MD5310183/949732022-08-06 04:52:31.776845oai:www.lume.ufrgs.br:10183/94973Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:52:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Tudo muito lindo, mas e na prática? o ensino de gramática na prática orientada pela perspectiva sociointeracionista de linguagem |
title |
Tudo muito lindo, mas e na prática? o ensino de gramática na prática orientada pela perspectiva sociointeracionista de linguagem |
spellingShingle |
Tudo muito lindo, mas e na prática? o ensino de gramática na prática orientada pela perspectiva sociointeracionista de linguagem Borges, Fancy Jardim Pratica docente Insegnamento di portoghese Grammatica Prática docente Ensino de língua portuguesa Gramática |
title_short |
Tudo muito lindo, mas e na prática? o ensino de gramática na prática orientada pela perspectiva sociointeracionista de linguagem |
title_full |
Tudo muito lindo, mas e na prática? o ensino de gramática na prática orientada pela perspectiva sociointeracionista de linguagem |
title_fullStr |
Tudo muito lindo, mas e na prática? o ensino de gramática na prática orientada pela perspectiva sociointeracionista de linguagem |
title_full_unstemmed |
Tudo muito lindo, mas e na prática? o ensino de gramática na prática orientada pela perspectiva sociointeracionista de linguagem |
title_sort |
Tudo muito lindo, mas e na prática? o ensino de gramática na prática orientada pela perspectiva sociointeracionista de linguagem |
author |
Borges, Fancy Jardim |
author_facet |
Borges, Fancy Jardim |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Fancy Jardim |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bulla, Gabriela da Silva |
contributor_str_mv |
Bulla, Gabriela da Silva |
dc.subject.it.fl_str_mv |
Pratica docente Insegnamento di portoghese Grammatica |
topic |
Pratica docente Insegnamento di portoghese Grammatica Prática docente Ensino de língua portuguesa Gramática |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática docente Ensino de língua portuguesa Gramática |
description |
Questa ricerca ha intenzioni di verificare e rispondere come insegnare grammatica nel contesto di un progetto di apprendimento diretto dal punto di vista socio-interazionista del linguaggio. Per rispondere a questa domanda, insieme ad altri quattro compagne partecipante del “Programa Intitucional de Iniciação à Docência”, ho elaborato un progetto di insegnamento e di apprendimento su racconti di letteratura africana . Il progetto , guidato dalla visione interazionista del linguaggio è stato sviluppato con gli studenti partecipanti P.I.B.I.D. nella Scuola Elementare Padre Balduíno Rambo, che si trova alla periferia di Porto Alegre. Per comporre questa ricerca, durante lo sviluppo del progetto di insegnamento e di apprendimento sono stati generati i dati analizzati in questo studio. In questo lavoro, i dati vengono analizzati in modo da presentare come la pratica docente può collegare la teoria alla pratica di insegnamento del Portoghese e, quindi, portare lo studente a riflettere sul linguaggio in uso e non solo memmorizzare le regole che non lo fanno senso nella vostra vita quotidiana. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-05-07T02:04:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/94973 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000917137 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/94973 |
identifier_str_mv |
000917137 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94973/1/000917137.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94973/2/000917137.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94973/3/000917137.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
66b550fdc059df399f659dde97ef0dab 12fa5d3218a43869899115f57345f385 c458c71587f48b3f23fd97f210cad7a2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224463877931008 |