Relatório da Prática de Ensino Supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Leandro Augusto Alves da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/11050
Resumo: O estágio pedagógico está inserido no segundo ano do plano de estudos do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). O núcleo de estágio era constituído pelo professor estagiário Leandro Silva e pelo professor orientador da escola Nelson Calaça, sob a supervisão da professora orientadora da UTAD Doutora Ágata Aranha. O professor estagiário foi responsável por lecionar as turmas do 8º1 e 8º3, na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Caniçal. Este documento tem como objetivos demonstrar, descrever e refletir todo o processo do estágio pedagógico, como também todas as tarefas e atividades de estágio concretizadas, aprendizagens e competências adquiridas enquanto docente. O mesmo é composto ainda por uma análise detalhada do enquadramento geral do estágio, planeamento do ano letivo e reuniões. No final deste documento conclui-se que o estágio pedagógico é um momento essencial e determinante que marca o início da carreira docente.
id RCAP_7c067d60320c5a8f8115f0e2c6e670a1
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/11050
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da Prática de Ensino SupervisionadaEstágio pedagógicoPrática de Ensino SupervisionadaO estágio pedagógico está inserido no segundo ano do plano de estudos do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). O núcleo de estágio era constituído pelo professor estagiário Leandro Silva e pelo professor orientador da escola Nelson Calaça, sob a supervisão da professora orientadora da UTAD Doutora Ágata Aranha. O professor estagiário foi responsável por lecionar as turmas do 8º1 e 8º3, na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Caniçal. Este documento tem como objetivos demonstrar, descrever e refletir todo o processo do estágio pedagógico, como também todas as tarefas e atividades de estágio concretizadas, aprendizagens e competências adquiridas enquanto docente. O mesmo é composto ainda por uma análise detalhada do enquadramento geral do estágio, planeamento do ano letivo e reuniões. No final deste documento conclui-se que o estágio pedagógico é um momento essencial e determinante que marca o início da carreira docente.The teaching internship is inserted in the second year’s study plan of the Master in Physical Education Teaching in Primary and Secondary Education, in the University of Trás-os-Montes and Alto Douro. This internship nucleus was composed of the trainee teacher Leandro Silva and the advisor teacher Nelson Calaça, under the supervision of the tutor teacher of UTAD PhD Ágata Aranha. The trainee teacher was responsible for lecturing the 8º1 and 8º3 classes at Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Caniçal school. This document aims to demonstrate, describe and reflect the entire pedagogical internship, as well as all tasks and internship activities accomplished, learning and skills acquired as a teacher. It also includes a detailed analysis of the general framework of the internship, planning of the school year and meetings. At the end of this document, it is concluded that the teaching internship is an essential and decisive moment that marks the beginning of the teaching career.2022-02-24T15:04:40Z2021-11-11T00:00:00Z2021-11-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/11050TID:202916839pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Leandro Augusto Alves dareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:42:47Zoai:repositorio.utad.pt:10348/11050Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:12.431811Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
spellingShingle Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
Silva, Leandro Augusto Alves da
Estágio pedagógico
Prática de Ensino Supervisionada
title_short Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_full Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_fullStr Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_full_unstemmed Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_sort Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
author Silva, Leandro Augusto Alves da
author_facet Silva, Leandro Augusto Alves da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Leandro Augusto Alves da
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio pedagógico
Prática de Ensino Supervisionada
topic Estágio pedagógico
Prática de Ensino Supervisionada
description O estágio pedagógico está inserido no segundo ano do plano de estudos do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). O núcleo de estágio era constituído pelo professor estagiário Leandro Silva e pelo professor orientador da escola Nelson Calaça, sob a supervisão da professora orientadora da UTAD Doutora Ágata Aranha. O professor estagiário foi responsável por lecionar as turmas do 8º1 e 8º3, na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Caniçal. Este documento tem como objetivos demonstrar, descrever e refletir todo o processo do estágio pedagógico, como também todas as tarefas e atividades de estágio concretizadas, aprendizagens e competências adquiridas enquanto docente. O mesmo é composto ainda por uma análise detalhada do enquadramento geral do estágio, planeamento do ano letivo e reuniões. No final deste documento conclui-se que o estágio pedagógico é um momento essencial e determinante que marca o início da carreira docente.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-11T00:00:00Z
2021-11-11
2022-02-24T15:04:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/11050
TID:202916839
url http://hdl.handle.net/10348/11050
identifier_str_mv TID:202916839
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137117531537408