Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/11050 |
Resumo: | O estágio pedagógico está inserido no segundo ano do plano de estudos do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). O núcleo de estágio era constituído pelo professor estagiário Leandro Silva e pelo professor orientador da escola Nelson Calaça, sob a supervisão da professora orientadora da UTAD Doutora Ágata Aranha. O professor estagiário foi responsável por lecionar as turmas do 8º1 e 8º3, na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Caniçal. Este documento tem como objetivos demonstrar, descrever e refletir todo o processo do estágio pedagógico, como também todas as tarefas e atividades de estágio concretizadas, aprendizagens e competências adquiridas enquanto docente. O mesmo é composto ainda por uma análise detalhada do enquadramento geral do estágio, planeamento do ano letivo e reuniões. No final deste documento conclui-se que o estágio pedagógico é um momento essencial e determinante que marca o início da carreira docente. |
id |
RCAP_7c067d60320c5a8f8115f0e2c6e670a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/11050 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório da Prática de Ensino SupervisionadaEstágio pedagógicoPrática de Ensino SupervisionadaO estágio pedagógico está inserido no segundo ano do plano de estudos do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). O núcleo de estágio era constituído pelo professor estagiário Leandro Silva e pelo professor orientador da escola Nelson Calaça, sob a supervisão da professora orientadora da UTAD Doutora Ágata Aranha. O professor estagiário foi responsável por lecionar as turmas do 8º1 e 8º3, na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Caniçal. Este documento tem como objetivos demonstrar, descrever e refletir todo o processo do estágio pedagógico, como também todas as tarefas e atividades de estágio concretizadas, aprendizagens e competências adquiridas enquanto docente. O mesmo é composto ainda por uma análise detalhada do enquadramento geral do estágio, planeamento do ano letivo e reuniões. No final deste documento conclui-se que o estágio pedagógico é um momento essencial e determinante que marca o início da carreira docente.The teaching internship is inserted in the second year’s study plan of the Master in Physical Education Teaching in Primary and Secondary Education, in the University of Trás-os-Montes and Alto Douro. This internship nucleus was composed of the trainee teacher Leandro Silva and the advisor teacher Nelson Calaça, under the supervision of the tutor teacher of UTAD PhD Ágata Aranha. The trainee teacher was responsible for lecturing the 8º1 and 8º3 classes at Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Caniçal school. This document aims to demonstrate, describe and reflect the entire pedagogical internship, as well as all tasks and internship activities accomplished, learning and skills acquired as a teacher. It also includes a detailed analysis of the general framework of the internship, planning of the school year and meetings. At the end of this document, it is concluded that the teaching internship is an essential and decisive moment that marks the beginning of the teaching career.2022-02-24T15:04:40Z2021-11-11T00:00:00Z2021-11-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/11050TID:202916839pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Leandro Augusto Alves dareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:42:47Zoai:repositorio.utad.pt:10348/11050Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:12.431811Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
title |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
spellingShingle |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada Silva, Leandro Augusto Alves da Estágio pedagógico Prática de Ensino Supervisionada |
title_short |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
title_full |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
title_fullStr |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
title_full_unstemmed |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
title_sort |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
author |
Silva, Leandro Augusto Alves da |
author_facet |
Silva, Leandro Augusto Alves da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Leandro Augusto Alves da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio pedagógico Prática de Ensino Supervisionada |
topic |
Estágio pedagógico Prática de Ensino Supervisionada |
description |
O estágio pedagógico está inserido no segundo ano do plano de estudos do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). O núcleo de estágio era constituído pelo professor estagiário Leandro Silva e pelo professor orientador da escola Nelson Calaça, sob a supervisão da professora orientadora da UTAD Doutora Ágata Aranha. O professor estagiário foi responsável por lecionar as turmas do 8º1 e 8º3, na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Caniçal. Este documento tem como objetivos demonstrar, descrever e refletir todo o processo do estágio pedagógico, como também todas as tarefas e atividades de estágio concretizadas, aprendizagens e competências adquiridas enquanto docente. O mesmo é composto ainda por uma análise detalhada do enquadramento geral do estágio, planeamento do ano letivo e reuniões. No final deste documento conclui-se que o estágio pedagógico é um momento essencial e determinante que marca o início da carreira docente. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-11T00:00:00Z 2021-11-11 2022-02-24T15:04:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/11050 TID:202916839 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/11050 |
identifier_str_mv |
TID:202916839 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137117531537408 |