Relatório da Prática de Ensino Supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, José Tiago de Magalhães
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/10385
Resumo: O presente documento insere-se no âmbito do Estágio Pedagógico, integrado no 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. Este documento é apresentado como um requisito para a obtenção de grau de Mestre e teve como objetivo descrever as vivências enquanto professor estagiário ao longo do ano letivo 2019/2020. O Estágio Pedagógico foi realizado na Escola EB 2,3/ S de Celorico de Basto e monitorizado pelo professor orientador João Varejão e pela professora orientadora Paula Mota, da UTAD. O estágio é o último degrau da formação inicial que nos prepara para longa viagem da profissão de docente. Neste contexto, as atividades desenvolvidas consistiram, nomeadamente: na prática de ensino supervisionada – onde fui responsável por todas as atividades, planeamento, realização e avaliação do ensino numa turma; elaboração do estudo de turma – com o intuito de perceber o tipo de relação existente entre os alunos e as atividades da escola – Corta-Mato Escolar. Em suma, o estágio foi sem dúvida, o momento para pôr em prática todos os conhecimentos adquiridos ao longo do percurso académico e um ponto determinante na minha formação, enquanto docente. Contudo, este não deve ser visto como ponto final na minha formação, mas sim como o início de um longo trajeto de conhecimento profissional.
id RCAP_2c3de1c2bd09e9320de99903dabf4126
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/10385
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da Prática de Ensino SupervisionadaEstágio PedagógicoPrática de Ensino SupervisionadaO presente documento insere-se no âmbito do Estágio Pedagógico, integrado no 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. Este documento é apresentado como um requisito para a obtenção de grau de Mestre e teve como objetivo descrever as vivências enquanto professor estagiário ao longo do ano letivo 2019/2020. O Estágio Pedagógico foi realizado na Escola EB 2,3/ S de Celorico de Basto e monitorizado pelo professor orientador João Varejão e pela professora orientadora Paula Mota, da UTAD. O estágio é o último degrau da formação inicial que nos prepara para longa viagem da profissão de docente. Neste contexto, as atividades desenvolvidas consistiram, nomeadamente: na prática de ensino supervisionada – onde fui responsável por todas as atividades, planeamento, realização e avaliação do ensino numa turma; elaboração do estudo de turma – com o intuito de perceber o tipo de relação existente entre os alunos e as atividades da escola – Corta-Mato Escolar. Em suma, o estágio foi sem dúvida, o momento para pôr em prática todos os conhecimentos adquiridos ao longo do percurso académico e um ponto determinante na minha formação, enquanto docente. Contudo, este não deve ser visto como ponto final na minha formação, mas sim como o início de um longo trajeto de conhecimento profissional.This document is part of the Pedagogical Intership, integrated in the 2nd Cycle of Physical Education Teaching in the Basic and Secondary of the University of Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. This document is presented as a requeriment to obtain a Master’s degree and had the objetive of describing the experiences as a trainee teacher throughout the academic year of 2019/2020. The Pedagogical Internship was held at Escola EB 2,3 / S of Celorico de Basto and monitored by the advisor professor João Varejão and by the advisor professor Paula Mota, from UTAD. The internship is the last step in the initial training that prepares us for a long journey in the teaching profession. In this context, the activities developed consisted, namely: in supervised teaching practice - where I was responsible for all activities, planning, conducting and evaluating teaching in a class; preparation of the class study - in order to understand the type of relationship between students and school activities - Corta-Mato Escolar. In short, the internship was undoubtedly, the time to put into practice all the knowledge acquired along the academic path and a decisive point in my training, as a teacher. However, this should not be seen as an end point in my education, but rather as the beginning of a long journey of professional knowledge.2021-05-18T18:22:53Z2020-07-31T00:00:00Z2020-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/10385porAlves, José Tiago de Magalhãesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:41:51Zoai:repositorio.utad.pt:10348/10385Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:00.000800Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
spellingShingle Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
Alves, José Tiago de Magalhães
Estágio Pedagógico
Prática de Ensino Supervisionada
title_short Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_full Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_fullStr Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_full_unstemmed Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_sort Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
author Alves, José Tiago de Magalhães
author_facet Alves, José Tiago de Magalhães
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, José Tiago de Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Pedagógico
Prática de Ensino Supervisionada
topic Estágio Pedagógico
Prática de Ensino Supervisionada
description O presente documento insere-se no âmbito do Estágio Pedagógico, integrado no 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. Este documento é apresentado como um requisito para a obtenção de grau de Mestre e teve como objetivo descrever as vivências enquanto professor estagiário ao longo do ano letivo 2019/2020. O Estágio Pedagógico foi realizado na Escola EB 2,3/ S de Celorico de Basto e monitorizado pelo professor orientador João Varejão e pela professora orientadora Paula Mota, da UTAD. O estágio é o último degrau da formação inicial que nos prepara para longa viagem da profissão de docente. Neste contexto, as atividades desenvolvidas consistiram, nomeadamente: na prática de ensino supervisionada – onde fui responsável por todas as atividades, planeamento, realização e avaliação do ensino numa turma; elaboração do estudo de turma – com o intuito de perceber o tipo de relação existente entre os alunos e as atividades da escola – Corta-Mato Escolar. Em suma, o estágio foi sem dúvida, o momento para pôr em prática todos os conhecimentos adquiridos ao longo do percurso académico e um ponto determinante na minha formação, enquanto docente. Contudo, este não deve ser visto como ponto final na minha formação, mas sim como o início de um longo trajeto de conhecimento profissional.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-31T00:00:00Z
2020-07-31
2021-05-18T18:22:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/10385
url http://hdl.handle.net/10348/10385
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137115214184448