Projeto "Juazeiro, memória e poesia" e suas práticas pedagógicas: uma experiência inovadora em uma escola de ensino fundamental?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/1651 |
Resumo: | O presente estudo, vinculado à linha de pesquisa em Práticas Pedagógicas, pretende contribuir para ampliação de conhecimentos no campo da Inovação Pedagógica. Tem como foco principal os processos de aprendizagem. Para tanto, investigou-se as práticas pedagógicas do projeto ‘Juazeiro, memória e poesia’, vivenciadas na Escola Mandacaru, com localização no município de Juazeiro – BA, objetivando examinar o caráter inovador destas práticas. A inovação requer o rompimento com elementos do paradigma fabril, norteador das práticas tradicionais, sustentando-se em experiências pedagógicas, que se reportam as novas ideias e perspectivas. Parte, então, da seguinte questão norteadora: são inovadoras as práticas pedagógicas deste projeto vivenciado na referida escola? O trabalho está fundamentado na literatura pertinente à inovação pedagógica, nas dimensões da prática pedagógica e nas concepções de aprendizagem. A metodologia utilizada foi a etnografia, tendo como técnicas principais para a coleta de dados, a observação participante, as entrevistas semiestruturadas e a análise documental. O diário de campo foi o principal instrumento de suporte à investigação. Os resultados preliminares da pesquisa revelam que as práticas pedagógicas do projeto em questão se configuram como práticas transformadoras nos processos de aprendizagem, materializando-se em inovação pedagógica. |
id |
RCAP_d480a20e5b453315ce3b630fcd5b9554 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/1651 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Projeto "Juazeiro, memória e poesia" e suas práticas pedagógicas: uma experiência inovadora em uma escola de ensino fundamental?Práticas pedagógicasInovação pedagógicaAprendizagemEtnografiaPedagogical practicesPedagogical innovationLearningEthnographyBrasilCiências da Educação - Inovação Pedagógica.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente estudo, vinculado à linha de pesquisa em Práticas Pedagógicas, pretende contribuir para ampliação de conhecimentos no campo da Inovação Pedagógica. Tem como foco principal os processos de aprendizagem. Para tanto, investigou-se as práticas pedagógicas do projeto ‘Juazeiro, memória e poesia’, vivenciadas na Escola Mandacaru, com localização no município de Juazeiro – BA, objetivando examinar o caráter inovador destas práticas. A inovação requer o rompimento com elementos do paradigma fabril, norteador das práticas tradicionais, sustentando-se em experiências pedagógicas, que se reportam as novas ideias e perspectivas. Parte, então, da seguinte questão norteadora: são inovadoras as práticas pedagógicas deste projeto vivenciado na referida escola? O trabalho está fundamentado na literatura pertinente à inovação pedagógica, nas dimensões da prática pedagógica e nas concepções de aprendizagem. A metodologia utilizada foi a etnografia, tendo como técnicas principais para a coleta de dados, a observação participante, as entrevistas semiestruturadas e a análise documental. O diário de campo foi o principal instrumento de suporte à investigação. Os resultados preliminares da pesquisa revelam que as práticas pedagógicas do projeto em questão se configuram como práticas transformadoras nos processos de aprendizagem, materializando-se em inovação pedagógica.The present study, linked to the research line in Pedagogical Practices, aims to contribute to the expansion of knowledge in the field of Pedagogical Innovation. As a main focus the learning processes. Therefore, we investigated the pedagogical practices of the 'Juazeiro, memoria e poesia' project, lived in the Mandacaru School, located in Juazeiro city - BA, aiming to examine the innovative character of these practices. The innovation requires breaking with elements of the manufacturing paradigm, guiding traditional practices, based on pedagogical experiences, which refer new ideas and perspectives. From the following guiding question: are innovative the pedagogical practices of this project experienced in the said school? The work is based on the literature pertinent to pedagogical innovation, in the dimensions of pedagogical practice and in the conceptions of learning. The methodology used was ethnography, having as main techniques for data collection, participant observation, semi-structured interviews and documentary analysis. The field diary was the main instrument to support research. The preliminary results of the research reveal that the pedagogical practices of the project in question are configured as transformative practices in the learning processes, materializing in pedagogical innovation.Correia, Fernando Luís de SousaVieira, Josenilton NunesDigitUMaBrito, Clécia Nunes da Silva2017-10-02T14:48:31Z2017-06-26T00:00:00Z2017-06-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1651201709813porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:54:22Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1651Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:04:22.388485Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto "Juazeiro, memória e poesia" e suas práticas pedagógicas: uma experiência inovadora em uma escola de ensino fundamental? |
title |
Projeto "Juazeiro, memória e poesia" e suas práticas pedagógicas: uma experiência inovadora em uma escola de ensino fundamental? |
spellingShingle |
Projeto "Juazeiro, memória e poesia" e suas práticas pedagógicas: uma experiência inovadora em uma escola de ensino fundamental? Brito, Clécia Nunes da Silva Práticas pedagógicas Inovação pedagógica Aprendizagem Etnografia Pedagogical practices Pedagogical innovation Learning Ethnography Brasil Ciências da Educação - Inovação Pedagógica . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Projeto "Juazeiro, memória e poesia" e suas práticas pedagógicas: uma experiência inovadora em uma escola de ensino fundamental? |
title_full |
Projeto "Juazeiro, memória e poesia" e suas práticas pedagógicas: uma experiência inovadora em uma escola de ensino fundamental? |
title_fullStr |
Projeto "Juazeiro, memória e poesia" e suas práticas pedagógicas: uma experiência inovadora em uma escola de ensino fundamental? |
title_full_unstemmed |
Projeto "Juazeiro, memória e poesia" e suas práticas pedagógicas: uma experiência inovadora em uma escola de ensino fundamental? |
title_sort |
Projeto "Juazeiro, memória e poesia" e suas práticas pedagógicas: uma experiência inovadora em uma escola de ensino fundamental? |
author |
Brito, Clécia Nunes da Silva |
author_facet |
Brito, Clécia Nunes da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Correia, Fernando Luís de Sousa Vieira, Josenilton Nunes DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Clécia Nunes da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas pedagógicas Inovação pedagógica Aprendizagem Etnografia Pedagogical practices Pedagogical innovation Learning Ethnography Brasil Ciências da Educação - Inovação Pedagógica . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Práticas pedagógicas Inovação pedagógica Aprendizagem Etnografia Pedagogical practices Pedagogical innovation Learning Ethnography Brasil Ciências da Educação - Inovação Pedagógica . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente estudo, vinculado à linha de pesquisa em Práticas Pedagógicas, pretende contribuir para ampliação de conhecimentos no campo da Inovação Pedagógica. Tem como foco principal os processos de aprendizagem. Para tanto, investigou-se as práticas pedagógicas do projeto ‘Juazeiro, memória e poesia’, vivenciadas na Escola Mandacaru, com localização no município de Juazeiro – BA, objetivando examinar o caráter inovador destas práticas. A inovação requer o rompimento com elementos do paradigma fabril, norteador das práticas tradicionais, sustentando-se em experiências pedagógicas, que se reportam as novas ideias e perspectivas. Parte, então, da seguinte questão norteadora: são inovadoras as práticas pedagógicas deste projeto vivenciado na referida escola? O trabalho está fundamentado na literatura pertinente à inovação pedagógica, nas dimensões da prática pedagógica e nas concepções de aprendizagem. A metodologia utilizada foi a etnografia, tendo como técnicas principais para a coleta de dados, a observação participante, as entrevistas semiestruturadas e a análise documental. O diário de campo foi o principal instrumento de suporte à investigação. Os resultados preliminares da pesquisa revelam que as práticas pedagógicas do projeto em questão se configuram como práticas transformadoras nos processos de aprendizagem, materializando-se em inovação pedagógica. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-02T14:48:31Z 2017-06-26T00:00:00Z 2017-06-26T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/1651 201709813 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/1651 |
identifier_str_mv |
201709813 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129913038471168 |