Projeto "Juazeiro, memória e poesia" e suas práticas pedagógicas: uma experiência inovadora em uma escola de ensino fundamental?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Clécia Nunes da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/1651
Resumo: O presente estudo, vinculado à linha de pesquisa em Práticas Pedagógicas, pretende contribuir para ampliação de conhecimentos no campo da Inovação Pedagógica. Tem como foco principal os processos de aprendizagem. Para tanto, investigou-se as práticas pedagógicas do projeto ‘Juazeiro, memória e poesia’, vivenciadas na Escola Mandacaru, com localização no município de Juazeiro – BA, objetivando examinar o caráter inovador destas práticas. A inovação requer o rompimento com elementos do paradigma fabril, norteador das práticas tradicionais, sustentando-se em experiências pedagógicas, que se reportam as novas ideias e perspectivas. Parte, então, da seguinte questão norteadora: são inovadoras as práticas pedagógicas deste projeto vivenciado na referida escola? O trabalho está fundamentado na literatura pertinente à inovação pedagógica, nas dimensões da prática pedagógica e nas concepções de aprendizagem. A metodologia utilizada foi a etnografia, tendo como técnicas principais para a coleta de dados, a observação participante, as entrevistas semiestruturadas e a análise documental. O diário de campo foi o principal instrumento de suporte à investigação. Os resultados preliminares da pesquisa revelam que as práticas pedagógicas do projeto em questão se configuram como práticas transformadoras nos processos de aprendizagem, materializando-se em inovação pedagógica.
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