Relação escola-família : um estudo de caso na Guiné-Bissau

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Rui Pedro
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/47147
Resumo: Trabalho de Projeto de Mestrado, Educação (Área de Especialidade em Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020
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spelling Relação escola-família : um estudo de caso na Guiné-BissauFamília e escolaProfessoresComunidadeTrabalhos de projeto de mestrado - 2020Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoTrabalho de Projeto de Mestrado, Educação (Área de Especialidade em Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020O presente trabalho de estudo de caso foi levado a cabo junto a escola São Paulo, em regime de gestão privada, que engloba apenas os dois níveis do ensino básico - Iº e IIº ciclos, com um universo total de 457 alunos. Sendo, em termos de género, 221 (48%) alunos do sexo masculino e 236 (52%) do sexo feminino. A escola localiza-se no Setor Autónomo de Bissau (SAB), concretamente no bairro São Paulo. A pesquisa tem como objetivo geral analisar e tentar perceber como se relaciona a escola com as famílias, quais são os fatores de dificuldade nessa relação, e que mecanismos podem ser adotados para a melhoria da questão em causa. Tivemos como população amostra alunos, professores, pais/encarregados de educação e diretor da instituição. Para obtermos os resultados utilizamos a pesquisa descritiva de recolha de dados através de pesquisa documental, fichas e entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontam alguns fatores que indiciam influências de diversos prismas sobre essas relações, mostrando claras evidências que a família, a escola, a comunidade, a sociedade, o diálogo, a religião, o fator género, devem ter uma influência mais ativa sobre esse processo. Sugerimos que as instituições de ensino, juntamente como os pais/encarregados da educação, as comunidades, igrejas, organismos não-governamentais/associações comunitárias, as instituições do estado, procurem encontrar mecanismos de trabalhar de forma mais detalhada o aspeto da “Relação Escola-Família” dentro do seu programa de ação social e educativa, com base no diálogo e interação permanente.The present case study work was carried out at the São Paulo school, under a private management regime, which encompasses only the two levels of basic education - 1st and 2nd cycles, with a total universe of 457 students. In terms of gender, 221 (48%) male students and 236 (52%) female students. The school is located in the Autonomous Sector of Bissau (SAB), specifically in the São Paulo neighborhood. The general objective of the research is to analyze and try to understand how the school relates to families, what are the factors of difficulty in this relationship, and what mechanisms can be adopted to improve the issue in question. We had as a sample population students, teachers, parents / guardians and director of the institution. To obtain the results we use the descriptive research of data collection through documentary research, records and semi-structured interviews. The results point to some factors that indicate influences from different perspectives on these relationships, showing clear evidence that the family, school, community, society, dialogue, religion, the gender factor, should have a more active influence on this process. We suggest that educational institutions, together with parents / guardians, communities, churches, non-governmental organizations / community associations, state institutions, seek to find mechanisms to work in more detail on the “School-School Relationship” aspect. Family within its social and educational action program, based on dialogue and permanent interaction.Mogarro, Maria João, 1959-Repositório da Universidade de LisboaMendes, Rui Pedro2021-03-29T17:30:28Z20202020-07-062020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/47147TID:202668746porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:49:50Zoai:repositorio.ul.pt:10451/47147Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:59:13.824169Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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