Caracterização da rede rodoviária em função da sinistralidade rodoviária em ambiente SIG: caso de estudo: Barcelos 2010 a 2014

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Luís Carlos Martins
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/70708
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Engenharia Civil
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spelling Caracterização da rede rodoviária em função da sinistralidade rodoviária em ambiente SIG: caso de estudo: Barcelos 2010 a 2014Rede viáriaSinistralidade rodoviáriaBarcelosModelo de classificaçãoHierarquia viáriaSistemas de informação geográficaRoad networkRoad accidentsClassification modelRoad hierarchyGeographic information systemEngenharia e Tecnologia::Engenharia CivilDissertação de mestrado integrado em Engenharia CivilA sinistralidade rodoviária é um fenómeno que afeta direta ou indiretamente toda a população mundial tendo uma enorme influência económica e social. Torna-se então fundamental minimizar os seus impactos reduzindo assim o número de vitimas causadas melhorando a situação social e económica de qualquer país. A dissertação foca-se, em termos gerais, na utilização de um modelo de classificação da rede viária em função da sinistralidade rodoviária. O modelo é aplicado ao concelho de Barcelos segundo a sinistralidade ocorrida durante 5 anos desde 2010 a 2014. Assim, é aumentada a base de dados de um trabalho já realizado para anos anteriores (de 2007 a 2009) e utiliza o modelo de classificação desenvolvido nesse trabalho. Após a aplicação do modelo ao novo período foi aplicada uma hierarquia viária em toda a rede e posteriormente influenciar o modelo por essa hierarquia percebendo quais as vantagens e as desvantagens da utilização da hierarquia viária. O modelo de classificação da rede viária é realizado em ambiente de Sistemas de Informação Geográfica e pode fundamentar tomadas de decisão acerca da escolha de locais de intervenção com o objetivo de reduzir o número de sinistros. O modelo é útil no apoio à tomada de decisão, e apresenta uma boa versatilidade podendo considerar vários fatores que influenciem os resultados, de acordo com os objectivos de quem pretende um estudo deste de classificação da rede viária.Road accident occurrences affect the entire world population directly or indirectly, resulting in a significant economic and social impact. As such, it is essential to minimize this impact, this reducing the number of victims and improving the social and economic situation of any country. In general terms, this dissertation focuses on the use of a road network classification model for road accidents. The model is applied to the area of Barcelos according to the accidents occurred in a period of 5 years, from 2010 to 2014. This work extends the database of a work carried out in previous years (from 2007 to 2009), and uses the classification model developed during that work. Ensuing the application of the model to the new period, a road network hierarchy will be implemented to the entire network. This is followed by the interaction of the model with the road network hierarchy, which provides insight on the advantages and disadvantages of the use of the latter. The road network classification model is developed in a Geographic Information System, and can support decision making regarding the choice of intervention sites, so as to reduce the number of accidents in the future. The model is useful for supporting decision making. Additionally, it displays very good versatility, allowing for the choice of several factors that influence the final results, which is a function of the objectives of each study in the field of road network classification.Rodrigues, Daniel SoutoRibeiro, PauloUniversidade do MinhoPereira, Luís Carlos Martins20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/70708por202603768info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:28:55Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/70708Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:23:49.106770Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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