O conhecimento de futuros professores sobre os processos de raciocínio matemático antes e depois de uma experiência de formação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/11965 |
Resumo: | Este artigo insere-se no Projeto Raciocínio Matemático e Formação de Professores (REASON) que tem como objetivo estudar o conhecimento matemático e didático que os professores precisam para conduzir uma prática que promova o raciocínio matemático dos alunos e estudar formas de apoiar o seu desenvolvimento, através de uma metodologia de Investigação Baseada em Design. Propomo-nos discutir o conhecimento de futuros professores sobre o raciocínio matemático e os seus processos, antes e após uma experiência de formação. Para atingir este objetivo, analisamos os dados relativos a processos de raciocínio presentes em duas questões de uma tarefa, usada como pré-teste e pós-teste, e aplicada numa turma de 1.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Os processos de raciocínio analisados neste artigo são generalizar, justificar, exemplificar e classificar. Foi realizado um tratamento quantitativo das respostas dos estudantes bem como a análise de conteúdo da forma como estes entendem os processos de raciocínio. Os resultados evidenciam que a maior parte dos estudantes tem um conhecimento adequado do raciocínio matemático, bem como dos processos de raciocínio analisados, nos dois momentos de aplicação da tarefa. Verifica-se uma maior clareza na explicitação do que entendem serem os processos de raciocínio, após a experiência de formação. |
id |
RCAP_7c92bfe3a8594656b24781fd057cd43c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11965 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O conhecimento de futuros professores sobre os processos de raciocínio matemático antes e depois de uma experiência de formaçãoThe knowledge of future teachers about mathematical reasoning processes before and after a teacher education courseRaciocínio matemáticoJustificarGeneralizarExemplificarClassificarConhecimento dos professoresMathematical reasoningJustifyingGeneralizingExemplifyingClassifyingTeachers knowledgeEste artigo insere-se no Projeto Raciocínio Matemático e Formação de Professores (REASON) que tem como objetivo estudar o conhecimento matemático e didático que os professores precisam para conduzir uma prática que promova o raciocínio matemático dos alunos e estudar formas de apoiar o seu desenvolvimento, através de uma metodologia de Investigação Baseada em Design. Propomo-nos discutir o conhecimento de futuros professores sobre o raciocínio matemático e os seus processos, antes e após uma experiência de formação. Para atingir este objetivo, analisamos os dados relativos a processos de raciocínio presentes em duas questões de uma tarefa, usada como pré-teste e pós-teste, e aplicada numa turma de 1.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Os processos de raciocínio analisados neste artigo são generalizar, justificar, exemplificar e classificar. Foi realizado um tratamento quantitativo das respostas dos estudantes bem como a análise de conteúdo da forma como estes entendem os processos de raciocínio. Os resultados evidenciam que a maior parte dos estudantes tem um conhecimento adequado do raciocínio matemático, bem como dos processos de raciocínio analisados, nos dois momentos de aplicação da tarefa. Verifica-se uma maior clareza na explicitação do que entendem serem os processos de raciocínio, após a experiência de formação.This article is part of the Mathematical Reasoning and Teacher Education Project (REASON) which aims to study the mathematical and didactical knowledge that teachers need to carry out a practice that promotes students’ mathematical reasoning and to study ways to support their development, through a design research methodology. We propose to discuss the knowledge that future teachers have about mathematical reasoning and its processes, before and after a teacher education methods course. To achieve this goal, we analyzed data related to reasoning processes present in two questions of a task, used as a pre-test and post-test, and applied in a class of 1st year of the Master of Teaching in the 1st Cycle of Basic Education and Maths and Science in the 2nd Cycle of Basic Education. The reasoning processes discussed in this article are generalizing, justifying, exemplifying and classifying. Quantitative analysis of the students’ responses was carried out, as well as content analysis of how they understand the reasoning processes. The results show that most students have an adequate knowledge about mathematical reasoning, as well as the reasoning processes analyzed, in the two moments of application of the task. There is greater clarity in explaining what they understand to be the reasoning processes, after the teacher education course.APM - Associação de Professores de MatemáticaRCIPLVieira, WilliamRodrigues, MargaridaSerrazina, Maria De Lurdes2020-06-29T16:11:58Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/11965porVieira, W., Rodrigues, M., & Serrazina, L. (2020). O conhecimento de futuros professores sobre os processos de raciocínio matemático antes e depois de uma experiência de formação. Quadrante, 29(1), 8-35. Obtido de https://quadrante.apm.pt/index.php/quadrante/article/view/5642183-2838info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:03:58Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11965Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:08.778203Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O conhecimento de futuros professores sobre os processos de raciocínio matemático antes e depois de uma experiência de formação The knowledge of future teachers about mathematical reasoning processes before and after a teacher education course |
title |
O conhecimento de futuros professores sobre os processos de raciocínio matemático antes e depois de uma experiência de formação |
spellingShingle |
O conhecimento de futuros professores sobre os processos de raciocínio matemático antes e depois de uma experiência de formação Vieira, William Raciocínio matemático Justificar Generalizar Exemplificar Classificar Conhecimento dos professores Mathematical reasoning Justifying Generalizing Exemplifying Classifying Teachers knowledge |
title_short |
O conhecimento de futuros professores sobre os processos de raciocínio matemático antes e depois de uma experiência de formação |
title_full |
O conhecimento de futuros professores sobre os processos de raciocínio matemático antes e depois de uma experiência de formação |
title_fullStr |
O conhecimento de futuros professores sobre os processos de raciocínio matemático antes e depois de uma experiência de formação |
title_full_unstemmed |
O conhecimento de futuros professores sobre os processos de raciocínio matemático antes e depois de uma experiência de formação |
title_sort |
O conhecimento de futuros professores sobre os processos de raciocínio matemático antes e depois de uma experiência de formação |
author |
Vieira, William |
author_facet |
Vieira, William Rodrigues, Margarida Serrazina, Maria De Lurdes |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Margarida Serrazina, Maria De Lurdes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, William Rodrigues, Margarida Serrazina, Maria De Lurdes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Raciocínio matemático Justificar Generalizar Exemplificar Classificar Conhecimento dos professores Mathematical reasoning Justifying Generalizing Exemplifying Classifying Teachers knowledge |
topic |
Raciocínio matemático Justificar Generalizar Exemplificar Classificar Conhecimento dos professores Mathematical reasoning Justifying Generalizing Exemplifying Classifying Teachers knowledge |
description |
Este artigo insere-se no Projeto Raciocínio Matemático e Formação de Professores (REASON) que tem como objetivo estudar o conhecimento matemático e didático que os professores precisam para conduzir uma prática que promova o raciocínio matemático dos alunos e estudar formas de apoiar o seu desenvolvimento, através de uma metodologia de Investigação Baseada em Design. Propomo-nos discutir o conhecimento de futuros professores sobre o raciocínio matemático e os seus processos, antes e após uma experiência de formação. Para atingir este objetivo, analisamos os dados relativos a processos de raciocínio presentes em duas questões de uma tarefa, usada como pré-teste e pós-teste, e aplicada numa turma de 1.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Os processos de raciocínio analisados neste artigo são generalizar, justificar, exemplificar e classificar. Foi realizado um tratamento quantitativo das respostas dos estudantes bem como a análise de conteúdo da forma como estes entendem os processos de raciocínio. Os resultados evidenciam que a maior parte dos estudantes tem um conhecimento adequado do raciocínio matemático, bem como dos processos de raciocínio analisados, nos dois momentos de aplicação da tarefa. Verifica-se uma maior clareza na explicitação do que entendem serem os processos de raciocínio, após a experiência de formação. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-29T16:11:58Z 2020 2020-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/11965 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/11965 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Vieira, W., Rodrigues, M., & Serrazina, L. (2020). O conhecimento de futuros professores sobre os processos de raciocínio matemático antes e depois de uma experiência de formação. Quadrante, 29(1), 8-35. Obtido de https://quadrante.apm.pt/index.php/quadrante/article/view/564 2183-2838 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133469406658560 |