Plano de Marketing: EF EDUCATION FIRST: viagens de grupos de alunos de escolas portuguesas ao estrangeiro para aprender línguas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, David Frutuoso
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/46425
Resumo: Como parte do processo de produção do presente relatório de estágio, o investigador estagiou na EF Education First, uma escola de línguas no estrangeiro, durante 5 meses. A empresa, de forma bastante geral, conta com dois tipos de ofertas: viagens a título individual e em grupos de alunos ao estrangeiro para aprender línguas. Assim, surge o presente plano de marketing que pretende aumentar a notoriedade e aumentar as vendas de viagens em grupos de alunos ao estrangeiro para aprender línguas junto de escolas de 2º ciclo, 3º ciclo e/ou ensino secundário da cidade de Lisboa, utilizando o modelo SOSTAC (Smith, 2022). A estratégia de marketing não se encontra sistematizada dentro da empresa, desta forma e para atingir esse objetivo, recolheram-se dados secundários e primários, estes últimos através do método WebQual 4.0 (Barnes & Vidgen, 2000), partilhado com professores de 2º ciclo, 3º ciclo e ensino secundário de escolas públicas e privadas na cidade de Lisboa. Foram medidas 3 dimensões – usabilidade, informação e interação com o serviço - do website Teacher Zone a fim de perceber a sua perceção por parte dos docentes. Foram recolhidas 8 respostas válidas, sendo a interação com o serviço a dimensão com a avaliação mais baixa das 3 em estudo, pelo que requer mais atenção no plano a ser desenvolvido. Realizou-se também uma análise pormenorizada da concorrência, das tendências na área do marketing e comunicação e com base nisso foi desenhado um plano de marketing seguindo o modelo SOSTAC (Smith, 2022) a fim de chegar a utilizadores finais, os alunos; influenciadores de compra, os professores; e a encarregados de educação, os decisores de compra.
id RCAP_7cd23763e192de41503626439ca68902
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/46425
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Plano de Marketing: EF EDUCATION FIRST: viagens de grupos de alunos de escolas portuguesas ao estrangeiro para aprender línguasEF Education FirstViagens de grupo de alunos ao estrangeiroLínguas estrangeirasPlano de marketingPlaneamento estratégicoAnálise concorrencialModelo SOSTACDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoComo parte do processo de produção do presente relatório de estágio, o investigador estagiou na EF Education First, uma escola de línguas no estrangeiro, durante 5 meses. A empresa, de forma bastante geral, conta com dois tipos de ofertas: viagens a título individual e em grupos de alunos ao estrangeiro para aprender línguas. Assim, surge o presente plano de marketing que pretende aumentar a notoriedade e aumentar as vendas de viagens em grupos de alunos ao estrangeiro para aprender línguas junto de escolas de 2º ciclo, 3º ciclo e/ou ensino secundário da cidade de Lisboa, utilizando o modelo SOSTAC (Smith, 2022). A estratégia de marketing não se encontra sistematizada dentro da empresa, desta forma e para atingir esse objetivo, recolheram-se dados secundários e primários, estes últimos através do método WebQual 4.0 (Barnes & Vidgen, 2000), partilhado com professores de 2º ciclo, 3º ciclo e ensino secundário de escolas públicas e privadas na cidade de Lisboa. Foram medidas 3 dimensões – usabilidade, informação e interação com o serviço - do website Teacher Zone a fim de perceber a sua perceção por parte dos docentes. Foram recolhidas 8 respostas válidas, sendo a interação com o serviço a dimensão com a avaliação mais baixa das 3 em estudo, pelo que requer mais atenção no plano a ser desenvolvido. Realizou-se também uma análise pormenorizada da concorrência, das tendências na área do marketing e comunicação e com base nisso foi desenhado um plano de marketing seguindo o modelo SOSTAC (Smith, 2022) a fim de chegar a utilizadores finais, os alunos; influenciadores de compra, os professores; e a encarregados de educação, os decisores de compra.interned at EF Education First, an international language school, for 5 months. The company, in a very general way, has two types of offers: individual and group trips abroad for students to learn languages. Thus, this marketing plan aims to increase the notoriety and to increase the sales of group trips abroad for students to learn languages among 2nd cycle, 3rd cycle and/or secondary schools in Lisbon, using the SOSTAC model (Smith, 2022). The marketing strategy is not systematized within the company, so to achieve this goal, secondary and primary data were collected, the latter through the WebQual 4.0 method (Barnes & Vidgen, 2000), shared with 2nd cycle, 3rd cycle and secondary school teachers from public and public schools in the city of Lisbon. Three dimensions - usability, information, and interaction with the service - of the Teacher Zone website were measured to understand its perception by teachers. Eight valid answers were collected, being the interaction with the service the dimension with the lowest evaluation of the three under study, so it requires more attention in the plan to be developed. A detailed analysis of the competition, trends in marketing and communication was also carried out and, based on this, a marketing plan was designed following the SOSTAC model (Smith, 2022) to reach end users, the students; purchase influencers, the teachers; and parents, the purchase decision-makers.Barbosa, JoãoRepositório ComumRibeiro, David Frutuoso2023-09-06T10:55:06Z2023-06-282023-06-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/46425TID:203351517pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-07T15:45:22Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/46425Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:28:31.917940Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Plano de Marketing: EF EDUCATION FIRST: viagens de grupos de alunos de escolas portuguesas ao estrangeiro para aprender línguas
title Plano de Marketing: EF EDUCATION FIRST: viagens de grupos de alunos de escolas portuguesas ao estrangeiro para aprender línguas
spellingShingle Plano de Marketing: EF EDUCATION FIRST: viagens de grupos de alunos de escolas portuguesas ao estrangeiro para aprender línguas
Ribeiro, David Frutuoso
EF Education First
Viagens de grupo de alunos ao estrangeiro
Línguas estrangeiras
Plano de marketing
Planeamento estratégico
Análise concorrencial
Modelo SOSTAC
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Plano de Marketing: EF EDUCATION FIRST: viagens de grupos de alunos de escolas portuguesas ao estrangeiro para aprender línguas
title_full Plano de Marketing: EF EDUCATION FIRST: viagens de grupos de alunos de escolas portuguesas ao estrangeiro para aprender línguas
title_fullStr Plano de Marketing: EF EDUCATION FIRST: viagens de grupos de alunos de escolas portuguesas ao estrangeiro para aprender línguas
title_full_unstemmed Plano de Marketing: EF EDUCATION FIRST: viagens de grupos de alunos de escolas portuguesas ao estrangeiro para aprender línguas
title_sort Plano de Marketing: EF EDUCATION FIRST: viagens de grupos de alunos de escolas portuguesas ao estrangeiro para aprender línguas
author Ribeiro, David Frutuoso
author_facet Ribeiro, David Frutuoso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbosa, João
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, David Frutuoso
dc.subject.por.fl_str_mv EF Education First
Viagens de grupo de alunos ao estrangeiro
Línguas estrangeiras
Plano de marketing
Planeamento estratégico
Análise concorrencial
Modelo SOSTAC
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic EF Education First
Viagens de grupo de alunos ao estrangeiro
Línguas estrangeiras
Plano de marketing
Planeamento estratégico
Análise concorrencial
Modelo SOSTAC
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Como parte do processo de produção do presente relatório de estágio, o investigador estagiou na EF Education First, uma escola de línguas no estrangeiro, durante 5 meses. A empresa, de forma bastante geral, conta com dois tipos de ofertas: viagens a título individual e em grupos de alunos ao estrangeiro para aprender línguas. Assim, surge o presente plano de marketing que pretende aumentar a notoriedade e aumentar as vendas de viagens em grupos de alunos ao estrangeiro para aprender línguas junto de escolas de 2º ciclo, 3º ciclo e/ou ensino secundário da cidade de Lisboa, utilizando o modelo SOSTAC (Smith, 2022). A estratégia de marketing não se encontra sistematizada dentro da empresa, desta forma e para atingir esse objetivo, recolheram-se dados secundários e primários, estes últimos através do método WebQual 4.0 (Barnes & Vidgen, 2000), partilhado com professores de 2º ciclo, 3º ciclo e ensino secundário de escolas públicas e privadas na cidade de Lisboa. Foram medidas 3 dimensões – usabilidade, informação e interação com o serviço - do website Teacher Zone a fim de perceber a sua perceção por parte dos docentes. Foram recolhidas 8 respostas válidas, sendo a interação com o serviço a dimensão com a avaliação mais baixa das 3 em estudo, pelo que requer mais atenção no plano a ser desenvolvido. Realizou-se também uma análise pormenorizada da concorrência, das tendências na área do marketing e comunicação e com base nisso foi desenhado um plano de marketing seguindo o modelo SOSTAC (Smith, 2022) a fim de chegar a utilizadores finais, os alunos; influenciadores de compra, os professores; e a encarregados de educação, os decisores de compra.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-06T10:55:06Z
2023-06-28
2023-06-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/46425
TID:203351517
url http://hdl.handle.net/10400.26/46425
identifier_str_mv TID:203351517
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133552600678400