Estratégias de leitura e a compreensão leitora: uma pesquisa-ação realizada no Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Carmen Lúcia da Cunha
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Araújo Neta, Célia de Freitas, Rodrigues, Beatriz Gama
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47318
Resumo: Este trabalho é recorte de uma pesquisa mais abrangente, a qual foi realizada a partir do tema estratégias leitoras e o objetivo foi desenvolvê-las. Já neste recorte, o objetivo principal é discutir sobre o desenvolvimento de uma atividade de leitura realizada em uma sala de 1º ano de ensino médio de uma escola pública de São Mateus/ MA, com a participação de doze alunos matriculados regularmente. Como metodologia proposta, adotou-se a pesquisa-ação na perspectiva de Thiollent (1986), referindo-se a uma abordagem qualitativa, descritiva e interpretativa. O estudo mais abrangente foi composto de seis instrumentos de pesquisa: três questionários, uma prova diagnóstica, atividades de leitura realizadas em sala e anotações feitas pela pesquisadora durante o estudo. Neste artigo, o foco central foi apenas o uso de estratégias de leitura e a compreensão textual do aluno a partir da leitura do texto “queridos pais”. Teoricamente, tivemos como suporte Boruchovitch (2001, 2005, 1999), Kintsch e Rawson (2013), Freire (2011), Portilho (2011), Smith (1989), Solé (1998), Kleiman (2008, 2009), Martins (2012), e outros. Os resultados encontrados tendem a responder de forma satisfatória que os alunos de 1º ano do ensino médio fazem uso de estratégias tanto cognitivas como metacognitivas a partir do momento que se deparam com a leitura de textos. E, através dessas estratégias foi possível perceber que elas interferem nas suas competências leitoras de maneira ativa, levando-os a lerem e compreenderem determinado texto, tornando-os leitores participativos e autônomos com relação à leitura em sala de aula.
id UFC-7_e0b7342a36ff1cdd5b72e61f3850165e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/47318
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Estratégias de leitura e a compreensão leitora: uma pesquisa-ação realizada no Ensino MédioEstratégias de leituraCompreensão leitoraPesquisa-açãoEste trabalho é recorte de uma pesquisa mais abrangente, a qual foi realizada a partir do tema estratégias leitoras e o objetivo foi desenvolvê-las. Já neste recorte, o objetivo principal é discutir sobre o desenvolvimento de uma atividade de leitura realizada em uma sala de 1º ano de ensino médio de uma escola pública de São Mateus/ MA, com a participação de doze alunos matriculados regularmente. Como metodologia proposta, adotou-se a pesquisa-ação na perspectiva de Thiollent (1986), referindo-se a uma abordagem qualitativa, descritiva e interpretativa. O estudo mais abrangente foi composto de seis instrumentos de pesquisa: três questionários, uma prova diagnóstica, atividades de leitura realizadas em sala e anotações feitas pela pesquisadora durante o estudo. Neste artigo, o foco central foi apenas o uso de estratégias de leitura e a compreensão textual do aluno a partir da leitura do texto “queridos pais”. Teoricamente, tivemos como suporte Boruchovitch (2001, 2005, 1999), Kintsch e Rawson (2013), Freire (2011), Portilho (2011), Smith (1989), Solé (1998), Kleiman (2008, 2009), Martins (2012), e outros. Os resultados encontrados tendem a responder de forma satisfatória que os alunos de 1º ano do ensino médio fazem uso de estratégias tanto cognitivas como metacognitivas a partir do momento que se deparam com a leitura de textos. E, através dessas estratégias foi possível perceber que elas interferem nas suas competências leitoras de maneira ativa, levando-os a lerem e compreenderem determinado texto, tornando-os leitores participativos e autônomos com relação à leitura em sala de aula.Revista Entrepalavras2019-10-31T13:07:40Z2019-10-31T13:07:40Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfROCHA, Carmem Lúcia da Cunha; ARAÚJO NETA, Célia de Freitas; RODRIGUES, Beatriz Gama. Estratégias de leitura e a compreensão leitora: uma pesquisa-ação realizada no Ensino Médio. Revista Entrepalavras, Fortaleza, v. 9, n. 3, p. 342-359, set./dez. 2019.2237-6321http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47318Rocha, Carmen Lúcia da CunhaAraújo Neta, Célia de FreitasRodrigues, Beatriz Gamainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-16T17:20:09Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/47318Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:16:09.644036Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de leitura e a compreensão leitora: uma pesquisa-ação realizada no Ensino Médio
title Estratégias de leitura e a compreensão leitora: uma pesquisa-ação realizada no Ensino Médio
spellingShingle Estratégias de leitura e a compreensão leitora: uma pesquisa-ação realizada no Ensino Médio
Rocha, Carmen Lúcia da Cunha
Estratégias de leitura
Compreensão leitora
Pesquisa-ação
title_short Estratégias de leitura e a compreensão leitora: uma pesquisa-ação realizada no Ensino Médio
title_full Estratégias de leitura e a compreensão leitora: uma pesquisa-ação realizada no Ensino Médio
title_fullStr Estratégias de leitura e a compreensão leitora: uma pesquisa-ação realizada no Ensino Médio
title_full_unstemmed Estratégias de leitura e a compreensão leitora: uma pesquisa-ação realizada no Ensino Médio
title_sort Estratégias de leitura e a compreensão leitora: uma pesquisa-ação realizada no Ensino Médio
author Rocha, Carmen Lúcia da Cunha
author_facet Rocha, Carmen Lúcia da Cunha
Araújo Neta, Célia de Freitas
Rodrigues, Beatriz Gama
author_role author
author2 Araújo Neta, Célia de Freitas
Rodrigues, Beatriz Gama
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Carmen Lúcia da Cunha
Araújo Neta, Célia de Freitas
Rodrigues, Beatriz Gama
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias de leitura
Compreensão leitora
Pesquisa-ação
topic Estratégias de leitura
Compreensão leitora
Pesquisa-ação
description Este trabalho é recorte de uma pesquisa mais abrangente, a qual foi realizada a partir do tema estratégias leitoras e o objetivo foi desenvolvê-las. Já neste recorte, o objetivo principal é discutir sobre o desenvolvimento de uma atividade de leitura realizada em uma sala de 1º ano de ensino médio de uma escola pública de São Mateus/ MA, com a participação de doze alunos matriculados regularmente. Como metodologia proposta, adotou-se a pesquisa-ação na perspectiva de Thiollent (1986), referindo-se a uma abordagem qualitativa, descritiva e interpretativa. O estudo mais abrangente foi composto de seis instrumentos de pesquisa: três questionários, uma prova diagnóstica, atividades de leitura realizadas em sala e anotações feitas pela pesquisadora durante o estudo. Neste artigo, o foco central foi apenas o uso de estratégias de leitura e a compreensão textual do aluno a partir da leitura do texto “queridos pais”. Teoricamente, tivemos como suporte Boruchovitch (2001, 2005, 1999), Kintsch e Rawson (2013), Freire (2011), Portilho (2011), Smith (1989), Solé (1998), Kleiman (2008, 2009), Martins (2012), e outros. Os resultados encontrados tendem a responder de forma satisfatória que os alunos de 1º ano do ensino médio fazem uso de estratégias tanto cognitivas como metacognitivas a partir do momento que se deparam com a leitura de textos. E, através dessas estratégias foi possível perceber que elas interferem nas suas competências leitoras de maneira ativa, levando-os a lerem e compreenderem determinado texto, tornando-os leitores participativos e autônomos com relação à leitura em sala de aula.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-31T13:07:40Z
2019-10-31T13:07:40Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROCHA, Carmem Lúcia da Cunha; ARAÚJO NETA, Célia de Freitas; RODRIGUES, Beatriz Gama. Estratégias de leitura e a compreensão leitora: uma pesquisa-ação realizada no Ensino Médio. Revista Entrepalavras, Fortaleza, v. 9, n. 3, p. 342-359, set./dez. 2019.
2237-6321
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47318
identifier_str_mv ROCHA, Carmem Lúcia da Cunha; ARAÚJO NETA, Célia de Freitas; RODRIGUES, Beatriz Gama. Estratégias de leitura e a compreensão leitora: uma pesquisa-ação realizada no Ensino Médio. Revista Entrepalavras, Fortaleza, v. 9, n. 3, p. 342-359, set./dez. 2019.
2237-6321
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Entrepalavras
publisher.none.fl_str_mv Revista Entrepalavras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028730850770944