Estratégias de leitura e a compreensão leitora: uma pesquisa-ação realizada no Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47318 |
Resumo: | Este trabalho é recorte de uma pesquisa mais abrangente, a qual foi realizada a partir do tema estratégias leitoras e o objetivo foi desenvolvê-las. Já neste recorte, o objetivo principal é discutir sobre o desenvolvimento de uma atividade de leitura realizada em uma sala de 1º ano de ensino médio de uma escola pública de São Mateus/ MA, com a participação de doze alunos matriculados regularmente. Como metodologia proposta, adotou-se a pesquisa-ação na perspectiva de Thiollent (1986), referindo-se a uma abordagem qualitativa, descritiva e interpretativa. O estudo mais abrangente foi composto de seis instrumentos de pesquisa: três questionários, uma prova diagnóstica, atividades de leitura realizadas em sala e anotações feitas pela pesquisadora durante o estudo. Neste artigo, o foco central foi apenas o uso de estratégias de leitura e a compreensão textual do aluno a partir da leitura do texto “queridos pais”. Teoricamente, tivemos como suporte Boruchovitch (2001, 2005, 1999), Kintsch e Rawson (2013), Freire (2011), Portilho (2011), Smith (1989), Solé (1998), Kleiman (2008, 2009), Martins (2012), e outros. Os resultados encontrados tendem a responder de forma satisfatória que os alunos de 1º ano do ensino médio fazem uso de estratégias tanto cognitivas como metacognitivas a partir do momento que se deparam com a leitura de textos. E, através dessas estratégias foi possível perceber que elas interferem nas suas competências leitoras de maneira ativa, levando-os a lerem e compreenderem determinado texto, tornando-os leitores participativos e autônomos com relação à leitura em sala de aula. |
id |
UFC-7_e0b7342a36ff1cdd5b72e61f3850165e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/47318 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégias de leitura e a compreensão leitora: uma pesquisa-ação realizada no Ensino MédioEstratégias de leituraCompreensão leitoraPesquisa-açãoEste trabalho é recorte de uma pesquisa mais abrangente, a qual foi realizada a partir do tema estratégias leitoras e o objetivo foi desenvolvê-las. Já neste recorte, o objetivo principal é discutir sobre o desenvolvimento de uma atividade de leitura realizada em uma sala de 1º ano de ensino médio de uma escola pública de São Mateus/ MA, com a participação de doze alunos matriculados regularmente. Como metodologia proposta, adotou-se a pesquisa-ação na perspectiva de Thiollent (1986), referindo-se a uma abordagem qualitativa, descritiva e interpretativa. O estudo mais abrangente foi composto de seis instrumentos de pesquisa: três questionários, uma prova diagnóstica, atividades de leitura realizadas em sala e anotações feitas pela pesquisadora durante o estudo. Neste artigo, o foco central foi apenas o uso de estratégias de leitura e a compreensão textual do aluno a partir da leitura do texto “queridos pais”. Teoricamente, tivemos como suporte Boruchovitch (2001, 2005, 1999), Kintsch e Rawson (2013), Freire (2011), Portilho (2011), Smith (1989), Solé (1998), Kleiman (2008, 2009), Martins (2012), e outros. Os resultados encontrados tendem a responder de forma satisfatória que os alunos de 1º ano do ensino médio fazem uso de estratégias tanto cognitivas como metacognitivas a partir do momento que se deparam com a leitura de textos. E, através dessas estratégias foi possível perceber que elas interferem nas suas competências leitoras de maneira ativa, levando-os a lerem e compreenderem determinado texto, tornando-os leitores participativos e autônomos com relação à leitura em sala de aula.Revista Entrepalavras2019-10-31T13:07:40Z2019-10-31T13:07:40Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfROCHA, Carmem Lúcia da Cunha; ARAÚJO NETA, Célia de Freitas; RODRIGUES, Beatriz Gama. Estratégias de leitura e a compreensão leitora: uma pesquisa-ação realizada no Ensino Médio. Revista Entrepalavras, Fortaleza, v. 9, n. 3, p. 342-359, set./dez. 2019.2237-6321http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47318Rocha, Carmen Lúcia da CunhaAraújo Neta, Célia de FreitasRodrigues, Beatriz Gamainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-16T17:20:09Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/47318Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:16:09.644036Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de leitura e a compreensão leitora: uma pesquisa-ação realizada no Ensino Médio |
title |
Estratégias de leitura e a compreensão leitora: uma pesquisa-ação realizada no Ensino Médio |
spellingShingle |
Estratégias de leitura e a compreensão leitora: uma pesquisa-ação realizada no Ensino Médio Rocha, Carmen Lúcia da Cunha Estratégias de leitura Compreensão leitora Pesquisa-ação |
title_short |
Estratégias de leitura e a compreensão leitora: uma pesquisa-ação realizada no Ensino Médio |
title_full |
Estratégias de leitura e a compreensão leitora: uma pesquisa-ação realizada no Ensino Médio |
title_fullStr |
Estratégias de leitura e a compreensão leitora: uma pesquisa-ação realizada no Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Estratégias de leitura e a compreensão leitora: uma pesquisa-ação realizada no Ensino Médio |
title_sort |
Estratégias de leitura e a compreensão leitora: uma pesquisa-ação realizada no Ensino Médio |
author |
Rocha, Carmen Lúcia da Cunha |
author_facet |
Rocha, Carmen Lúcia da Cunha Araújo Neta, Célia de Freitas Rodrigues, Beatriz Gama |
author_role |
author |
author2 |
Araújo Neta, Célia de Freitas Rodrigues, Beatriz Gama |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Carmen Lúcia da Cunha Araújo Neta, Célia de Freitas Rodrigues, Beatriz Gama |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégias de leitura Compreensão leitora Pesquisa-ação |
topic |
Estratégias de leitura Compreensão leitora Pesquisa-ação |
description |
Este trabalho é recorte de uma pesquisa mais abrangente, a qual foi realizada a partir do tema estratégias leitoras e o objetivo foi desenvolvê-las. Já neste recorte, o objetivo principal é discutir sobre o desenvolvimento de uma atividade de leitura realizada em uma sala de 1º ano de ensino médio de uma escola pública de São Mateus/ MA, com a participação de doze alunos matriculados regularmente. Como metodologia proposta, adotou-se a pesquisa-ação na perspectiva de Thiollent (1986), referindo-se a uma abordagem qualitativa, descritiva e interpretativa. O estudo mais abrangente foi composto de seis instrumentos de pesquisa: três questionários, uma prova diagnóstica, atividades de leitura realizadas em sala e anotações feitas pela pesquisadora durante o estudo. Neste artigo, o foco central foi apenas o uso de estratégias de leitura e a compreensão textual do aluno a partir da leitura do texto “queridos pais”. Teoricamente, tivemos como suporte Boruchovitch (2001, 2005, 1999), Kintsch e Rawson (2013), Freire (2011), Portilho (2011), Smith (1989), Solé (1998), Kleiman (2008, 2009), Martins (2012), e outros. Os resultados encontrados tendem a responder de forma satisfatória que os alunos de 1º ano do ensino médio fazem uso de estratégias tanto cognitivas como metacognitivas a partir do momento que se deparam com a leitura de textos. E, através dessas estratégias foi possível perceber que elas interferem nas suas competências leitoras de maneira ativa, levando-os a lerem e compreenderem determinado texto, tornando-os leitores participativos e autônomos com relação à leitura em sala de aula. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-31T13:07:40Z 2019-10-31T13:07:40Z 2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ROCHA, Carmem Lúcia da Cunha; ARAÚJO NETA, Célia de Freitas; RODRIGUES, Beatriz Gama. Estratégias de leitura e a compreensão leitora: uma pesquisa-ação realizada no Ensino Médio. Revista Entrepalavras, Fortaleza, v. 9, n. 3, p. 342-359, set./dez. 2019. 2237-6321 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47318 |
identifier_str_mv |
ROCHA, Carmem Lúcia da Cunha; ARAÚJO NETA, Célia de Freitas; RODRIGUES, Beatriz Gama. Estratégias de leitura e a compreensão leitora: uma pesquisa-ação realizada no Ensino Médio. Revista Entrepalavras, Fortaleza, v. 9, n. 3, p. 342-359, set./dez. 2019. 2237-6321 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47318 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Entrepalavras |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Entrepalavras |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028730850770944 |