A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação como ferramenta didática no ensino da História e da Geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Louro, Daniela Freitas dos Santos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/17257
Resumo: Os desafios que a educação hoje enfrenta, a par do extraordinário desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação exigem uma reflexão sobre as metodologias de ensino que propiciem uma maior motivação e o desenvolvimento de aprendizagens. O presente relatório resulta de um estudo sobre a aplicação de recursos baseados nas tecnologias de educação e comunicação (TIC) ao serviço da educação, realizada no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em Geografia e História. Esta prática decorreu em duas turmas da Escola Básica e Secundária Passos Manuel (Lisboa), uma do 10.º ano do ensino regular e outra do 11.º ano do Curso Profissional Técnico de Turismo, e numa turma do 9.º ano de escolaridade da Escola Secundária Miguel Torga (Sintra). Este trabalho assenta numa análise e reflexão sobre a aplicação das tecnologias digitais como ferramenta didática, e pretende demonstrar as potencialidades que este tipo de recursos representa no processo de ensino-aprendizagem, assim como os seus principais constrangimentos.
id RCAP_7d0162a95fd38e31b8066ce7f7f1d497
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/17257
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação como ferramenta didática no ensino da História e da GeografiaTecnologias de Informação e ComunicaçãoLiteracia digitalFerramenta didática.Information and Communication technologiesDigital LiteracyTeaching toolDomínio/Área Científica::Humanidades::História e ArqueologiaOs desafios que a educação hoje enfrenta, a par do extraordinário desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação exigem uma reflexão sobre as metodologias de ensino que propiciem uma maior motivação e o desenvolvimento de aprendizagens. O presente relatório resulta de um estudo sobre a aplicação de recursos baseados nas tecnologias de educação e comunicação (TIC) ao serviço da educação, realizada no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em Geografia e História. Esta prática decorreu em duas turmas da Escola Básica e Secundária Passos Manuel (Lisboa), uma do 10.º ano do ensino regular e outra do 11.º ano do Curso Profissional Técnico de Turismo, e numa turma do 9.º ano de escolaridade da Escola Secundária Miguel Torga (Sintra). Este trabalho assenta numa análise e reflexão sobre a aplicação das tecnologias digitais como ferramenta didática, e pretende demonstrar as potencialidades que este tipo de recursos representa no processo de ensino-aprendizagem, assim como os seus principais constrangimentos.The challenges that education faces today, along with the extraordinary development of information and communication technologies require a reflection on the teaching methods that provide a greater motivation and the development of learning ability. This report results from a research practice based on the application of resources in education and communication technologies, held under the Supervised Teaching Practice in History and Geography. This practice was conducted in two different classes of Passos Manuel High School (Lisbon), a class of grade 10 with a Basic School Curriculum and another of grade 11 on a Professional Program focused on Tourism. Another phase of the experiment was held in the grade 9 of Miguel Torga High School (Sintra). This work is based on an analysis and reflection on the application of digital technologies as a teaching tools, and aims to demonstrate the potential that this type of resources have in the teaching-learning process, as well as their main weaknessesHenriques, Raquel PereiraMartins, Fernando RibeiroRUNLouro, Daniela Freitas dos Santos2016-05-12T17:28:25Z2016-01-052016-01-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/17257TID:201011530porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:55:00Zoai:run.unl.pt:10362/17257Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:23:50.404818Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação como ferramenta didática no ensino da História e da Geografia
title A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação como ferramenta didática no ensino da História e da Geografia
spellingShingle A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação como ferramenta didática no ensino da História e da Geografia
Louro, Daniela Freitas dos Santos
Tecnologias de Informação e Comunicação
Literacia digital
Ferramenta didática.
Information and Communication technologies
Digital Literacy
Teaching tool
Domínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologia
title_short A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação como ferramenta didática no ensino da História e da Geografia
title_full A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação como ferramenta didática no ensino da História e da Geografia
title_fullStr A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação como ferramenta didática no ensino da História e da Geografia
title_full_unstemmed A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação como ferramenta didática no ensino da História e da Geografia
title_sort A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação como ferramenta didática no ensino da História e da Geografia
author Louro, Daniela Freitas dos Santos
author_facet Louro, Daniela Freitas dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Henriques, Raquel Pereira
Martins, Fernando Ribeiro
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Louro, Daniela Freitas dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação
Literacia digital
Ferramenta didática.
Information and Communication technologies
Digital Literacy
Teaching tool
Domínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologia
topic Tecnologias de Informação e Comunicação
Literacia digital
Ferramenta didática.
Information and Communication technologies
Digital Literacy
Teaching tool
Domínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologia
description Os desafios que a educação hoje enfrenta, a par do extraordinário desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação exigem uma reflexão sobre as metodologias de ensino que propiciem uma maior motivação e o desenvolvimento de aprendizagens. O presente relatório resulta de um estudo sobre a aplicação de recursos baseados nas tecnologias de educação e comunicação (TIC) ao serviço da educação, realizada no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em Geografia e História. Esta prática decorreu em duas turmas da Escola Básica e Secundária Passos Manuel (Lisboa), uma do 10.º ano do ensino regular e outra do 11.º ano do Curso Profissional Técnico de Turismo, e numa turma do 9.º ano de escolaridade da Escola Secundária Miguel Torga (Sintra). Este trabalho assenta numa análise e reflexão sobre a aplicação das tecnologias digitais como ferramenta didática, e pretende demonstrar as potencialidades que este tipo de recursos representa no processo de ensino-aprendizagem, assim como os seus principais constrangimentos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-12T17:28:25Z
2016-01-05
2016-01-05T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/17257
TID:201011530
url http://hdl.handle.net/10362/17257
identifier_str_mv TID:201011530
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137874609700864