Ensino sem fronteiras: Matemática na escola e em casa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Bárbara Duarte
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/95494
Resumo: Dissertação de Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
id RCAP_7d6d5f91b4f7e8304424cbfb761a5218
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/95494
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensino sem fronteiras: Matemática na escola e em casaTeaching without borders: Mathematics at school and at homeEstágio PedagógicoEnsinoMatemáticaEnsino OnlineProfessorPedagogical InternshipTeachingMathOnline TeachingTeacherDissertação de Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário apresentada à Faculdade de Ciências e TecnologiaEste Relatório de Estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino da Matemática no 3.ºciclo do Ensino Básico e no Secundário, do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra, sob a orientação da Professora Doutora Helena Albuquerque.O Núcleo de Estágio decorreu no ano letivo de 2020/2021 na Escola Secundária com 3º Ciclo D.Dinis em Coimbra e foi composto pela Orientadora Cooperante Professora Sónia Florindo e por duas Professoras Estagiárias, Bárbara Coelho, a autora deste relatório, e Carla Queirós.Durante o ano letivo a Professora Estagiária Bárbara Coelho, realizou a prática do ensino supervisionado nas turmas do 8º ano CEF, 9º ano do Ensino Básico e 12º ano do Ensino Secundário Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias. O Relatório de Estágio tem como objetivo relatar e refletir sobre as atividades desenvolvidas durante a prática pedagógica, bem como atividades que foram desenvolvidas no âmbito do Projeto Educacional e apresentadas às turmas e à comunidade escolar. Também são abordadas as metodologias e tecnologias utilizadas durante a prática pedagógica, notando a diferença entre o ensino presencial e o ensino online. Este foi um ano atípico que exigiu muito de todos, tanto dos professores como dos alunos, que tiveram que se adaptar a estas duas realidades bem distintas.Apesar das adversidades, a autora deste relatório adaptou-se de forma a garantir o bom funcionamento da prática pedagógica e a realização de atividades.This Internship Report was carried out within the scope of the Master’s Degree in Mathematics Teaching in the 3rd cycle of Basic and Secondary Education, of the Mathematics Department in the Faculty of Sciences and Technologies of the University of Coimbra, under the supervision of Helena Albuquerque PhD.The Internship Nucleus took place in the 2020/2021 school year at the Secondary School with 3rd Cycle D.Dinis in Coimbra and was composed by the Cooperating Advisor Teacher Sónia Florindo and two Trainee Teachers, Bárbara Coelho, the author of this report, and Carla Queirós.During the school year, the Trainee Teacher Bárbara Coelho, carried out the practice of supervised teaching in the classes of the 8th year of CEF, 9th year of Basic Education and 12th year of Secondary Scientific-Humanistic of Science and Technology.The Internship Report aims to narrate and reflect on the activities developed during the pedagogical practice, as well as activities that were developed within the scope of the Educational Project and presented to the classes and the school community. There are also addressed he methodologies and technologies used during pedagogical practice, noting the difference between face-to-face teaching and online teaching. This was an atypical year that demanded a lot from everyone, both teachers and students, who had to adapt to these two very different realities.Despite the adversities, the author of this report has adapted to ensure the proper functioning of the pedagogical practice and the carrying out of activities.2021-07-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/95494http://hdl.handle.net/10316/95494TID:202753891porCoelho, Bárbara Duarteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T04:25:01Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/95494Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:13:58.802732Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino sem fronteiras: Matemática na escola e em casa
Teaching without borders: Mathematics at school and at home
title Ensino sem fronteiras: Matemática na escola e em casa
spellingShingle Ensino sem fronteiras: Matemática na escola e em casa
Coelho, Bárbara Duarte
Estágio Pedagógico
Ensino
Matemática
Ensino Online
Professor
Pedagogical Internship
Teaching
Math
Online Teaching
Teacher
title_short Ensino sem fronteiras: Matemática na escola e em casa
title_full Ensino sem fronteiras: Matemática na escola e em casa
title_fullStr Ensino sem fronteiras: Matemática na escola e em casa
title_full_unstemmed Ensino sem fronteiras: Matemática na escola e em casa
title_sort Ensino sem fronteiras: Matemática na escola e em casa
author Coelho, Bárbara Duarte
author_facet Coelho, Bárbara Duarte
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Bárbara Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Pedagógico
Ensino
Matemática
Ensino Online
Professor
Pedagogical Internship
Teaching
Math
Online Teaching
Teacher
topic Estágio Pedagógico
Ensino
Matemática
Ensino Online
Professor
Pedagogical Internship
Teaching
Math
Online Teaching
Teacher
description Dissertação de Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/95494
http://hdl.handle.net/10316/95494
TID:202753891
url http://hdl.handle.net/10316/95494
identifier_str_mv TID:202753891
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134036846706688