Perceção dos Alunos do 3º Ciclo e Ensino Secundário sobre a Experiência do Ensino Online Versus o Ensino Presencial durante o COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Maria Madalena de Freitas Dias Milheiro de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/9499
Resumo: Dissertação de Mestrado realizada sob a orientação de Professor Doutor Sérgio Gaitas, apresentada no Ispa – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia da Educação.
id RCAP_f09d56790c287a2790c3b3758df584c7
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/9499
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perceção dos Alunos do 3º Ciclo e Ensino Secundário sobre a Experiência do Ensino Online Versus o Ensino Presencial durante o COVID-19COVID-19Ensino onlineEnsino presencialDiferenciação pedagógicaAprendizagemCOVID-19Online teachingIn-person teachingPedagogical differentationLearningDissertação de Mestrado realizada sob a orientação de Professor Doutor Sérgio Gaitas, apresentada no Ispa – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia da Educação.A pandemia associada ao COVID 19 condicionou alterações nas práticas educativas em todo o mundo. A transição do ensino presencial para o ensino online. concretizou-se de forma súbita e desafiadora para os alunos e toda a comunidade educativa. Com a finalidade de estudar a perceção dos alunos de 3º ciclo e ensino secundário sobre a experiência online versus ensino presencial durante o confinamento foi realizado um estudo retrospetivo com 207 alunos do 3º ciclo e ensino secundário em lisboa, com aplicação de questionário online na presença do investigador. As variáveis aplicadas foram a adaptação do questionário “Classroom versus Online Study Questionnaire (COSQ)” para a língua portuguesa, a construção e validação de um instrumento bem-estar. Comparou-se a perceção que os alunos têm sobre os dois tipos de experiências de ensino no que diz respeito às componentes da aprendizagem (concentração, autoconfiança e interesse e competências); à frequência das práticas de diferenciação pedagógica e aos níveis de bem-estar percebido pelos alunos (socioeconómico, cognitivo e material) e a correlação entre as várias variáveis. Os resultados obtidos revelam que, neste grupo de alunos, o ensino presencial é preferido pelos alunos, em comparativo com o online, no que diz respeito aos componentes da aprendizagem. Todas as outras variáveis não demonstraram diferenças entre o ensino online e o presencial.ABSTRACT: The COVID-19 pandemic has led to changes in educational practices worldwide. The transition from in-person to online teaching happened suddenly and presented a challenge for students and the entire educational community. In order to study the perception of 3rd cycle and secondary school students regarding the online versus in-person learning experience during the lockdown, a retrospective study was conducted with 207 students from the 3rd cycle and secondary school in Lisbon. This study involved the administration of an online questionnaire in the presence of the researcher. The applied variables included the adaptation of the "Classroom versus Online Study Questionnaire (COSQ)" to the Portuguese language, as well as the construction and validation of a Well-Being instrument. The perception of students regarding both types of teaching experiences was compared with respect to learning components (concentration, self-confidence, interest, and skills); the frequency of pedagogical differentiation practices; and the levels of well-being perceived by students (socioeconomic, cognitive, and material), as well as the correlation between various variables. The results indicate that, in this group of students, in-person teaching is preferred, in comparison to online teaching, specifically in terms of learning components. All other variables did not show significant differences between online and in-person teaching.Gaitas, Sérgio Miguel ProtásioRepositório do ISPACarvalho, Maria Madalena de Freitas Dias Milheiro de2023-11-282024-01-122024-11-09T00:00:00Z2023-11-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/9499TID:203441230porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:16:50Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/9499Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:40:36.220775Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perceção dos Alunos do 3º Ciclo e Ensino Secundário sobre a Experiência do Ensino Online Versus o Ensino Presencial durante o COVID-19
title Perceção dos Alunos do 3º Ciclo e Ensino Secundário sobre a Experiência do Ensino Online Versus o Ensino Presencial durante o COVID-19
spellingShingle Perceção dos Alunos do 3º Ciclo e Ensino Secundário sobre a Experiência do Ensino Online Versus o Ensino Presencial durante o COVID-19
Carvalho, Maria Madalena de Freitas Dias Milheiro de
COVID-19
Ensino online
Ensino presencial
Diferenciação pedagógica
Aprendizagem
COVID-19
Online teaching
In-person teaching
Pedagogical differentation
Learning
title_short Perceção dos Alunos do 3º Ciclo e Ensino Secundário sobre a Experiência do Ensino Online Versus o Ensino Presencial durante o COVID-19
title_full Perceção dos Alunos do 3º Ciclo e Ensino Secundário sobre a Experiência do Ensino Online Versus o Ensino Presencial durante o COVID-19
title_fullStr Perceção dos Alunos do 3º Ciclo e Ensino Secundário sobre a Experiência do Ensino Online Versus o Ensino Presencial durante o COVID-19
title_full_unstemmed Perceção dos Alunos do 3º Ciclo e Ensino Secundário sobre a Experiência do Ensino Online Versus o Ensino Presencial durante o COVID-19
title_sort Perceção dos Alunos do 3º Ciclo e Ensino Secundário sobre a Experiência do Ensino Online Versus o Ensino Presencial durante o COVID-19
author Carvalho, Maria Madalena de Freitas Dias Milheiro de
author_facet Carvalho, Maria Madalena de Freitas Dias Milheiro de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gaitas, Sérgio Miguel Protásio
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Maria Madalena de Freitas Dias Milheiro de
dc.subject.por.fl_str_mv COVID-19
Ensino online
Ensino presencial
Diferenciação pedagógica
Aprendizagem
COVID-19
Online teaching
In-person teaching
Pedagogical differentation
Learning
topic COVID-19
Ensino online
Ensino presencial
Diferenciação pedagógica
Aprendizagem
COVID-19
Online teaching
In-person teaching
Pedagogical differentation
Learning
description Dissertação de Mestrado realizada sob a orientação de Professor Doutor Sérgio Gaitas, apresentada no Ispa – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia da Educação.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-28
2023-11-28T00:00:00Z
2024-01-12
2024-11-09T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/9499
TID:203441230
url http://hdl.handle.net/10400.12/9499
identifier_str_mv TID:203441230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136895309971456