Professores em serviço e em formação na região norte de Portugal: perspetivas sobre a dislexia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/59509 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Necessidades Educativas Especiais no Domínio Cognitivo e Motor) |
id |
RCAP_7d6d86edb04c4b1ae25c00e47d270542 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/59509 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Professores em serviço e em formação na região norte de Portugal: perspetivas sobre a dislexiaProfessoresConhecimentos e perceções sobre dislexiaTeachersKnowledge and perceptions about dyslexiaCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Necessidades Educativas Especiais no Domínio Cognitivo e Motor)Neste trabalho de investigação apresenta-se um estudo que teve por finalidade analisar os conhecimentos de professores em serviço e em formação do 1º Ciclo do Ensino Básico sobre dislexia. Os dados foram recolhidos junto de 96 participantes num agrupamento de escolas e numa universidade do Norte de Portugal, através de um questionário adaptado do estudo de Soriano-Ferrer et al. (2016), e do questionário utilizado por Carreira (2016). A metodologia utilizada nesta investigação é de natureza quantitativa, descritiva e inferencial. As conclusões mostram que: 1) no geral, os participantes revelam possuir conhecimentos sobre a dislexia, nomeadamente sobre as caraterísticas, a origem e diagnóstico e o ensino e apoio aos alunos, verificando-se, no entanto, alguns equívocos e também dúvidas; 2) as variáveis pessoais como o “género”, e as variáveis profissionais como o “tempo de serviço”, o “contato com alunos com dislexia formalmente diagnosticada”, os “participantes em serviço e em formação” e a “formação especializada na área da dislexia”, tiveram influência nos resultados dos conhecimentos sobre dislexia dos participantes; 3) a escala apresenta um coeficiente de Alpha de Cronbach de 0,696, considerado aceitável; 4) os resultados da análise fatorial não mostram coerência conceptual pelo que se sugere um estudo posterior. Este estudo permite analisar os conhecimentos dos professores sobre dislexia e contribuir para a organização de apoios nesta área.This research work presents an advanced study that intends to analyse the teachers knowledge about dyslexia, both in training and service. The data was collected through 96 participants in a group of schools and in a university in the North of Portugal, based on two questionnaires: one adapted from the Soriano-Ferrer et al. (2016) study and the other used by Carreira (2016). The methodology used during this research in this paper is quantitative, descriptive and inferential. The conclusions show that: 1) in general, the participants reveal knowledge about dyslexia, such as the characteristics, the diagnoses and how to teach and support students, however, some of that information is misunderstood and doubts; 2) personal variables such as “gender”, professional variables such as “work experience”, “direct contact with students with formally diagnosed dyslexia”, “participants in service and training” and “professional training in dyslexia education” had impact on participants knowledge about dyslexia; 3) the scale shows a Cronbach's Alpha coefficient of 0.666, which is considered acceptable; 4) the results of the factorial analysis do not show conceptual coherence and a posterior study is suggested. This study allows to analyze the teachers knowledge about dyslexia and to contribute to an organization that supports this nature of problem.Martins, Ana Paula LouçãoUniversidade do MinhoNobre, Sandra do Sameiro da Silva20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/59509por202189198info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:51:50Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/59509Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:50:50.731616Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Professores em serviço e em formação na região norte de Portugal: perspetivas sobre a dislexia |
title |
Professores em serviço e em formação na região norte de Portugal: perspetivas sobre a dislexia |
spellingShingle |
Professores em serviço e em formação na região norte de Portugal: perspetivas sobre a dislexia Nobre, Sandra do Sameiro da Silva Professores Conhecimentos e perceções sobre dislexia Teachers Knowledge and perceptions about dyslexia Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Professores em serviço e em formação na região norte de Portugal: perspetivas sobre a dislexia |
title_full |
Professores em serviço e em formação na região norte de Portugal: perspetivas sobre a dislexia |
title_fullStr |
Professores em serviço e em formação na região norte de Portugal: perspetivas sobre a dislexia |
title_full_unstemmed |
Professores em serviço e em formação na região norte de Portugal: perspetivas sobre a dislexia |
title_sort |
Professores em serviço e em formação na região norte de Portugal: perspetivas sobre a dislexia |
author |
Nobre, Sandra do Sameiro da Silva |
author_facet |
Nobre, Sandra do Sameiro da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Ana Paula Loução Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nobre, Sandra do Sameiro da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores Conhecimentos e perceções sobre dislexia Teachers Knowledge and perceptions about dyslexia Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Professores Conhecimentos e perceções sobre dislexia Teachers Knowledge and perceptions about dyslexia Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Necessidades Educativas Especiais no Domínio Cognitivo e Motor) |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/59509 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/59509 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202189198 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133094193659904 |