O papel da intervenção psicomotora nas competências socioemocionais de crianças do 1.º CEB no Colégio Pedro Arrupe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Margarida Saraiva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/30130
Resumo: O presente relatório foi desenvolvido na Unidade Curricular de Aprofundamento de Competências Profissionais, um dos ramos do Mestrado em Reabilitação Psicomotora da Faculdade de Motricidade Humana. Desta forma, este documento retrata todo o estágio que foi desenvolvido no Colégio Pedro Arrupe, tendo este decorrido desde outubro a junho do ano letivo 2022/2023, perfazendo uma duração total de nove meses. O relatório está dividido em três partes: a primeira abrange a apresentação da instituição e uma revisão bibliográfica acerca da aprendizagem socioemocional, as perturbações de aprendizagem específicas e o papel da intervenção psicomotora em contexto escolar; a segunda parte integra a componente prática desenvolvida no estágio, nomeadamente o trabalho realizado com as crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico. Para além disso, este subcapítulo abrange um estudo de caso individual e um estudo de caso de grupo, com as respetivas descrições, avaliações e discussão de resultados. Na última e terceira parte é apresentada uma proposta de intervenção escolar em relação à ansiedade dos alunos nas escolas, na faixa etária dos 8 ou 9 anos. Serve o presente documento para ajudar a compreender a integração e o impacto da Psicomotricidade em equipas multidisciplinares nas escolas.
id RCAP_7d7c27a236d6c958815d0045d7d658d5
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/30130
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel da intervenção psicomotora nas competências socioemocionais de crianças do 1.º CEB no Colégio Pedro ArrupeColégio Pedro ArrupeAprendizagem SocioemocionalPerturbações de Aprendizagem EspecíficasIntervenção PsicomotoraContexto EscolarPedro Arrupe CollegeSocio and Emotional LearningSpecific Learning DisabilitiesPsychomotor InterventionSchool contextDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Outras Ciências MédicasO presente relatório foi desenvolvido na Unidade Curricular de Aprofundamento de Competências Profissionais, um dos ramos do Mestrado em Reabilitação Psicomotora da Faculdade de Motricidade Humana. Desta forma, este documento retrata todo o estágio que foi desenvolvido no Colégio Pedro Arrupe, tendo este decorrido desde outubro a junho do ano letivo 2022/2023, perfazendo uma duração total de nove meses. O relatório está dividido em três partes: a primeira abrange a apresentação da instituição e uma revisão bibliográfica acerca da aprendizagem socioemocional, as perturbações de aprendizagem específicas e o papel da intervenção psicomotora em contexto escolar; a segunda parte integra a componente prática desenvolvida no estágio, nomeadamente o trabalho realizado com as crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico. Para além disso, este subcapítulo abrange um estudo de caso individual e um estudo de caso de grupo, com as respetivas descrições, avaliações e discussão de resultados. Na última e terceira parte é apresentada uma proposta de intervenção escolar em relação à ansiedade dos alunos nas escolas, na faixa etária dos 8 ou 9 anos. Serve o presente documento para ajudar a compreender a integração e o impacto da Psicomotricidade em equipas multidisciplinares nas escolas.This report was developed in the Curricular Unit for the Professional Skills Activity, one of the branches of the Master's Degree in Psychomotor Rehabilitation at the Faculdade de Motricidade Humana. In this way, this document portrays the entire internship that was developed at Colégio Pedro Arrupe, which took place from October to June of the 2022/2023 academic year, totaling a total duration of nine months. The report is divided into three parts: the first covers the institution's presentation and a literature review on socio-emotional learning, specific learning disorders and the role of psychomotor intervention in a school context; the second part includes the practical component developed in the internship, namely the work carried out with children in the 1st Cycle of Basic Education. Furthermore, this subchapter covers an individual case study and a group case study, with respective descriptions, evaluations and discussion of results. In the last and third part, a proposal for school intervention is presented in relation to the anxiety of students in schools, aged 8 or 9. This document serves to help understand the integration and impact of Psychomotricity in multidisciplinary teams in schools.Ferreira, Marco Paulo MaiaRepositório da Universidade de LisboaMarques, Margarida Saraiva2024-02-15T11:36:11Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/30130porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-18T01:31:55Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/30130Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:38:43.620120Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel da intervenção psicomotora nas competências socioemocionais de crianças do 1.º CEB no Colégio Pedro Arrupe
title O papel da intervenção psicomotora nas competências socioemocionais de crianças do 1.º CEB no Colégio Pedro Arrupe
spellingShingle O papel da intervenção psicomotora nas competências socioemocionais de crianças do 1.º CEB no Colégio Pedro Arrupe
Marques, Margarida Saraiva
Colégio Pedro Arrupe
Aprendizagem Socioemocional
Perturbações de Aprendizagem Específicas
Intervenção Psicomotora
Contexto Escolar
Pedro Arrupe College
Socio and Emotional Learning
Specific Learning Disabilities
Psychomotor Intervention
School context
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Outras Ciências Médicas
title_short O papel da intervenção psicomotora nas competências socioemocionais de crianças do 1.º CEB no Colégio Pedro Arrupe
title_full O papel da intervenção psicomotora nas competências socioemocionais de crianças do 1.º CEB no Colégio Pedro Arrupe
title_fullStr O papel da intervenção psicomotora nas competências socioemocionais de crianças do 1.º CEB no Colégio Pedro Arrupe
title_full_unstemmed O papel da intervenção psicomotora nas competências socioemocionais de crianças do 1.º CEB no Colégio Pedro Arrupe
title_sort O papel da intervenção psicomotora nas competências socioemocionais de crianças do 1.º CEB no Colégio Pedro Arrupe
author Marques, Margarida Saraiva
author_facet Marques, Margarida Saraiva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Marco Paulo Maia
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Margarida Saraiva
dc.subject.por.fl_str_mv Colégio Pedro Arrupe
Aprendizagem Socioemocional
Perturbações de Aprendizagem Específicas
Intervenção Psicomotora
Contexto Escolar
Pedro Arrupe College
Socio and Emotional Learning
Specific Learning Disabilities
Psychomotor Intervention
School context
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Outras Ciências Médicas
topic Colégio Pedro Arrupe
Aprendizagem Socioemocional
Perturbações de Aprendizagem Específicas
Intervenção Psicomotora
Contexto Escolar
Pedro Arrupe College
Socio and Emotional Learning
Specific Learning Disabilities
Psychomotor Intervention
School context
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Outras Ciências Médicas
description O presente relatório foi desenvolvido na Unidade Curricular de Aprofundamento de Competências Profissionais, um dos ramos do Mestrado em Reabilitação Psicomotora da Faculdade de Motricidade Humana. Desta forma, este documento retrata todo o estágio que foi desenvolvido no Colégio Pedro Arrupe, tendo este decorrido desde outubro a junho do ano letivo 2022/2023, perfazendo uma duração total de nove meses. O relatório está dividido em três partes: a primeira abrange a apresentação da instituição e uma revisão bibliográfica acerca da aprendizagem socioemocional, as perturbações de aprendizagem específicas e o papel da intervenção psicomotora em contexto escolar; a segunda parte integra a componente prática desenvolvida no estágio, nomeadamente o trabalho realizado com as crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico. Para além disso, este subcapítulo abrange um estudo de caso individual e um estudo de caso de grupo, com as respetivas descrições, avaliações e discussão de resultados. Na última e terceira parte é apresentada uma proposta de intervenção escolar em relação à ansiedade dos alunos nas escolas, na faixa etária dos 8 ou 9 anos. Serve o presente documento para ajudar a compreender a integração e o impacto da Psicomotricidade em equipas multidisciplinares nas escolas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-01-01T00:00:00Z
2024-02-15T11:36:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/30130
url http://hdl.handle.net/10400.5/30130
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137437702684672