O papel da intervenção psicomotora nas competências socioemocionais de crianças do 1.º CEB no Colégio Pedro Arrupe
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/30130 |
Resumo: | O presente relatório foi desenvolvido na Unidade Curricular de Aprofundamento de Competências Profissionais, um dos ramos do Mestrado em Reabilitação Psicomotora da Faculdade de Motricidade Humana. Desta forma, este documento retrata todo o estágio que foi desenvolvido no Colégio Pedro Arrupe, tendo este decorrido desde outubro a junho do ano letivo 2022/2023, perfazendo uma duração total de nove meses. O relatório está dividido em três partes: a primeira abrange a apresentação da instituição e uma revisão bibliográfica acerca da aprendizagem socioemocional, as perturbações de aprendizagem específicas e o papel da intervenção psicomotora em contexto escolar; a segunda parte integra a componente prática desenvolvida no estágio, nomeadamente o trabalho realizado com as crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico. Para além disso, este subcapítulo abrange um estudo de caso individual e um estudo de caso de grupo, com as respetivas descrições, avaliações e discussão de resultados. Na última e terceira parte é apresentada uma proposta de intervenção escolar em relação à ansiedade dos alunos nas escolas, na faixa etária dos 8 ou 9 anos. Serve o presente documento para ajudar a compreender a integração e o impacto da Psicomotricidade em equipas multidisciplinares nas escolas. |
id |
RCAP_7d7c27a236d6c958815d0045d7d658d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/30130 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O papel da intervenção psicomotora nas competências socioemocionais de crianças do 1.º CEB no Colégio Pedro ArrupeColégio Pedro ArrupeAprendizagem SocioemocionalPerturbações de Aprendizagem EspecíficasIntervenção PsicomotoraContexto EscolarPedro Arrupe CollegeSocio and Emotional LearningSpecific Learning DisabilitiesPsychomotor InterventionSchool contextDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Outras Ciências MédicasO presente relatório foi desenvolvido na Unidade Curricular de Aprofundamento de Competências Profissionais, um dos ramos do Mestrado em Reabilitação Psicomotora da Faculdade de Motricidade Humana. Desta forma, este documento retrata todo o estágio que foi desenvolvido no Colégio Pedro Arrupe, tendo este decorrido desde outubro a junho do ano letivo 2022/2023, perfazendo uma duração total de nove meses. O relatório está dividido em três partes: a primeira abrange a apresentação da instituição e uma revisão bibliográfica acerca da aprendizagem socioemocional, as perturbações de aprendizagem específicas e o papel da intervenção psicomotora em contexto escolar; a segunda parte integra a componente prática desenvolvida no estágio, nomeadamente o trabalho realizado com as crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico. Para além disso, este subcapítulo abrange um estudo de caso individual e um estudo de caso de grupo, com as respetivas descrições, avaliações e discussão de resultados. Na última e terceira parte é apresentada uma proposta de intervenção escolar em relação à ansiedade dos alunos nas escolas, na faixa etária dos 8 ou 9 anos. Serve o presente documento para ajudar a compreender a integração e o impacto da Psicomotricidade em equipas multidisciplinares nas escolas.This report was developed in the Curricular Unit for the Professional Skills Activity, one of the branches of the Master's Degree in Psychomotor Rehabilitation at the Faculdade de Motricidade Humana. In this way, this document portrays the entire internship that was developed at Colégio Pedro Arrupe, which took place from October to June of the 2022/2023 academic year, totaling a total duration of nine months. The report is divided into three parts: the first covers the institution's presentation and a literature review on socio-emotional learning, specific learning disorders and the role of psychomotor intervention in a school context; the second part includes the practical component developed in the internship, namely the work carried out with children in the 1st Cycle of Basic Education. Furthermore, this subchapter covers an individual case study and a group case study, with respective descriptions, evaluations and discussion of results. In the last and third part, a proposal for school intervention is presented in relation to the anxiety of students in schools, aged 8 or 9. This document serves to help understand the integration and impact of Psychomotricity in multidisciplinary teams in schools.Ferreira, Marco Paulo MaiaRepositório da Universidade de LisboaMarques, Margarida Saraiva2024-02-15T11:36:11Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/30130porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-18T01:31:55Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/30130Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:38:43.620120Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel da intervenção psicomotora nas competências socioemocionais de crianças do 1.º CEB no Colégio Pedro Arrupe |
title |
O papel da intervenção psicomotora nas competências socioemocionais de crianças do 1.º CEB no Colégio Pedro Arrupe |
spellingShingle |
O papel da intervenção psicomotora nas competências socioemocionais de crianças do 1.º CEB no Colégio Pedro Arrupe Marques, Margarida Saraiva Colégio Pedro Arrupe Aprendizagem Socioemocional Perturbações de Aprendizagem Específicas Intervenção Psicomotora Contexto Escolar Pedro Arrupe College Socio and Emotional Learning Specific Learning Disabilities Psychomotor Intervention School context Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Outras Ciências Médicas |
title_short |
O papel da intervenção psicomotora nas competências socioemocionais de crianças do 1.º CEB no Colégio Pedro Arrupe |
title_full |
O papel da intervenção psicomotora nas competências socioemocionais de crianças do 1.º CEB no Colégio Pedro Arrupe |
title_fullStr |
O papel da intervenção psicomotora nas competências socioemocionais de crianças do 1.º CEB no Colégio Pedro Arrupe |
title_full_unstemmed |
O papel da intervenção psicomotora nas competências socioemocionais de crianças do 1.º CEB no Colégio Pedro Arrupe |
title_sort |
O papel da intervenção psicomotora nas competências socioemocionais de crianças do 1.º CEB no Colégio Pedro Arrupe |
author |
Marques, Margarida Saraiva |
author_facet |
Marques, Margarida Saraiva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Marco Paulo Maia Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Margarida Saraiva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Colégio Pedro Arrupe Aprendizagem Socioemocional Perturbações de Aprendizagem Específicas Intervenção Psicomotora Contexto Escolar Pedro Arrupe College Socio and Emotional Learning Specific Learning Disabilities Psychomotor Intervention School context Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Outras Ciências Médicas |
topic |
Colégio Pedro Arrupe Aprendizagem Socioemocional Perturbações de Aprendizagem Específicas Intervenção Psicomotora Contexto Escolar Pedro Arrupe College Socio and Emotional Learning Specific Learning Disabilities Psychomotor Intervention School context Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Outras Ciências Médicas |
description |
O presente relatório foi desenvolvido na Unidade Curricular de Aprofundamento de Competências Profissionais, um dos ramos do Mestrado em Reabilitação Psicomotora da Faculdade de Motricidade Humana. Desta forma, este documento retrata todo o estágio que foi desenvolvido no Colégio Pedro Arrupe, tendo este decorrido desde outubro a junho do ano letivo 2022/2023, perfazendo uma duração total de nove meses. O relatório está dividido em três partes: a primeira abrange a apresentação da instituição e uma revisão bibliográfica acerca da aprendizagem socioemocional, as perturbações de aprendizagem específicas e o papel da intervenção psicomotora em contexto escolar; a segunda parte integra a componente prática desenvolvida no estágio, nomeadamente o trabalho realizado com as crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico. Para além disso, este subcapítulo abrange um estudo de caso individual e um estudo de caso de grupo, com as respetivas descrições, avaliações e discussão de resultados. Na última e terceira parte é apresentada uma proposta de intervenção escolar em relação à ansiedade dos alunos nas escolas, na faixa etária dos 8 ou 9 anos. Serve o presente documento para ajudar a compreender a integração e o impacto da Psicomotricidade em equipas multidisciplinares nas escolas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023-01-01T00:00:00Z 2024-02-15T11:36:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/30130 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/30130 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137437702684672 |