Avaliação das Competências Digitais de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico: Uma proposta metodológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300014 |
Resumo: | Resumo: Este artigo apresenta o desenho conceptual-metodológico destinado à construção de um dispositivo de avaliação de Competências Digitais de Alunos em contexto escolar, desenvolvido no âmbito de uma investigação de mestrado, na área da Inovação em Educação na Universidade de Lisboa. Esta investigação adota uma abordagem metodológica inovadora que envolve os próprios professores na construção do referido dispositivo. Pretende-se apresentar a proposta metodológica desenhada, em alinhamento com os princípios da Design-Based Research (DBR) e atendendo aos objetivos de uma investigação de carácter qualitativo realizada em contexto educacional. A proposta metodológica valoriza as especificidades do terreno e a interação com professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico da rede de escolas do Município da Amadora (Portugal), em particular no refinamento do dispositivo de avaliação em construção. Para este artigo, debruçar-nos-emos sobre o processo de definição metodológica, descrevendo minuciosamente as diferentes etapas de construção do dispositivo de avaliação e apresentando os fundamentos de base científica que suportam as opções tomadas. Estas se constituirão de métodos distintos de recolha e tratamento de dados, adequados às diferentes naturezas dos dados recolhidos, sendo maioritariamente de natureza qualitativa. Além de permitir apreciar criticamente quais as potencialidades e obstáculos em relação aos procedimentos adotados, foi possível corroborar resultados de estudos anteriores sobre as potencialidades da DBR na criação de artefactos pedagógicos e sua utilidade para investigações cujos objetivos estejam voltados para a inovação educacional dado o seu carácter pragmático. Em síntese, cremos que se trata de uma proposta metodológica que poderá servir de base para investigações cujo objetivo seja o de desenvolver ferramentas similares de aferição de competências de alunos em contexto escolar. |
id |
RCAP_7dab081748e3e51c2875cdb4d55d5a86 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2184-77702022000300014 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Avaliação das Competências Digitais de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico: Uma proposta metodológicaPragmatismoDesign-Based ResearchAvaliaçãoCompetências Digitais1.ºCEB.Resumo: Este artigo apresenta o desenho conceptual-metodológico destinado à construção de um dispositivo de avaliação de Competências Digitais de Alunos em contexto escolar, desenvolvido no âmbito de uma investigação de mestrado, na área da Inovação em Educação na Universidade de Lisboa. Esta investigação adota uma abordagem metodológica inovadora que envolve os próprios professores na construção do referido dispositivo. Pretende-se apresentar a proposta metodológica desenhada, em alinhamento com os princípios da Design-Based Research (DBR) e atendendo aos objetivos de uma investigação de carácter qualitativo realizada em contexto educacional. A proposta metodológica valoriza as especificidades do terreno e a interação com professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico da rede de escolas do Município da Amadora (Portugal), em particular no refinamento do dispositivo de avaliação em construção. Para este artigo, debruçar-nos-emos sobre o processo de definição metodológica, descrevendo minuciosamente as diferentes etapas de construção do dispositivo de avaliação e apresentando os fundamentos de base científica que suportam as opções tomadas. Estas se constituirão de métodos distintos de recolha e tratamento de dados, adequados às diferentes naturezas dos dados recolhidos, sendo maioritariamente de natureza qualitativa. Além de permitir apreciar criticamente quais as potencialidades e obstáculos em relação aos procedimentos adotados, foi possível corroborar resultados de estudos anteriores sobre as potencialidades da DBR na criação de artefactos pedagógicos e sua utilidade para investigações cujos objetivos estejam voltados para a inovação educacional dado o seu carácter pragmático. Em síntese, cremos que se trata de uma proposta metodológica que poderá servir de base para investigações cujo objetivo seja o de desenvolver ferramentas similares de aferição de competências de alunos em contexto escolar.Ludomedia2022-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300014New Trends in Qualitative Research v.12 2022reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300014Sousa,EmilyCruz,ElisabeteCosta,Fernando Albuquerqueinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:33:20Zoai:scielo:S2184-77702022000300014Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:35:44.122857Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação das Competências Digitais de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico: Uma proposta metodológica |
title |
Avaliação das Competências Digitais de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico: Uma proposta metodológica |
spellingShingle |
Avaliação das Competências Digitais de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico: Uma proposta metodológica Sousa,Emily Pragmatismo Design-Based Research Avaliação Competências Digitais 1.ºCEB. |
title_short |
Avaliação das Competências Digitais de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico: Uma proposta metodológica |
title_full |
Avaliação das Competências Digitais de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico: Uma proposta metodológica |
title_fullStr |
Avaliação das Competências Digitais de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico: Uma proposta metodológica |
title_full_unstemmed |
Avaliação das Competências Digitais de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico: Uma proposta metodológica |
title_sort |
Avaliação das Competências Digitais de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico: Uma proposta metodológica |
author |
Sousa,Emily |
author_facet |
Sousa,Emily Cruz,Elisabete Costa,Fernando Albuquerque |
author_role |
author |
author2 |
Cruz,Elisabete Costa,Fernando Albuquerque |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa,Emily Cruz,Elisabete Costa,Fernando Albuquerque |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pragmatismo Design-Based Research Avaliação Competências Digitais 1.ºCEB. |
topic |
Pragmatismo Design-Based Research Avaliação Competências Digitais 1.ºCEB. |
description |
Resumo: Este artigo apresenta o desenho conceptual-metodológico destinado à construção de um dispositivo de avaliação de Competências Digitais de Alunos em contexto escolar, desenvolvido no âmbito de uma investigação de mestrado, na área da Inovação em Educação na Universidade de Lisboa. Esta investigação adota uma abordagem metodológica inovadora que envolve os próprios professores na construção do referido dispositivo. Pretende-se apresentar a proposta metodológica desenhada, em alinhamento com os princípios da Design-Based Research (DBR) e atendendo aos objetivos de uma investigação de carácter qualitativo realizada em contexto educacional. A proposta metodológica valoriza as especificidades do terreno e a interação com professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico da rede de escolas do Município da Amadora (Portugal), em particular no refinamento do dispositivo de avaliação em construção. Para este artigo, debruçar-nos-emos sobre o processo de definição metodológica, descrevendo minuciosamente as diferentes etapas de construção do dispositivo de avaliação e apresentando os fundamentos de base científica que suportam as opções tomadas. Estas se constituirão de métodos distintos de recolha e tratamento de dados, adequados às diferentes naturezas dos dados recolhidos, sendo maioritariamente de natureza qualitativa. Além de permitir apreciar criticamente quais as potencialidades e obstáculos em relação aos procedimentos adotados, foi possível corroborar resultados de estudos anteriores sobre as potencialidades da DBR na criação de artefactos pedagógicos e sua utilidade para investigações cujos objetivos estejam voltados para a inovação educacional dado o seu carácter pragmático. Em síntese, cremos que se trata de uma proposta metodológica que poderá servir de base para investigações cujo objetivo seja o de desenvolver ferramentas similares de aferição de competências de alunos em contexto escolar. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300014 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300014 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300014 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
dc.source.none.fl_str_mv |
New Trends in Qualitative Research v.12 2022 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137410356871168 |