O trabalho do professor numa aula de investigação matemática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1999 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48489/quadrante.22709 |
Resumo: | Este estudo, realizado por uma equipa colaborativa integrando professores e investigadores, tem por objectivo caracterizar os papéis do professor em aulas onde os alunos realizam investigações matemáticas, e indicar os aspectos do conhecimento profissional mais relevantes. A metodologia é qualitativa, baseada na observação de situações de aula na realização de uma tarefa que se presta a ser abordada de diversas perspectivas e com diversos graus de sofisticação matemática. A recolha de dados foi realizada através de registos vídeo e áudio e notas de observação, a partir dos quais foram seleccionados diversos episódios para uma análise aprofundada. O estudo evidencia seis papéis fundamentais do professor no decorrer de uma aula em que os alunos realizam este tipo de trabalho. Um deles é pensar matematicamente em frente dos seus alunos, e decorre da própria natureza aberta da tarefa. Dois outros papéis, dar informação e promover a reflexão, decorrem de duas dimensões do currículo, a dos objectivos gerais e a dos conteúdos particulares. E, finalmente, três outros papéis, desafiar, apoiar e avaliar, decorrem da lógica do desenvolvimento de qualquer actividade. O estudo evidencia ainda diversos aspectos do conhecimento profissional do professor, nomeadamente o conhecimento matemático, em especial relativo à tarefa de investigação, e o conhecimento didáctico, relativo à organização do trabalho e à condução da actividade dos alunos. |
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