Melhoria da gestão do processo de negócio de um departamento de excelência operacional: uma proposta de reestruturação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Beatriz Pereira de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/28957
Resumo: Os processos de negócio sofrem constantes mutações para acompanhar o crescimento e responder aos desafios que as organizações enfrentam diariamente. Melhorar continuamente os processos confere vantagem competitiva e permite que as organizações incrementem a sua eficiência, eliminando desperdícios e custos desnecessários. A Prio Energy S.A. é uma das empresas que possui uma das maiores quotas no mercado dos combustíveis, sendo também uma das que mais tem crescido e alargado o seu portfólio de negócios. O presente trabalho resulta do projeto realizado no seio do departamento de excelência operacional desta organização. Pretende-se melhorar a gestão do processo de negócio deste departamento, analisando as suas atividades e fluxos de informação. Para realizar a análise crítica do processo recorreu-se à metodologia do Ciclo de Vida BPM e à modelação de processos usando a linguagem BPMN 2.0, bem como a uma ferramenta Lean para identificar as atividades que não acrescentam qualquer valor ao processo. Com consequência desta análise foram desenvolvidas e aplicadas ferramentas de apoio à tomada de decisão e à gestão de conhecimento, nomeadamente a ferramenta Lean do relatório A3, o Microsoft Power BI e o Microsoft Power Apps. O resultado deste projeto reside na melhoria global do desempenho do departamento, tanto ao nível da atuação dos intervenientes no próprio processo como da transformação da informação e preservação do conhecimento. Espera-se que a melhoria do processo de um departamento cujo foco é melhorar rácios, diminuir ineficiências de outros processos de negócio e aproximar as equipas, influencie e beneficie toda a organização.
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