A WebQuest como recurso para aprender história: um estudo sobre significância histórica com alunos do 5.º ano
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/7745 |
Resumo: | Dissertação de mestrado Educação, área de Especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino de História. |
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A WebQuest como recurso para aprender história: um estudo sobre significância histórica com alunos do 5.º anoWebQuest as a research for learning history: a study about historical significance with 5th grade students93:372.893372.893:93371.68Dissertação de mestrado Educação, área de Especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino de História.Este estudo, que se insere no âmbito da pesquisa em cognição histórica e em tecnologia educativa, visa compreender as concepções dos alunos em torno do conceito de Significância Histórica, através da exploração de uma WebQuest. A utilização de recursos provenientes da Web no processo de ensino aprendizagem torna-se cada vez mais imprescindível. Nem a escola nem os professores se podem demitir desta função: preparar os alunos para as novas exigências da Sociedade de Informação. A WebQuest vem responder à preocupação de delimitar a informação que se pode encontrar na Web dado que possibilita uma pesquisa orientada; por outro lado, o facto de estar disponível na Web, torna-se mais desafiante para os alunos envolvendo-os na construção da sua aprendizagem. Como tal, o objectivo central do estudo consiste em compreender a significância que os alunos atribuem a momentos que consideram fundamentais para a formação da nacionalidade no tempo de D. Afonso Henriques, bem como observar as reacções dos alunos em relação ao recurso utilizado, uma WebQuest de curta duração, criada e desenvolvida pelo professor-investigador. Trata-se de um estudo de natureza descritiva, com uma amostra constituída por 12 alunos que frequentam o 5.º ano de escolaridade. Na análise de dados, recorreu-se a uma análise de conteúdo a fim de estabelecer a frequência das datas/acontecimentos que a amostra seleccionou como significativas para a independência de Portugal, levantar as ideias veiculadas pelos alunos nas suas argumentações e avaliar a autonomia e o empenho manifestado pelos alunos na realização da actividade. Para o estabelecimento de inferências sobre níveis de significância histórica subjacentes às ideias manifestadas, seguiu-se uma metodologia inspirada na Grounded Theory. Durante a realização desta WebQuest constatou-se que os alunos se mostraram empenhados e entusiasmados, considerando a WebQuest desafiante; observou-se, de igual modo, o estabelecimento de relações de partilha e cooperação nos diferentes pares, com alguma autonomia na realização das etapas da tarefa. A análise dos dados empíricos permitiu observar que a amostra, constantemente, frisava a boa organização da WebQuest, que por sua vez serviu de estímulo para aprender mais sobre a Formação de Portugal. Em termos de significância histórica de datas ligadas à formação da nacionalidade, observou-se que as datas mais frequentes foram: 1128 (Batalha de S. Mamede), 1139 (Batalha de Ourique) e 1143 (Tratado de Zamora), referenciadas por todos os grupos. Com base nos estudos de Seixas (1997) e Cercadillo (2000), criaram-se seis níveis de significância sobre as concepções dos alunos acerca da significância histórica, segundo os dados empíricos obtidos. Constatou-se que os alunos sentiram dificuldades em argumentar acerca das suas opções, sendo o nível de significância mais frequente o da “Significância Básica”, com justificações ténues, só potencial e implicitamente explicativas. Como implicações para o ensino da História, sugere-se que este tipo de actividades seja proporcionado desde cedo, implicando os alunos na construção do seu próprio conhecimento.This study, in the scope of research in historical cognition and educational technology, aims to understand the students’ conceptions around the concept of Historical Significance, through the exploration of a WebQuest. The use of resources in the teaching and learning process provided by the Web becomes more and more essential. Neither the school nor the teachers can discharge themselves from this role: to prepare students for the new requirements of the Information Society. The WebQuest answers to the concern about delimiting information that can be found on the Web since it makes possible a guided research; besides, the fact of being available on the Web, that becomes more challenging for the pupils involving them in constructing their own learning. Therefore, the central aim of this study consists of understanding the significance that students attribute to the moments they consider essential for the formation of the nationality in king Afonso Henriques times, as well as observing their reactions in relation to the resource employed, a WebQuest of short duration created and developed by the teacher-researcher. This is a descriptive study, with a sample consisting of 12 students attending 5th grade. In data analysis, firstly, the content analysis was employed to establish the frequency of dates/events selected by the sample as significant for the independence of Portugal, to identify the ideas implied in the students’ arguments and to evaluate the autonomy and the persistence revealed by the students in the accomplishment of the task. A methodology inspired in Grounded Theory was also employed to infer on levels of historical significance implied in the students’ ideas. During the WebQuest accomplishment it was evidenced that the students were highly enthusiastic and interested in doing the task, considering the WebQuest as challenging; the establishment of sharing and cooperation relationships among peer-groups were also observed, revealing some autonomy in each task phase performance. The analysis of the empirical data allowed to observe that the sample constantly emphasised the good WebQuest organization which, in turn, served as stimulus to learn more about the Formation of Portugal. In respects of historical significance of dates related to the formation of the nationality, the most frequent dates mentioned by all student-groups were 1128 (Battle of S. Mamede), 1139 (Battle of Ourique) and 1143 (Zamora Treated). Six levels of the students conceptions on historical significance were generated according to those presented by Seixas (1997) and Cercadillo (2000). Students showed some difficulty in arguing for their options, being the “Basic Significance” level, indicating feeble, only potential and implicitly explanatory justifications, the most frequent level of significance. As implications for history education, it is suggested that this type of activities should be provided to students since their early years as it makes the students responsible for the construction of their own knowledge.Barca, IsabelCarvalho, Ana Amélia Costa Conceição Amorim SoaresUniversidade do MinhoMartins, Hugo Manuel Oliveira2007-07-112007-07-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/7745porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:44:34Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/7745Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:42:16.283181Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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