A Terapia Ocupacional na implementação de Sistema Aumentativo e Alternativo de Comunicação: estudo de caso com uma criança com PEA em idade pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomé, Catarina
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Jordão, Inês, Santos, Mariana, Sousa, Sara, Ribeiro, Jaime
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/7716
Resumo: O livro de atas da 1ª Conferência Lusófona de Terapia Ocupacional é uma iniciativa do Núcleo de Terapia Ocupacional da RACS (Rede Académica de ciências da Saúde da Lusofonia). Nesta primeira edição, em formato virtual, no seguimento da pandemia que assolou o planeta, foram apresentados assincronamente 15 pósteres em formato vídeo e disponibilizados em https://www.youtube.com/playlist?list=PLKUR7eWoyi2QAmZdHuB8qapIIA3PGxPVf . Foram também apresentadas de forma síncrona 14 comunicações livres que resultaram em 13 artigos completos que foram publicados na RevSALUS - Revista Científica Internacional da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia – RACS - https://revsalus.com/index.php/RevSALUS. Uma comunicação oral encontra-se em artigo completo neste livro. Neste livro de Atas encontram-se publicados os resumos dos artigos completos publicados na RevSalus assim com os artigos curtos que originaram os vídeo-pósteres. Com mais de 100 participantes internacionais, esta edição obteve um sucesso considerável atendendo à sua novidade e constrangimentos pandémicos.
id RCAP_7e5f87bff6a6f060f19cb6d10441a75f
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7716
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Terapia Ocupacional na implementação de Sistema Aumentativo e Alternativo de Comunicação: estudo de caso com uma criança com PEA em idade pré-escolarOccupational Therapy in the Implementation of Augmentative and Alternative Communication System: a case study with a preschool child with ASDComunicaçãoPEATecnologias de ApoioSistemas Aumentativos e Alternativos de ComunicaçãoTerapia OcupacionalCriançasO livro de atas da 1ª Conferência Lusófona de Terapia Ocupacional é uma iniciativa do Núcleo de Terapia Ocupacional da RACS (Rede Académica de ciências da Saúde da Lusofonia). Nesta primeira edição, em formato virtual, no seguimento da pandemia que assolou o planeta, foram apresentados assincronamente 15 pósteres em formato vídeo e disponibilizados em https://www.youtube.com/playlist?list=PLKUR7eWoyi2QAmZdHuB8qapIIA3PGxPVf . Foram também apresentadas de forma síncrona 14 comunicações livres que resultaram em 13 artigos completos que foram publicados na RevSALUS - Revista Científica Internacional da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia – RACS - https://revsalus.com/index.php/RevSALUS. Uma comunicação oral encontra-se em artigo completo neste livro. Neste livro de Atas encontram-se publicados os resumos dos artigos completos publicados na RevSalus assim com os artigos curtos que originaram os vídeo-pósteres. Com mais de 100 participantes internacionais, esta edição obteve um sucesso considerável atendendo à sua novidade e constrangimentos pandémicos.A Perturbação do Espetro do Autismo (PEA), consiste numa alteração neuro-desenvolvimental, que se expressa através de alterações e défices nas competências sociais e de comunicação. A Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA) promove a autonomia das pessoas com PEA, para que consigam estabelecer uma comunicação eficaz com os seus pares. No âmbito da atuação da equipa multidisciplinar, a atuação da Terapia Ocupacional (TO) foca-se na promoção do acesso ao sistema de CAA, implementando dispositivos e interfaces customizadas ao utilizador. Objetivo: Descrever a intervenção da TO na implementação de Tecnologias de Apoio (TA) para a CAA junto de uma criança em idade pré-escolar com PEA, não verbal. Material e Métodos: Abordagem qualitativa através de um estudo de caso único, incidindo sobre a utilização de um dispositivo móvel android com ecrã tátil e com interface adaptado com pictogramas. Serão obtidos dados através da Escala de Comunicação Pré-Verbal, da Schedule of Growing Skills II , por entrevista a profissionais e cuidadores, e por observação participante. Resultados: Serão utilizados para a análise e interpretação dos dados qualitativos, o software WebQDA para a concretização da análise de conteúdo e o Microsoft Excel para tratamento dos dados quantitativos, provenientes das escalas de avaliação. Os resultados esperados avaliarão a evolução a nível das competências de comunicação, decorrente da implementação com treino do Sistema Aumentativo e Alternativo de Comunicação. Conclusão: Esta investigação irá produzir conhecimento no que reporta à atuação do TO na implementação de um SAAC para o desenvolvimento da comunicação de uma criança com PEA, não verbal.Introduction: Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder, which is expressed through changes and deficits in social and communication skills. Augmentative and Alternative Communication (AAC) promotes the autonomy of people with ASD so that they can establish an effective communication with their peers. Within the multidisciplinary team, Occupational Therapy (OT) focuses on promoting access to the AAC system, implementing devices and interfaces tailored to the user. Objective: To describe the OT intervention in the implementation of Assistive Technology (AT) for AAC with a preschooler with non-verbal ASD. Material and Methods: Qualitative approach through a single case study, focusing on the use of an android mobile device with touch screen and adapted interface with pictograms. Data will be obtained through the Pre-Verbal Communication Scale, the Schedule of Growing Skills II, interviews with professionals and caregivers, and participant observation. Results: For the analysis and interpretation of the qualitative data, the WebQDA software will be used to perform the content analysis and Microsoft Excel will be used to treat the quantitative data from the assessment scales. The expected results will assess the evolution in communication skills, resulting from the implementation and training of the Augmentative and Alternative Communication System. Conclusion: This research will produce knowledge on the role of OT in the implementation of an AACS for the development of the communication skills of a non-verbal child with ASD.Rede Académica de Ciências da Saúde da Lusofonia (RACS)IC-OnlineTomé, CatarinaJordão, InêsSantos, MarianaSousa, SaraRibeiro, Jaime2022-09-23T12:06:25Z2021-07-092021-07-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/7716por978-989-53249-0-3info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:55:49Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7716Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:50:36.890159Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Terapia Ocupacional na implementação de Sistema Aumentativo e Alternativo de Comunicação: estudo de caso com uma criança com PEA em idade pré-escolar
Occupational Therapy in the Implementation of Augmentative and Alternative Communication System: a case study with a preschool child with ASD
title A Terapia Ocupacional na implementação de Sistema Aumentativo e Alternativo de Comunicação: estudo de caso com uma criança com PEA em idade pré-escolar
spellingShingle A Terapia Ocupacional na implementação de Sistema Aumentativo e Alternativo de Comunicação: estudo de caso com uma criança com PEA em idade pré-escolar
Tomé, Catarina
Comunicação
PEA
Tecnologias de Apoio
Sistemas Aumentativos e Alternativos de Comunicação
Terapia Ocupacional
Crianças
title_short A Terapia Ocupacional na implementação de Sistema Aumentativo e Alternativo de Comunicação: estudo de caso com uma criança com PEA em idade pré-escolar
title_full A Terapia Ocupacional na implementação de Sistema Aumentativo e Alternativo de Comunicação: estudo de caso com uma criança com PEA em idade pré-escolar
title_fullStr A Terapia Ocupacional na implementação de Sistema Aumentativo e Alternativo de Comunicação: estudo de caso com uma criança com PEA em idade pré-escolar
title_full_unstemmed A Terapia Ocupacional na implementação de Sistema Aumentativo e Alternativo de Comunicação: estudo de caso com uma criança com PEA em idade pré-escolar
title_sort A Terapia Ocupacional na implementação de Sistema Aumentativo e Alternativo de Comunicação: estudo de caso com uma criança com PEA em idade pré-escolar
author Tomé, Catarina
author_facet Tomé, Catarina
Jordão, Inês
Santos, Mariana
Sousa, Sara
Ribeiro, Jaime
author_role author
author2 Jordão, Inês
Santos, Mariana
Sousa, Sara
Ribeiro, Jaime
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Tomé, Catarina
Jordão, Inês
Santos, Mariana
Sousa, Sara
Ribeiro, Jaime
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
PEA
Tecnologias de Apoio
Sistemas Aumentativos e Alternativos de Comunicação
Terapia Ocupacional
Crianças
topic Comunicação
PEA
Tecnologias de Apoio
Sistemas Aumentativos e Alternativos de Comunicação
Terapia Ocupacional
Crianças
description O livro de atas da 1ª Conferência Lusófona de Terapia Ocupacional é uma iniciativa do Núcleo de Terapia Ocupacional da RACS (Rede Académica de ciências da Saúde da Lusofonia). Nesta primeira edição, em formato virtual, no seguimento da pandemia que assolou o planeta, foram apresentados assincronamente 15 pósteres em formato vídeo e disponibilizados em https://www.youtube.com/playlist?list=PLKUR7eWoyi2QAmZdHuB8qapIIA3PGxPVf . Foram também apresentadas de forma síncrona 14 comunicações livres que resultaram em 13 artigos completos que foram publicados na RevSALUS - Revista Científica Internacional da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia – RACS - https://revsalus.com/index.php/RevSALUS. Uma comunicação oral encontra-se em artigo completo neste livro. Neste livro de Atas encontram-se publicados os resumos dos artigos completos publicados na RevSalus assim com os artigos curtos que originaram os vídeo-pósteres. Com mais de 100 participantes internacionais, esta edição obteve um sucesso considerável atendendo à sua novidade e constrangimentos pandémicos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-09
2021-07-09T00:00:00Z
2022-09-23T12:06:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/7716
url http://hdl.handle.net/10400.8/7716
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 978-989-53249-0-3
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Rede Académica de Ciências da Saúde da Lusofonia (RACS)
publisher.none.fl_str_mv Rede Académica de Ciências da Saúde da Lusofonia (RACS)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136998791839744