Os benefícios da intervenção precoce: perspetiva de famílias do distrito de Lisboa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/78367 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce) |
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Os benefícios da intervenção precoce: perspetiva de famílias do distrito de LisboaThe benefits of early intervention: perspective of families in the district of LisbonApoiosBenefíciosFamíliaIntervenção precoceBenefitsEarly interventionFamilySupportCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)O presente estudo intitulado Os Benefícios da Intervenção Precoce: Perspetiva de Famílias do Distrito de Lisboa, tem como finalidade contribuir para o conhecimento dos benefícios do apoio da IP para as famílias apoiadas no distrito de Lisboa. Os principais objetivos do estudo são: a) Caracterizar as famílias e as crianças que participam no estudo através dos dados sociodemográficos (idade dos pais, estado civil, habilitações académicas e profissão dos pais; o grau de parentesco do respondente; idade da criança, qual a sua problemática e o tempo de apoio na IP); b) Identificar os benefícios resultantes do apoio da IP, segundo as perspetivas das famílias apoiadas no distrito de Lisboa; c) Verificar a influência das variáveis sociodemográficas das famílias nos benefícios da IP. A metodologia utilizada nesta investigação é de natureza quantitativa, descritiva e inferencial. A amostra é constituída por 77 famílias de crianças com Necessidades Especiais, apoiadas pelas equipas de Intervenção Precoce (IP) no ano de 2020, no distrito de Lisboa. Os resultados obtidos permitem concluir que as famílias apoiadas percecionam benefícios para os pais e para as crianças em relação ao apoio IP. Contudo, a perceção dos benefícios pode sofrer influências de variáveis sociodemográficas, nomeadamente, do nível de escolaridade e categoria profissional dos pais, do tipo de problemática da criança e da frequência com que o apoio é prestado. Salienta-se ainda que a realização do estudo ocorreu durante a pandemia da Covid 19, e as famílias sentiram a necessidade da continuação do apoio por plataformas digitais online. Os resultados sustentam a necessidade de adequação e avaliação das práticas de IP, sendo este estudo um possível preditor e um contributo para um conhecimento mais efetivo sobre os benefícios do apoio nesta área, aspeto que pode permitir uma melhor adequação das práticas dos profissionais às preocupações e prioridades da famílias apoiadas pela IP.This study, entitled The Benefits of Early Intervention: Perspective of Families in the District of Lisbon, has the potential to contribute to the knowledge of the benefits of Early Intervention support for supported families in the district of Lisbon. The main objectives of the study are: a) To characterize the families and children participating in the study through sociodemographic data (age of the parents, marital status, academic qualifications, and the parents' profession; the degree of kinship of the respondent; age of the child, his problematic, and the time of support in the Early Intervention); b) To identify the benefits of Early Intervention support, according to the perspectives of the families supported in the district of Lisbon; c) To verify the influence of sociodemographic variables of families on the benefits of Early Intervention. The methodology used in this investigation is quantitative, descriptive, and inferential. The sample is composed by 77 families of children with Special Needs, supported by the Early Intervention teams in 2020, in the district of Lisbon. The obtained results allow us to conclude that supported families perceive benefits for parents and children in relation to Early Intervention support. However, the perception of benefits can be influenced by sociodemographic variables, as the level of education and professional category of the parents, the type of problem of the child, and the frequency with which support is provided. It should also be noted that the study took place during the Covid 19 pandemic, and families felt the need for continued support through online digital platforms. The results support the need for adaptation and assessment of Early Intervention practices, being this study a possible predictor and a contribution to a more effective knowledge about the benefits of support in this area, an aspect that can allow professionals' practices to be adapted to the concerns and priorities of families supported by Early Intervention.Pereira, Ana Paula da SilvaBrandão, Maria Teresa Perlico MachadoUniversidade do MinhoMartins, Mariana Magalhães dos Reis20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/78367por202692175info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:27:42Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78367Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:22:24.419592Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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