Relatório de estágio da prática educativa supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Carina Sofia Lopes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10701
Resumo: O presente relatório visa apresentar, de forma analítica e reflexiva, o percurso profissionalizante que a mestranda realizou ao longo da Prática Educativa Supervisionada integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar. A referida unidade curricular possibilita a mobilização dos fundamentos teóricos, dos princípios e orientações essenciais à prática educativa na primeira e segunda infância. Paralelamente, também enriqueceu a formação da mestranda permitindo uma interação direta com a realidade nos diferentes contextos e promovendo uma atitude crítica face ao seu desempenho. Neste contexto, foram realizados dois estágios profissionalizantes na valência de creche e pré-escolar, possibilitando o desenvolvimento de competências profissionais em ambos os contextos. Como apoio de todo o processo da prática pedagógica foi utilizada uma aproximação à metodologia de investigação-ação. A utilização de princípios e modos operatórios desta metodologia promoveu atitudes reflexivas e críticas essenciais ao desenvolvimento de competências profissionais da mestranda. Ao mesmo tempo, esta atitude contribuiu para uma ação mais enriquecedora e promotora de momentos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças. Apesar dos conhecimentos adquiridos no final deste percurso é relevante mencionar a necessidade de dar continuidade à formação e atualização de conhecimentos essenciais à prática futura. Deste modo, considera-se que o percurso formativo não se conclui com a defesa do presente relatório. Com o propósito de promover uma intencionalidade educativa e pedagógica de qualidade, a formação da futura educadora estará em evolução constante.
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