Relatório Final da Prática Educativa Supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Sara Carvalho
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/9953
Resumo: No âmbito do plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação do Porto, foi solicitado à mestranda um relatório que versasse sobre o seu estágio como parte integrante da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada II. Assim sendo, o relato evidencia o percurso académico da mestranda, quer a nível profissional quer a nível pessoal, nas valências de Creche e Educação Pré-Escolar. Nesta linha de pensamento, a mestranda expõe o seu percurso e experiências que possibilitaram e potenciaram a construção de saberes e a aquisição de competências, que lhe permitiram construir o seu perfil profissional, alicerçado num leque de referenciais teóricos e legais A mestranda desenvolveu a sua prática educativa usando uma aproximação à Investigação-Ação, uma metodologia que é levada a cabo em quatro etapas: observação, planificação, ação e reflexão/avaliação. Esta metodologia facilita a articulação entre saberes e atitudes, construída pelos diferentes atores envolvidos na prática pedagógica. Os contextos educativos e os processos de estágio são elementos chave na formação docente e revelaram-se fundamentais nos processos educativos de qualidade na educação de infância, auxiliando o desenvolvimento de competências para a educação. A mestranda tem plena consciência que para dar resposta aos desafios atuais, fruto das constantes alterações sociais, deve investir na sua formação contínua, com o intuito de se manter atualizada e desenvolver novas competências, profissionais e pessoais.
id RCAP_135a95ea1104be1d0c2469d7b8a98ef5
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/9953
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório Final da Prática Educativa SupervisionadaCrecheEducação Pré-EscolarMetodologia de Investigação-AçãoProcessos Educativos de QualidadeNurseryPre-Primary EducationAction Research MethodologyHigh Quality Education SystemsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoNo âmbito do plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação do Porto, foi solicitado à mestranda um relatório que versasse sobre o seu estágio como parte integrante da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada II. Assim sendo, o relato evidencia o percurso académico da mestranda, quer a nível profissional quer a nível pessoal, nas valências de Creche e Educação Pré-Escolar. Nesta linha de pensamento, a mestranda expõe o seu percurso e experiências que possibilitaram e potenciaram a construção de saberes e a aquisição de competências, que lhe permitiram construir o seu perfil profissional, alicerçado num leque de referenciais teóricos e legais A mestranda desenvolveu a sua prática educativa usando uma aproximação à Investigação-Ação, uma metodologia que é levada a cabo em quatro etapas: observação, planificação, ação e reflexão/avaliação. Esta metodologia facilita a articulação entre saberes e atitudes, construída pelos diferentes atores envolvidos na prática pedagógica. Os contextos educativos e os processos de estágio são elementos chave na formação docente e revelaram-se fundamentais nos processos educativos de qualidade na educação de infância, auxiliando o desenvolvimento de competências para a educação. A mestranda tem plena consciência que para dar resposta aos desafios atuais, fruto das constantes alterações sociais, deve investir na sua formação contínua, com o intuito de se manter atualizada e desenvolver novas competências, profissionais e pessoais.Trainees taking part in the Pre-Primary Education master’s program at Porto School of Higher Education are asked to prepare a report on their internship as part of the subject Supervised Training Practice. This report would set out the master’s student’s academic path and the apprenticeship she completed based on both professional and personal findings in the fields of nursery and pre-primary education. Within this framework of thought, the master’s student has to demonstrate her academic path and the experiences which contributed to and enhanced both the construction of knowledge and the acquisition of skills which enabled her to build a developing professional profile based on a wide range of theoretical and conceptual references. The master’s student developed her educational practice using Action Research, a methodology carried out in four steps: observation, planning, action and reflection/assessment. This methodology facilitates the interrelation of knowledge and attitudes constructed by the different actors involved in pedagogical practice. Key elements in the teacher’s training are the educational context and the internship process, which have proven to be essential in high quality education systems in kindergarten education by fostering the development of educational skills. The master’s student is fully aware that, in order to respond to the current challenges due to the ongoing societal changes, she must invest in her ongoing professional development to keep up-to-date and develop both her professional and personal skills.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoAraújo, Sara de BarrosRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPires, Sara Carvalho2017-06-27T13:29:07Z201720172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/9953TID:201711788porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-24T01:46:56Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/9953Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:30:27.752889Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório Final da Prática Educativa Supervisionada
title Relatório Final da Prática Educativa Supervisionada
spellingShingle Relatório Final da Prática Educativa Supervisionada
Pires, Sara Carvalho
Creche
Educação Pré-Escolar
Metodologia de Investigação-Ação
Processos Educativos de Qualidade
Nursery
Pre-Primary Education
Action Research Methodology
High Quality Education Systems
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório Final da Prática Educativa Supervisionada
title_full Relatório Final da Prática Educativa Supervisionada
title_fullStr Relatório Final da Prática Educativa Supervisionada
title_full_unstemmed Relatório Final da Prática Educativa Supervisionada
title_sort Relatório Final da Prática Educativa Supervisionada
author Pires, Sara Carvalho
author_facet Pires, Sara Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araújo, Sara de Barros
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Sara Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Creche
Educação Pré-Escolar
Metodologia de Investigação-Ação
Processos Educativos de Qualidade
Nursery
Pre-Primary Education
Action Research Methodology
High Quality Education Systems
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Creche
Educação Pré-Escolar
Metodologia de Investigação-Ação
Processos Educativos de Qualidade
Nursery
Pre-Primary Education
Action Research Methodology
High Quality Education Systems
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description No âmbito do plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação do Porto, foi solicitado à mestranda um relatório que versasse sobre o seu estágio como parte integrante da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada II. Assim sendo, o relato evidencia o percurso académico da mestranda, quer a nível profissional quer a nível pessoal, nas valências de Creche e Educação Pré-Escolar. Nesta linha de pensamento, a mestranda expõe o seu percurso e experiências que possibilitaram e potenciaram a construção de saberes e a aquisição de competências, que lhe permitiram construir o seu perfil profissional, alicerçado num leque de referenciais teóricos e legais A mestranda desenvolveu a sua prática educativa usando uma aproximação à Investigação-Ação, uma metodologia que é levada a cabo em quatro etapas: observação, planificação, ação e reflexão/avaliação. Esta metodologia facilita a articulação entre saberes e atitudes, construída pelos diferentes atores envolvidos na prática pedagógica. Os contextos educativos e os processos de estágio são elementos chave na formação docente e revelaram-se fundamentais nos processos educativos de qualidade na educação de infância, auxiliando o desenvolvimento de competências para a educação. A mestranda tem plena consciência que para dar resposta aos desafios atuais, fruto das constantes alterações sociais, deve investir na sua formação contínua, com o intuito de se manter atualizada e desenvolver novas competências, profissionais e pessoais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-27T13:29:07Z
2017
2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/9953
TID:201711788
url http://hdl.handle.net/10400.22/9953
identifier_str_mv TID:201711788
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131400634368000