Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Ana Rita Moreira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/11796
Resumo: O presente relatório de estágio descreve e analisa o processo de formação profissional da mestranda, evidenciando o desenvolvimento de um plano de ação nos contextos de creche e educação pré-escolar, com crianças de um e três anos, respetivamente. Ao longo de todo o trabalho, é evidenciada a aproximação à metodologia de investigação-ação, que integra os processos educativos de observação, planificação, avaliação e reflexão, articulados com referentes teóricos e legais, assim como, com a ação pedagógica da mestranda em ambos os contextos. Salientando a importância da reflexão constante sobre a prática educativa, a mestranda evidencia, ao longo de todo o trabalho, a procura de uma postura crítica e indagadora que potencie não só o seu contínuo crescimento profissional, como também a construção de aprendizagens significativas pelas crianças. Neste sentido, é destacada ao longo de todo o relatório, a abordagem a metodologias participativas e construtivistas, que perspetivam a criança como um ser competente, criativo e autónomo, e que evidenciaram soluções às exigências e singularidades de cada contexto. Considerando estes propostos, é realçado o papel do/a educador/a e a importância de uma abordagem pedagógica construtivista, salientando também todo o percurso da mestranda e o seu desenvolvimento de competências profissionais. A ação e intervenção pedagógica constituiu-se, portanto, como fulcral no processo formativo e pessoal da mestranda, como principal motivador na construção de competências e saberes profissionais.
id RCAP_ee7d7d9538881867dd4c732930e96dd3
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/11796
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de EstágioEducaçãoCrechePré-escolarInvestigação-açãoCompetências profissionaisEducationNurseryPre-primary SchoolResearch actionProfessional competenciesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio descreve e analisa o processo de formação profissional da mestranda, evidenciando o desenvolvimento de um plano de ação nos contextos de creche e educação pré-escolar, com crianças de um e três anos, respetivamente. Ao longo de todo o trabalho, é evidenciada a aproximação à metodologia de investigação-ação, que integra os processos educativos de observação, planificação, avaliação e reflexão, articulados com referentes teóricos e legais, assim como, com a ação pedagógica da mestranda em ambos os contextos. Salientando a importância da reflexão constante sobre a prática educativa, a mestranda evidencia, ao longo de todo o trabalho, a procura de uma postura crítica e indagadora que potencie não só o seu contínuo crescimento profissional, como também a construção de aprendizagens significativas pelas crianças. Neste sentido, é destacada ao longo de todo o relatório, a abordagem a metodologias participativas e construtivistas, que perspetivam a criança como um ser competente, criativo e autónomo, e que evidenciaram soluções às exigências e singularidades de cada contexto. Considerando estes propostos, é realçado o papel do/a educador/a e a importância de uma abordagem pedagógica construtivista, salientando também todo o percurso da mestranda e o seu desenvolvimento de competências profissionais. A ação e intervenção pedagógica constituiu-se, portanto, como fulcral no processo formativo e pessoal da mestranda, como principal motivador na construção de competências e saberes profissionais.The present internship report, describes and studies the work journey and professional practices followed by the Master degree student. This report highlights the development of an action plan that will focus on Nurseries and Pre-primary Education contexts, with one year and three years old children. Throughout this thesis the approximation to research-action methodologies is emphasized, integrating educational processes like observation, preparation, evaluation and reflection articulated with theoretical and legal knowledge, as well as pedagogical action introduced by the student in both contexts. Throughout this report, the student emphasizes the importance of reflecting upon educational practices and that can be seen on the affirmation of a critical perspective that enhances not only the continuous professional growth, but also the development of significant learning experiences by children. For the reasons previously stated, this report will approach participative and constructive methodologies, that see the child as a competent, creative and autonomous human being, and that displayed solutions for the demands and singularities faced in every context. On the same subject, the role of the educator and the importance of a pedagogical constructive approach is accentuated, as well as the development of these skills along the student’s journey. In conclusion, the educative intervention and involvement was crucial to the formative process and personal growth of the student, since it was perceived as the main driving force for the development of professional competence and knowledge.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoAraújo, Sara de BarrosRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRamos, Ana Rita Moreira2018-07-30T11:47:02Z201820182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11796TID:201976803porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-24T01:47:00Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11796Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:32:08.103680Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio
title Relatório de Estágio
spellingShingle Relatório de Estágio
Ramos, Ana Rita Moreira
Educação
Creche
Pré-escolar
Investigação-ação
Competências profissionais
Education
Nursery
Pre-primary School
Research action
Professional competencies
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio
title_full Relatório de Estágio
title_fullStr Relatório de Estágio
title_full_unstemmed Relatório de Estágio
title_sort Relatório de Estágio
author Ramos, Ana Rita Moreira
author_facet Ramos, Ana Rita Moreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araújo, Sara de Barros
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Ana Rita Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Creche
Pré-escolar
Investigação-ação
Competências profissionais
Education
Nursery
Pre-primary School
Research action
Professional competencies
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação
Creche
Pré-escolar
Investigação-ação
Competências profissionais
Education
Nursery
Pre-primary School
Research action
Professional competencies
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de estágio descreve e analisa o processo de formação profissional da mestranda, evidenciando o desenvolvimento de um plano de ação nos contextos de creche e educação pré-escolar, com crianças de um e três anos, respetivamente. Ao longo de todo o trabalho, é evidenciada a aproximação à metodologia de investigação-ação, que integra os processos educativos de observação, planificação, avaliação e reflexão, articulados com referentes teóricos e legais, assim como, com a ação pedagógica da mestranda em ambos os contextos. Salientando a importância da reflexão constante sobre a prática educativa, a mestranda evidencia, ao longo de todo o trabalho, a procura de uma postura crítica e indagadora que potencie não só o seu contínuo crescimento profissional, como também a construção de aprendizagens significativas pelas crianças. Neste sentido, é destacada ao longo de todo o relatório, a abordagem a metodologias participativas e construtivistas, que perspetivam a criança como um ser competente, criativo e autónomo, e que evidenciaram soluções às exigências e singularidades de cada contexto. Considerando estes propostos, é realçado o papel do/a educador/a e a importância de uma abordagem pedagógica construtivista, salientando também todo o percurso da mestranda e o seu desenvolvimento de competências profissionais. A ação e intervenção pedagógica constituiu-se, portanto, como fulcral no processo formativo e pessoal da mestranda, como principal motivador na construção de competências e saberes profissionais.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-30T11:47:02Z
2018
2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/11796
TID:201976803
url http://hdl.handle.net/10400.22/11796
identifier_str_mv TID:201976803
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131415397269504