O lugar da cidadania na escola e na sala de aula: um estudo com uma turma do 5.º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gameiro, Maria Inês Carvalho Dias
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/9687
Resumo: Relatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_7e902616913b8678e1e3ecda0b8a3ff1
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9687
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O lugar da cidadania na escola e na sala de aula: um estudo com uma turma do 5.º anoEducação para a cidadaniaEducação para o desenvolvimentoHistória e geografia de PortugalManual escolar2.º ciclo do ensino básicoCitizenship educationDevelopment educationPortuguese history and geographySchoolbook2nd cycle of basic educationRelatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente estudo foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II, tendo como principal enfoque o ensino da História e Geografia de Portugal enquanto espaço privilegiado para a abordagem de temas associados à Educação para o Desenvolvimento e de competências associadas ao exercício da cidadania. Neste relatório, apresenta-se uma análise das perspetivas de professores e futuros professores do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico e alunos do 5.º ano de escolaridade acerca dos processos de ensino-aprendizagem no referido âmbito, tendo-se concluído que as práticas pedagógicas desenvolvidas não vão ao encontro do que é estabelecido nos documentos normativos do ensino. Por outro lado, as próprias Metas Curriculares de História e Geografia de Portugal apresentam uma fraca componente de Educação para a Cidadania e de Educação para o Desenvolvimento, contrariamente ao que parecem ser as intenções daqueles que elaboraram o Programa da mesma disciplina. Numa revisão teórica, pôde concluir-se que, nacional e internacionalmente, a tendência é a de valorizar cada vez mais a presença desta componente nos currículos, nomeadamente através da inclusão de tempos letivos de gestão flexível. Esta necessidade faz-se sentir, fundamentalmente, devido à crescente preocupação com as crises globais contemporâneas. Foi ainda possível concluir que esta componente tem também uma presença débil nos manuais escolares, bem como na formação inicial de professores.ABSTRACT This study was developed within the scope of Supervised Teaching Practice II, with the main focus on the course of Portuguese History and Geography as a privileged place to approach topics related to Education for Development and competencies related to the exercise of citizenship. This report analyses the perspectives of first and second cycle of Education teachers and future teachers, as well as fifth grade students about the processes of teaching and learning on the aforementioned scope. It was concluded that the pedagogical practices developed do not meet what it is established by the normative documents of teaching. The curricular goals of Portuguese History and Geography course present a weak component of Education for Citizenship and Education for Development, contrary to what may have been the intentions of those who prepared the course program. In a theoretical approach, it was concluded that both at a national and international level the tendency is to increasingly value the presence of this component in the programs, namely through the inclusion of slots with flexible management. This need is felt mainly due to the growing concern with contemporary global crisis. It was also concluded that the presence of this component is poor, not only in the schoolbooks but also in the initial teacher’s training.Ferreira, NunoRCIPLGameiro, Maria Inês Carvalho Dias2019-03-08T10:36:18Z2018-07-202018-07-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9687TID:202055671porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:58:40Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9687Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:12.851077Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O lugar da cidadania na escola e na sala de aula: um estudo com uma turma do 5.º ano
title O lugar da cidadania na escola e na sala de aula: um estudo com uma turma do 5.º ano
spellingShingle O lugar da cidadania na escola e na sala de aula: um estudo com uma turma do 5.º ano
Gameiro, Maria Inês Carvalho Dias
Educação para a cidadania
Educação para o desenvolvimento
História e geografia de Portugal
Manual escolar
2.º ciclo do ensino básico
Citizenship education
Development education
Portuguese history and geography
Schoolbook
2nd cycle of basic education
title_short O lugar da cidadania na escola e na sala de aula: um estudo com uma turma do 5.º ano
title_full O lugar da cidadania na escola e na sala de aula: um estudo com uma turma do 5.º ano
title_fullStr O lugar da cidadania na escola e na sala de aula: um estudo com uma turma do 5.º ano
title_full_unstemmed O lugar da cidadania na escola e na sala de aula: um estudo com uma turma do 5.º ano
title_sort O lugar da cidadania na escola e na sala de aula: um estudo com uma turma do 5.º ano
author Gameiro, Maria Inês Carvalho Dias
author_facet Gameiro, Maria Inês Carvalho Dias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Nuno
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Gameiro, Maria Inês Carvalho Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Educação para a cidadania
Educação para o desenvolvimento
História e geografia de Portugal
Manual escolar
2.º ciclo do ensino básico
Citizenship education
Development education
Portuguese history and geography
Schoolbook
2nd cycle of basic education
topic Educação para a cidadania
Educação para o desenvolvimento
História e geografia de Portugal
Manual escolar
2.º ciclo do ensino básico
Citizenship education
Development education
Portuguese history and geography
Schoolbook
2nd cycle of basic education
description Relatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-20
2018-07-20T00:00:00Z
2019-03-08T10:36:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/9687
TID:202055671
url http://hdl.handle.net/10400.21/9687
identifier_str_mv TID:202055671
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133445847252992