Revisões online e performance do hotel: a perspetiva de gestores hoteleiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esser, Alexsandro Meurer
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/18570
Resumo: Nos últimos anos, os padrões comportamentais dos consumidores têm conhecido alterações profundas, em grande parte, devido à massificação do uso da internet e ao surgimento de plataformas on-line. Esta realidade é ainda mais marcante no setor turístico que, pela natureza intangível da experiência vivida, proporciona informação valorizada pelos consumidores no momento de decidir sobre as suas férias. Esta comunicação que ocorre através de plataformas tecnológicas on-line, de natureza informal e desinteressada, é conhecida como Electronic Word-of-Mouth (eWOM). Neste contexto, assiste-se, na literatura, particularmente na área de Marketing, à emergência de uma linha de investigação com foco no estudo e na compreensão do fenómeno e das suas implicações na eficácia da gestão da comunicação eWOM, quer na perspetiva de consumidores quer de gestores. Apesar do seu volume, a pesquisa académica sobre o impacto do eWOM é fragmentada e amplamente limitada. A literatura sobre eWOM sugere que os gerentes de destino precisam de desenvolver estratégias de mídia social para atender às necessidades dos visitantes atuais e futuros. Portanto, identificar os determinantes da intensidade do eWOM e as diferenças entre a percepção dos hoteleiros sobre o eWOM recebido e as avaliações reais dos consumidores, pode ajudar os gestores nos seus esforços para melhorar o serviço esperado e a comunicação baseada em mídia social nas plataformas de avaliação. Este estudo tem como principal objetivo conhecer os fatores que, na perceção de gestores hoteleiros, desencadeiam a partilha de revisões on-line por parte dos hóspedes e o impacto que têm no desempenho dos hotéis. A estratégia metodológica assenta na realização de um inquérito por questionário junto de empresas do segmento hoteleiro do Algarve com presença na plataforma TripAdvisor. Os resultados desta pesquisa mostram que existe um elevado grau de utilização das redes sociais por parte das unidades de alojamento, que entendem a sua importância no desempenho da unidade hoteleira. Essa intensidade é ainda mais evidente em unidades de alojamento pertencentes a uma cadeia ou marca e com maior número de estrelas.
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Neste contexto, assiste-se, na literatura, particularmente na área de Marketing, à emergência de uma linha de investigação com foco no estudo e na compreensão do fenómeno e das suas implicações na eficácia da gestão da comunicação eWOM, quer na perspetiva de consumidores quer de gestores. Apesar do seu volume, a pesquisa académica sobre o impacto do eWOM é fragmentada e amplamente limitada. A literatura sobre eWOM sugere que os gerentes de destino precisam de desenvolver estratégias de mídia social para atender às necessidades dos visitantes atuais e futuros. Portanto, identificar os determinantes da intensidade do eWOM e as diferenças entre a percepção dos hoteleiros sobre o eWOM recebido e as avaliações reais dos consumidores, pode ajudar os gestores nos seus esforços para melhorar o serviço esperado e a comunicação baseada em mídia social nas plataformas de avaliação. Este estudo tem como principal objetivo conhecer os fatores que, na perceção de gestores hoteleiros, desencadeiam a partilha de revisões on-line por parte dos hóspedes e o impacto que têm no desempenho dos hotéis. A estratégia metodológica assenta na realização de um inquérito por questionário junto de empresas do segmento hoteleiro do Algarve com presença na plataforma TripAdvisor. Os resultados desta pesquisa mostram que existe um elevado grau de utilização das redes sociais por parte das unidades de alojamento, que entendem a sua importância no desempenho da unidade hoteleira. Essa intensidade é ainda mais evidente em unidades de alojamento pertencentes a uma cadeia ou marca e com maior número de estrelas.In recent years, consumer behavioral patterns have undergone profound changes, largely due to the mass use of the internet and the emergence of online platforms. This reality is even more striking in the tourism sector which due to the intangible nature of the experience, provides information valued by consumers when deciding on their vacation. This communication that takes place through online technological platforms, of an informal and disinterested nature, is known as Electronic Word-of-Mouth (eWOM). In this context, in the literature, particularly in the field of Marketing, we can see the emergence of a line of investigation focused on the study and understanding of the phenomenon and its implications for the effectiveness of eWOM communication management, both from the perspective of consumers and of managers. Despite its volume, academic research on the impact of eWOM is fragmented and largely limited. The eWOM literature suggests that destination managers need to develop social media strategies to meet the needs of current and future visitors. Therefore, identifying determinants of eWOM intensity and differences between hoteliers' perception of eWOM and consumers’ actual reviews can help managers in their efforts to improve expected service and social media-based communication on review platforms. The main objective of this study is to know the factors that in the perception of hotel managers trigger the sharing of online reviews by guests and the impact they have on the performance of hotels. The methodological strategy is based on conducting a questionnaire survey among companies in the hotel segment in the Algarve with a presence on the TripAdvisor platform. The results of this research show that there is a high degree of use of social networks by accommodation units, which understand their importance in the performance of the hotel unit. This intensity is even more evident in accommodation units belonging to a chain or brand and with a higher number of stars.Guerreiro, ManuelaPereira, Luís NobreSapientiaEsser, Alexsandro Meurer2022-12-02T14:33:28Z2022-03-162022-03-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/18570TID:203072545porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:30:50Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/18570Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:08:18.861229Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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