A ação da Direção-Geral da Educação na política de autonomia e flexibilização do currículo na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/47102 |
Resumo: | Relatório de Estágio de Mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Organização e Gestão da Educação e da Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021 |
id |
RCAP_7ed27aa40f8f433b32d93631b9bf2392 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/47102 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A ação da Direção-Geral da Educação na política de autonomia e flexibilização do currículo na escolaAutonomiaFlexibilização curricularCultura organizacionalRelatórios de estágio de mestrado - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de Estágio de Mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Organização e Gestão da Educação e da Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021O presente relatório de estágio reflete uma dimensão teórico-prática da experiência enquanto estagiária na Direção-Geral da Educação. Baseada nas perceções retiradas em função dessa experiência e da respetiva reflexão sobre o modo como é feito o acompanhamento das escolas por parte da Direção-Geral da Educação no seio da Equipa Técnica em função da recente Lei de Autonomia e Flexibilidade Curricular. O relatório é composto por três capítulos, no primeiro compreende uma caracterização da Direção-Geral da Educação em função da sua estrutura e cultura. Com especial enfoque na Direção de Serviços de Desenvolvimento Curricular e na Equipa de Acompanhamento e Monitorização de Desenvolvimento Curricular. No segundo capítulo, o projeto de investigação que se centra na análise do trabalho realizado pela Direção-Geral da Educação no seio da Equipa Técnica no acompanhamento das escolas, tendo por base técnicas de recolha de dados como a pesquisa arquivística, a observação participante e a entrevista semiestruturada O terceiro capítulo compreende uma sumarização das atividades realizadas ao longo do estágio e a reflexão em torno das mesmas.This internship report reflects a theoretical and practical dimension of the experience as a trainee in the Directorate General for Education. Based on the perceptions drawn from this experience and the respective reflection on how the monitoring of schools is made by the Directorate-General for Education within the Technical Team according to the recent Law of Autonomy and Curricular Flexibility. The report consists of three chapters, the first one includes a characterization of the Directorate-General for Education according to its structure and culture. With special focus on the Directorate of Curriculum Development Services and the Curriculum Development Monitoring and Follow-up Team. In the second chapter, the research project that focuses on the analysis of the work done by the Directorate-General for Education within the Technical Team in the monitoring of schools, based on data collection techniques such as archival research, participant observation and semi-structured interview. The third chapter comprises a summary of the activities undertaken throughout the internship and the reflection around them.Costa, Estela Mafalda Inês Elias Fernandes da, 1968-Repositório da Universidade de LisboaGonçalves, Ana Sofia Alves2021-03-26T16:04:36Z20212020-12-142021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/47102TID:202970124porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:49:45Zoai:repositorio.ul.pt:10451/47102Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:59:11.128749Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ação da Direção-Geral da Educação na política de autonomia e flexibilização do currículo na escola |
title |
A ação da Direção-Geral da Educação na política de autonomia e flexibilização do currículo na escola |
spellingShingle |
A ação da Direção-Geral da Educação na política de autonomia e flexibilização do currículo na escola Gonçalves, Ana Sofia Alves Autonomia Flexibilização curricular Cultura organizacional Relatórios de estágio de mestrado - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A ação da Direção-Geral da Educação na política de autonomia e flexibilização do currículo na escola |
title_full |
A ação da Direção-Geral da Educação na política de autonomia e flexibilização do currículo na escola |
title_fullStr |
A ação da Direção-Geral da Educação na política de autonomia e flexibilização do currículo na escola |
title_full_unstemmed |
A ação da Direção-Geral da Educação na política de autonomia e flexibilização do currículo na escola |
title_sort |
A ação da Direção-Geral da Educação na política de autonomia e flexibilização do currículo na escola |
author |
Gonçalves, Ana Sofia Alves |
author_facet |
Gonçalves, Ana Sofia Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Estela Mafalda Inês Elias Fernandes da, 1968- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Ana Sofia Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autonomia Flexibilização curricular Cultura organizacional Relatórios de estágio de mestrado - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Autonomia Flexibilização curricular Cultura organizacional Relatórios de estágio de mestrado - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de Estágio de Mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Organização e Gestão da Educação e da Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021 |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-14 2021-03-26T16:04:36Z 2021 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/47102 TID:202970124 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/47102 |
identifier_str_mv |
TID:202970124 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134537385508864 |