A ação da Direção-Geral da Educação na política de autonomia e flexibilização do currículo na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Ana Sofia Alves
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/47102
Resumo: Relatório de Estágio de Mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Organização e Gestão da Educação e da Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
id RCAP_7ed27aa40f8f433b32d93631b9bf2392
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/47102
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A ação da Direção-Geral da Educação na política de autonomia e flexibilização do currículo na escolaAutonomiaFlexibilização curricularCultura organizacionalRelatórios de estágio de mestrado - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de Estágio de Mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Organização e Gestão da Educação e da Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021O presente relatório de estágio reflete uma dimensão teórico-prática da experiência enquanto estagiária na Direção-Geral da Educação. Baseada nas perceções retiradas em função dessa experiência e da respetiva reflexão sobre o modo como é feito o acompanhamento das escolas por parte da Direção-Geral da Educação no seio da Equipa Técnica em função da recente Lei de Autonomia e Flexibilidade Curricular. O relatório é composto por três capítulos, no primeiro compreende uma caracterização da Direção-Geral da Educação em função da sua estrutura e cultura. Com especial enfoque na Direção de Serviços de Desenvolvimento Curricular e na Equipa de Acompanhamento e Monitorização de Desenvolvimento Curricular. No segundo capítulo, o projeto de investigação que se centra na análise do trabalho realizado pela Direção-Geral da Educação no seio da Equipa Técnica no acompanhamento das escolas, tendo por base técnicas de recolha de dados como a pesquisa arquivística, a observação participante e a entrevista semiestruturada O terceiro capítulo compreende uma sumarização das atividades realizadas ao longo do estágio e a reflexão em torno das mesmas.This internship report reflects a theoretical and practical dimension of the experience as a trainee in the Directorate General for Education. Based on the perceptions drawn from this experience and the respective reflection on how the monitoring of schools is made by the Directorate-General for Education within the Technical Team according to the recent Law of Autonomy and Curricular Flexibility. The report consists of three chapters, the first one includes a characterization of the Directorate-General for Education according to its structure and culture. With special focus on the Directorate of Curriculum Development Services and the Curriculum Development Monitoring and Follow-up Team. In the second chapter, the research project that focuses on the analysis of the work done by the Directorate-General for Education within the Technical Team in the monitoring of schools, based on data collection techniques such as archival research, participant observation and semi-structured interview. The third chapter comprises a summary of the activities undertaken throughout the internship and the reflection around them.Costa, Estela Mafalda Inês Elias Fernandes da, 1968-Repositório da Universidade de LisboaGonçalves, Ana Sofia Alves2021-03-26T16:04:36Z20212020-12-142021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/47102TID:202970124porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:49:45Zoai:repositorio.ul.pt:10451/47102Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:59:11.128749Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A ação da Direção-Geral da Educação na política de autonomia e flexibilização do currículo na escola
title A ação da Direção-Geral da Educação na política de autonomia e flexibilização do currículo na escola
spellingShingle A ação da Direção-Geral da Educação na política de autonomia e flexibilização do currículo na escola
Gonçalves, Ana Sofia Alves
Autonomia
Flexibilização curricular
Cultura organizacional
Relatórios de estágio de mestrado - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A ação da Direção-Geral da Educação na política de autonomia e flexibilização do currículo na escola
title_full A ação da Direção-Geral da Educação na política de autonomia e flexibilização do currículo na escola
title_fullStr A ação da Direção-Geral da Educação na política de autonomia e flexibilização do currículo na escola
title_full_unstemmed A ação da Direção-Geral da Educação na política de autonomia e flexibilização do currículo na escola
title_sort A ação da Direção-Geral da Educação na política de autonomia e flexibilização do currículo na escola
author Gonçalves, Ana Sofia Alves
author_facet Gonçalves, Ana Sofia Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Estela Mafalda Inês Elias Fernandes da, 1968-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Ana Sofia Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Autonomia
Flexibilização curricular
Cultura organizacional
Relatórios de estágio de mestrado - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Autonomia
Flexibilização curricular
Cultura organizacional
Relatórios de estágio de mestrado - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de Estágio de Mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Organização e Gestão da Educação e da Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-14
2021-03-26T16:04:36Z
2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/47102
TID:202970124
url http://hdl.handle.net/10451/47102
identifier_str_mv TID:202970124
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134537385508864