A Avaliação Interna no Agrupamento de Escolas de Marrazes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/1748 |
Resumo: | Mesmo antes da regulamentação da autoavaliação, com a publicação da Lei n.º 31/2002 de 20 de dezembro, que já existia no Agrupamento de Escolas de Marrazes uma tradição de avaliação interna. Com o intuito de contribuir para melhorar o funcionamento da organização na qual trabalhamos, decidimos implementar este estudo com o objetivo de analisar a perceção que os docentes do Agrupamento de Escolas de Marrazes têm sobre o processo de avaliação interna realizado no mesmo. Pretendemos também relacionar essas perceções com as teorias da avaliação e supervisão e identificar as dimensões e os instrumentos a melhorar no processo. Através da aplicação de um inquérito por questionário, recolhemos os dados que depois de tratados e interpretados, nos permitiram concluir com alguma segurança que a avaliação interna é um processo que faz parte da cultura do grupo docente do Agrupamento de Escolas de Marrazes. De um modo geral, os professores têm uma perceção positiva deste processo, conhecendo os instrumentos utilizados e o relatório de avaliação interna produzido na sequência do mesmo. Os professores reconhecem também, no processo de avaliação interna realizado no seu Agrupamento, a capacidade para garantir uma autoavaliação reflexiva pelo que acreditamos que se identificam com o mesmo. |
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A Avaliação Interna no Agrupamento de Escolas de MarrazesSupervisãoAdministração escolarGestão escolarDomínio/Área Científica::Ciências SociaisMesmo antes da regulamentação da autoavaliação, com a publicação da Lei n.º 31/2002 de 20 de dezembro, que já existia no Agrupamento de Escolas de Marrazes uma tradição de avaliação interna. Com o intuito de contribuir para melhorar o funcionamento da organização na qual trabalhamos, decidimos implementar este estudo com o objetivo de analisar a perceção que os docentes do Agrupamento de Escolas de Marrazes têm sobre o processo de avaliação interna realizado no mesmo. Pretendemos também relacionar essas perceções com as teorias da avaliação e supervisão e identificar as dimensões e os instrumentos a melhorar no processo. Através da aplicação de um inquérito por questionário, recolhemos os dados que depois de tratados e interpretados, nos permitiram concluir com alguma segurança que a avaliação interna é um processo que faz parte da cultura do grupo docente do Agrupamento de Escolas de Marrazes. De um modo geral, os professores têm uma perceção positiva deste processo, conhecendo os instrumentos utilizados e o relatório de avaliação interna produzido na sequência do mesmo. Os professores reconhecem também, no processo de avaliação interna realizado no seu Agrupamento, a capacidade para garantir uma autoavaliação reflexiva pelo que acreditamos que se identificam com o mesmo.Barreto, Maria Antónia Belchior FerreiraIC-OnlinePeres, João José Baião de Jesus2016-04-11T14:27:36Z2015-06-012015-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/1748TID:201116359porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:43:37Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1748Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:46:17.524690Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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