Perceções sobre a imagem social da escola: estudo de caso na escola sede do agrupamento de Marrazes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/1750 |
Resumo: | Este trabalho focaliza-se na influência da comunicação e do marketing na melhoria da imagem social da escola, e desta imagem na escolha da instituição de ensino para os alunos. O tema torna-se pertinente após a divulgação dos rankings de escolas que tornou o ambiente entre escolas semelhante ao do mercado levando esta mudança à competitividade. Foram usados métodos de investigação por inquérito entre os alunos e por entrevista entre decisores, diretor e autarcas. Obtiveram-se resultados dessa investigação que levam à conclusão que a influência do marketing é muito baixa, face ao critério de proximidade da residência, e que a imagem da escola entre alunos, decisores e demais comunidade não é coincidente, variando consoante o maior ou menor conhecimento da Escola Básica nº2 de Marrazes. |
id |
RCAP_7ff9613670a58c3f3b77ffd67ef5ba50 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1750 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Perceções sobre a imagem social da escola: estudo de caso na escola sede do agrupamento de MarrazesSupervisãoAdministração escolarImagem socialCultura organizacionalDomínio/Área Científica::Ciências SociaisEste trabalho focaliza-se na influência da comunicação e do marketing na melhoria da imagem social da escola, e desta imagem na escolha da instituição de ensino para os alunos. O tema torna-se pertinente após a divulgação dos rankings de escolas que tornou o ambiente entre escolas semelhante ao do mercado levando esta mudança à competitividade. Foram usados métodos de investigação por inquérito entre os alunos e por entrevista entre decisores, diretor e autarcas. Obtiveram-se resultados dessa investigação que levam à conclusão que a influência do marketing é muito baixa, face ao critério de proximidade da residência, e que a imagem da escola entre alunos, decisores e demais comunidade não é coincidente, variando consoante o maior ou menor conhecimento da Escola Básica nº2 de Marrazes.Barreto, Maria Antónia Belchior FerreiraIC-OnlineAntunes, José António dos Santos2016-04-11T15:09:43Z2015-10-302015-10-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/1750TID:201119170porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:43:37Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1750Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:46:17.611428Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perceções sobre a imagem social da escola: estudo de caso na escola sede do agrupamento de Marrazes |
title |
Perceções sobre a imagem social da escola: estudo de caso na escola sede do agrupamento de Marrazes |
spellingShingle |
Perceções sobre a imagem social da escola: estudo de caso na escola sede do agrupamento de Marrazes Antunes, José António dos Santos Supervisão Administração escolar Imagem social Cultura organizacional Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
title_short |
Perceções sobre a imagem social da escola: estudo de caso na escola sede do agrupamento de Marrazes |
title_full |
Perceções sobre a imagem social da escola: estudo de caso na escola sede do agrupamento de Marrazes |
title_fullStr |
Perceções sobre a imagem social da escola: estudo de caso na escola sede do agrupamento de Marrazes |
title_full_unstemmed |
Perceções sobre a imagem social da escola: estudo de caso na escola sede do agrupamento de Marrazes |
title_sort |
Perceções sobre a imagem social da escola: estudo de caso na escola sede do agrupamento de Marrazes |
author |
Antunes, José António dos Santos |
author_facet |
Antunes, José António dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barreto, Maria Antónia Belchior Ferreira IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antunes, José António dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Supervisão Administração escolar Imagem social Cultura organizacional Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
topic |
Supervisão Administração escolar Imagem social Cultura organizacional Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
description |
Este trabalho focaliza-se na influência da comunicação e do marketing na melhoria da imagem social da escola, e desta imagem na escolha da instituição de ensino para os alunos. O tema torna-se pertinente após a divulgação dos rankings de escolas que tornou o ambiente entre escolas semelhante ao do mercado levando esta mudança à competitividade. Foram usados métodos de investigação por inquérito entre os alunos e por entrevista entre decisores, diretor e autarcas. Obtiveram-se resultados dessa investigação que levam à conclusão que a influência do marketing é muito baixa, face ao critério de proximidade da residência, e que a imagem da escola entre alunos, decisores e demais comunidade não é coincidente, variando consoante o maior ou menor conhecimento da Escola Básica nº2 de Marrazes. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-30 2015-10-30T00:00:00Z 2016-04-11T15:09:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/1750 TID:201119170 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/1750 |
identifier_str_mv |
TID:201119170 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136958399643648 |