Perceções sobre a imagem social da escola: estudo de caso na escola sede do agrupamento de Marrazes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, José António dos Santos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/1750
Resumo: Este trabalho focaliza-se na influência da comunicação e do marketing na melhoria da imagem social da escola, e desta imagem na escolha da instituição de ensino para os alunos. O tema torna-se pertinente após a divulgação dos rankings de escolas que tornou o ambiente entre escolas semelhante ao do mercado levando esta mudança à competitividade. Foram usados métodos de investigação por inquérito entre os alunos e por entrevista entre decisores, diretor e autarcas. Obtiveram-se resultados dessa investigação que levam à conclusão que a influência do marketing é muito baixa, face ao critério de proximidade da residência, e que a imagem da escola entre alunos, decisores e demais comunidade não é coincidente, variando consoante o maior ou menor conhecimento da Escola Básica nº2 de Marrazes.
id RCAP_7ff9613670a58c3f3b77ffd67ef5ba50
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1750
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perceções sobre a imagem social da escola: estudo de caso na escola sede do agrupamento de MarrazesSupervisãoAdministração escolarImagem socialCultura organizacionalDomínio/Área Científica::Ciências SociaisEste trabalho focaliza-se na influência da comunicação e do marketing na melhoria da imagem social da escola, e desta imagem na escolha da instituição de ensino para os alunos. O tema torna-se pertinente após a divulgação dos rankings de escolas que tornou o ambiente entre escolas semelhante ao do mercado levando esta mudança à competitividade. Foram usados métodos de investigação por inquérito entre os alunos e por entrevista entre decisores, diretor e autarcas. Obtiveram-se resultados dessa investigação que levam à conclusão que a influência do marketing é muito baixa, face ao critério de proximidade da residência, e que a imagem da escola entre alunos, decisores e demais comunidade não é coincidente, variando consoante o maior ou menor conhecimento da Escola Básica nº2 de Marrazes.Barreto, Maria Antónia Belchior FerreiraIC-OnlineAntunes, José António dos Santos2016-04-11T15:09:43Z2015-10-302015-10-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/1750TID:201119170porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:43:37Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1750Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:46:17.611428Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perceções sobre a imagem social da escola: estudo de caso na escola sede do agrupamento de Marrazes
title Perceções sobre a imagem social da escola: estudo de caso na escola sede do agrupamento de Marrazes
spellingShingle Perceções sobre a imagem social da escola: estudo de caso na escola sede do agrupamento de Marrazes
Antunes, José António dos Santos
Supervisão
Administração escolar
Imagem social
Cultura organizacional
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
title_short Perceções sobre a imagem social da escola: estudo de caso na escola sede do agrupamento de Marrazes
title_full Perceções sobre a imagem social da escola: estudo de caso na escola sede do agrupamento de Marrazes
title_fullStr Perceções sobre a imagem social da escola: estudo de caso na escola sede do agrupamento de Marrazes
title_full_unstemmed Perceções sobre a imagem social da escola: estudo de caso na escola sede do agrupamento de Marrazes
title_sort Perceções sobre a imagem social da escola: estudo de caso na escola sede do agrupamento de Marrazes
author Antunes, José António dos Santos
author_facet Antunes, José António dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barreto, Maria Antónia Belchior Ferreira
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, José António dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Supervisão
Administração escolar
Imagem social
Cultura organizacional
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
topic Supervisão
Administração escolar
Imagem social
Cultura organizacional
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
description Este trabalho focaliza-se na influência da comunicação e do marketing na melhoria da imagem social da escola, e desta imagem na escolha da instituição de ensino para os alunos. O tema torna-se pertinente após a divulgação dos rankings de escolas que tornou o ambiente entre escolas semelhante ao do mercado levando esta mudança à competitividade. Foram usados métodos de investigação por inquérito entre os alunos e por entrevista entre decisores, diretor e autarcas. Obtiveram-se resultados dessa investigação que levam à conclusão que a influência do marketing é muito baixa, face ao critério de proximidade da residência, e que a imagem da escola entre alunos, decisores e demais comunidade não é coincidente, variando consoante o maior ou menor conhecimento da Escola Básica nº2 de Marrazes.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-30
2015-10-30T00:00:00Z
2016-04-11T15:09:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/1750
TID:201119170
url http://hdl.handle.net/10400.8/1750
identifier_str_mv TID:201119170
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136958399643648