Oportunidades e desafios da avaliação de desempenho para o desenvolvimento profissional dos docentes: um estudo a partir das percepções de professores de uma escola básica do distrito de Évora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/14675 |
Resumo: | O propósito da investigação foi analisar a cultura avaliativa de uma escola básica do distrito de Évora, no que se refere ao desempenho docente. No quadro conceptual convocado, aprofundaram-se os temas da profissionalidade docente (identidade, conhecimento, desenvolvimento profissional e organizacional) e os eixos estruturantes da avaliação no contexto actual. Salientou-se o papel da reflexão, da supervisão e do feedback construtivo, advogando-se a avaliação enquanto projecto, inserida numa cultura singular. Daí decorreu o desenho metodológico, configurando um estudo exploratório, descritivo da cultura escolar, no que diz respeito às percepções dos professores efectivos sobre o desempenho do trabalho docente. Optou-se pela leitura dos documentos de gestão pedagógica e pelo questionário, enquanto instrumentos de recolha de dados. Os resultados do estudo empírico tenderam a revelar uma propensão dos professores efectivos da escola sede do estudo favorável aos assuntos abordados. Na verdade, a avaliação do desempenho docente, encarada numa perspectiva formativa, naquela escola, parece surgir como uma oportunidade de aprendizagem, que enforma toda a complexidade do acto de ensinar. Sustentámos uma prática de avaliação reflexiva para o desenvolvimento profissional, seguindo um itinerário personalizado, através de um plano individual, situado num contexto de supervisão. A centralidade da avaliação no ensino e na aprendizagem constitui um desafio profissional que, oportunamente agarrado pelos actores educativos, poderá elevar a qualidade da escola; ABSTRACT: The leit-motiv of our work was to analyse the school evaluation culture in what concerns teachers’ performance. In the studied framework, it has been deepen the subjects of teachers’ job (identity, knowledge, organisational and professional development) and the structural axis of teachers’ evaluation nowadays. It was stated the role of reflexion, coaching and constructive feedback. Besides, it has been supported the evaluation as a project in the middle of a unique culture. So, it was drawn all the conceptual methodological work – an exploratory study that describes the school culture in what concerns the teachers’ perceptions about the performance of teachers’ work. It has been chosen the analyses of the pedagogical management documents and the survey as a mean of collecting data. The results of the empirical study tend to reveal a positive tendency of the subject. As a matter of fact, the teachers’ performance evaluation is faced in a formative perspective, appearing as a learning opportunity that shapes all the complexity of the teaching act. At last, it was supported by a reflexive evaluation practise towards the professional development, following a human way, through an individual plan, drawn in the middle of the coaching. The focus of evaluation in teaching and learning tasks stands as a major professional challenge, that grabbed by the educational players can grow the school quality. |
id |
RCAP_7f1119594e205487dddf6ec53af550a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/14675 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Oportunidades e desafios da avaliação de desempenho para o desenvolvimento profissional dos docentes: um estudo a partir das percepções de professores de uma escola básica do distrito de ÉvoraAvaliaçãoDesempenho docenteReflexãoSupervisãoFeedbackCultura avaliativaDesenvolvimento profissional e organizacionalEvaluationTeacher´s performanceProfessional and organisational developmentO propósito da investigação foi analisar a cultura avaliativa de uma escola básica do distrito de Évora, no que se refere ao desempenho docente. No quadro conceptual convocado, aprofundaram-se os temas da profissionalidade docente (identidade, conhecimento, desenvolvimento profissional e organizacional) e os eixos estruturantes da avaliação no contexto actual. Salientou-se o papel da reflexão, da supervisão e do feedback construtivo, advogando-se a avaliação enquanto projecto, inserida numa cultura singular. Daí decorreu o desenho metodológico, configurando um estudo exploratório, descritivo da cultura escolar, no que diz respeito às percepções dos professores efectivos sobre o desempenho do trabalho docente. Optou-se pela leitura dos documentos de gestão pedagógica e pelo questionário, enquanto instrumentos de recolha de dados. Os resultados do estudo empírico tenderam a revelar uma propensão dos professores efectivos da escola sede do estudo favorável aos assuntos abordados. Na verdade, a avaliação do desempenho docente, encarada numa perspectiva formativa, naquela escola, parece surgir como uma oportunidade de aprendizagem, que enforma toda a complexidade do acto de ensinar. Sustentámos uma prática de avaliação reflexiva para o desenvolvimento profissional, seguindo um itinerário personalizado, através de um plano individual, situado num contexto de supervisão. A centralidade da avaliação no ensino e na aprendizagem constitui um desafio profissional que, oportunamente agarrado pelos actores educativos, poderá elevar a qualidade da escola; ABSTRACT: The leit-motiv of our work was to analyse the school evaluation culture in what concerns teachers’ performance. In the studied framework, it has been deepen the subjects of teachers’ job (identity, knowledge, organisational and professional development) and the structural axis of teachers’ evaluation nowadays. It was stated the role of reflexion, coaching and constructive feedback. Besides, it has been supported the evaluation as a project in the middle of a unique culture. So, it was drawn all the conceptual methodological work – an exploratory study that describes the school culture in what concerns the teachers’ perceptions about the performance of teachers’ work. It has been chosen the analyses of the pedagogical management documents and the survey as a mean of collecting data. The results of the empirical study tend to reveal a positive tendency of the subject. As a matter of fact, the teachers’ performance evaluation is faced in a formative perspective, appearing as a learning opportunity that shapes all the complexity of the teaching act. At last, it was supported by a reflexive evaluation practise towards the professional development, following a human way, through an individual plan, drawn in the middle of the coaching. The focus of evaluation in teaching and learning tasks stands as a major professional challenge, that grabbed by the educational players can grow the school quality.Universidade de Évora2015-06-02T11:34:19Z2015-06-022011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/14675http://hdl.handle.net/10174/14675porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Guerreiro, Maria Celeste Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:56:48Zoai:dspace.uevora.pt:10174/14675Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:54.037753Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Oportunidades e desafios da avaliação de desempenho para o desenvolvimento profissional dos docentes: um estudo a partir das percepções de professores de uma escola básica do distrito de Évora |
title |
Oportunidades e desafios da avaliação de desempenho para o desenvolvimento profissional dos docentes: um estudo a partir das percepções de professores de uma escola básica do distrito de Évora |
spellingShingle |
Oportunidades e desafios da avaliação de desempenho para o desenvolvimento profissional dos docentes: um estudo a partir das percepções de professores de uma escola básica do distrito de Évora Guerreiro, Maria Celeste Marques Avaliação Desempenho docente Reflexão Supervisão Feedback Cultura avaliativa Desenvolvimento profissional e organizacional Evaluation Teacher´s performance Professional and organisational development |
title_short |
Oportunidades e desafios da avaliação de desempenho para o desenvolvimento profissional dos docentes: um estudo a partir das percepções de professores de uma escola básica do distrito de Évora |
title_full |
Oportunidades e desafios da avaliação de desempenho para o desenvolvimento profissional dos docentes: um estudo a partir das percepções de professores de uma escola básica do distrito de Évora |
title_fullStr |
Oportunidades e desafios da avaliação de desempenho para o desenvolvimento profissional dos docentes: um estudo a partir das percepções de professores de uma escola básica do distrito de Évora |
title_full_unstemmed |
Oportunidades e desafios da avaliação de desempenho para o desenvolvimento profissional dos docentes: um estudo a partir das percepções de professores de uma escola básica do distrito de Évora |
title_sort |
Oportunidades e desafios da avaliação de desempenho para o desenvolvimento profissional dos docentes: um estudo a partir das percepções de professores de uma escola básica do distrito de Évora |
author |
Guerreiro, Maria Celeste Marques |
author_facet |
Guerreiro, Maria Celeste Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guerreiro, Maria Celeste Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Desempenho docente Reflexão Supervisão Feedback Cultura avaliativa Desenvolvimento profissional e organizacional Evaluation Teacher´s performance Professional and organisational development |
topic |
Avaliação Desempenho docente Reflexão Supervisão Feedback Cultura avaliativa Desenvolvimento profissional e organizacional Evaluation Teacher´s performance Professional and organisational development |
description |
O propósito da investigação foi analisar a cultura avaliativa de uma escola básica do distrito de Évora, no que se refere ao desempenho docente. No quadro conceptual convocado, aprofundaram-se os temas da profissionalidade docente (identidade, conhecimento, desenvolvimento profissional e organizacional) e os eixos estruturantes da avaliação no contexto actual. Salientou-se o papel da reflexão, da supervisão e do feedback construtivo, advogando-se a avaliação enquanto projecto, inserida numa cultura singular. Daí decorreu o desenho metodológico, configurando um estudo exploratório, descritivo da cultura escolar, no que diz respeito às percepções dos professores efectivos sobre o desempenho do trabalho docente. Optou-se pela leitura dos documentos de gestão pedagógica e pelo questionário, enquanto instrumentos de recolha de dados. Os resultados do estudo empírico tenderam a revelar uma propensão dos professores efectivos da escola sede do estudo favorável aos assuntos abordados. Na verdade, a avaliação do desempenho docente, encarada numa perspectiva formativa, naquela escola, parece surgir como uma oportunidade de aprendizagem, que enforma toda a complexidade do acto de ensinar. Sustentámos uma prática de avaliação reflexiva para o desenvolvimento profissional, seguindo um itinerário personalizado, através de um plano individual, situado num contexto de supervisão. A centralidade da avaliação no ensino e na aprendizagem constitui um desafio profissional que, oportunamente agarrado pelos actores educativos, poderá elevar a qualidade da escola; ABSTRACT: The leit-motiv of our work was to analyse the school evaluation culture in what concerns teachers’ performance. In the studied framework, it has been deepen the subjects of teachers’ job (identity, knowledge, organisational and professional development) and the structural axis of teachers’ evaluation nowadays. It was stated the role of reflexion, coaching and constructive feedback. Besides, it has been supported the evaluation as a project in the middle of a unique culture. So, it was drawn all the conceptual methodological work – an exploratory study that describes the school culture in what concerns the teachers’ perceptions about the performance of teachers’ work. It has been chosen the analyses of the pedagogical management documents and the survey as a mean of collecting data. The results of the empirical study tend to reveal a positive tendency of the subject. As a matter of fact, the teachers’ performance evaluation is faced in a formative perspective, appearing as a learning opportunity that shapes all the complexity of the teaching act. At last, it was supported by a reflexive evaluation practise towards the professional development, following a human way, through an individual plan, drawn in the middle of the coaching. The focus of evaluation in teaching and learning tasks stands as a major professional challenge, that grabbed by the educational players can grow the school quality. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2015-06-02T11:34:19Z 2015-06-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/14675 http://hdl.handle.net/10174/14675 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/14675 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação teses@bib.uevora.pt 676 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136543989825536 |