Trombone alto no ensino do trombone em Portugal: a perceção dos docentes e alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/24345 |
Resumo: | O presente Relatório de Estágio Profissional insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino da Música na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo/Escola Superior de Educação do Porto e da Unidade Curricular - Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Instrumento – Trombone, abordando as atividades desenvolvidas enquanto estagiário no Conservatório de Música do Porto no ano letivo 2021/2022. O primeiro capítulo é referente à contextualização do Conservatório de Música do Porto, no qual consiste no enquadramento histórico e caraterização escolar -, e.g., comunidade escolar, projetos, missão, plano pedagógico. No fim deste capítulo é realizada uma análise SWOT. O segundo capítulo confere toda a Prática de Ensino Supervisionada realizada no âmbito do estágio, que abrange aspetos como a caraterização da disciplina de trombone e os conteúdos inerentes à disciplina, assim como o registo de aulas supervisionadas e as respetivas planificações. O terceiro e último capítulo centra-se no Projeto de Investigação “Trombone Alto no Ensino do Trombone em Portugal: a Perceção dos Docentes e Alunos”. Foi elaborado um questionário para o efeito deste estudo e aplicado a uma amostra constituída por seis professores de trombone e vinte e dois alunos. Os resultados deste estudo indicaram uma consciencialização para a utilização do trombone alto no ensino do trombone, existindo um certo consenso entre as perceções dos alunos e dos docentes sobre a importância e benefícios deste método no ensino do trombone. |
id |
RCAP_7f2a0fdd9f9e646345bab6ea37ffec4f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/24345 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Trombone alto no ensino do trombone em Portugal: a perceção dos docentes e alunosTromboneEnsino do tromboneMétodos de ensinoPerceçãoIntroduçãoTrombone altoTeaching tromboneTeaching methodsPerceptionIntrodutionAlto tromboneO presente Relatório de Estágio Profissional insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino da Música na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo/Escola Superior de Educação do Porto e da Unidade Curricular - Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Instrumento – Trombone, abordando as atividades desenvolvidas enquanto estagiário no Conservatório de Música do Porto no ano letivo 2021/2022. O primeiro capítulo é referente à contextualização do Conservatório de Música do Porto, no qual consiste no enquadramento histórico e caraterização escolar -, e.g., comunidade escolar, projetos, missão, plano pedagógico. No fim deste capítulo é realizada uma análise SWOT. O segundo capítulo confere toda a Prática de Ensino Supervisionada realizada no âmbito do estágio, que abrange aspetos como a caraterização da disciplina de trombone e os conteúdos inerentes à disciplina, assim como o registo de aulas supervisionadas e as respetivas planificações. O terceiro e último capítulo centra-se no Projeto de Investigação “Trombone Alto no Ensino do Trombone em Portugal: a Perceção dos Docentes e Alunos”. Foi elaborado um questionário para o efeito deste estudo e aplicado a uma amostra constituída por seis professores de trombone e vinte e dois alunos. Os resultados deste estudo indicaram uma consciencialização para a utilização do trombone alto no ensino do trombone, existindo um certo consenso entre as perceções dos alunos e dos docentes sobre a importância e benefícios deste método no ensino do trombone.This Professional Intership Report is part of the Master Degree in Music Education at Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo/Escola Superior de Educação do Porto and the Curricular Unit – Prática de Ensino Supervisionada in Trombone, describing the activities carried out as a intern at Conservatório da Música do Porto during the academic year 2021/2022. The first chapter refers to the contextualization of the Conservatório de Música do Porto, which consists in the historical background and scholar’s characterization -, e.g., scholar’s community, projects, mission, pedagogical plan. At the end of this chapter an additional SWOT analysis is appreciated. The second chapter covers all of the Supervised Teaching Practice regarding to the internship, like the characterization of the trombone’s discipline and its contents, the registers of the observed classes, lectured classes and supervised classes as their planification’s. The third and last chapter consists on the Research Project “Alto “Trombone in Trombone Teaching in Portugal: Teachers and Students Perception”. A questionnaire was elaborated to collect relevant data for this study and was answered by six trombone’s teachers and twenty-two trombone’s students. The results of this study showed consciousness for the utilization of alto trombone as a teaching method, also, showed a certain consensus between teachers’s and students’s perceptions about the value and benefits of this teaching method for trombone.Silva, David Alexandre Madureira Rocha daOliveira, JoaquimRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoNunes, Tiago Manuel Ferreira2023-12-21T12:30:38Z2023-11-222023-11-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/24345TID:203436741porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-27T01:49:34Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/24345Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:56:14.976254Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trombone alto no ensino do trombone em Portugal: a perceção dos docentes e alunos |
title |
Trombone alto no ensino do trombone em Portugal: a perceção dos docentes e alunos |
spellingShingle |
Trombone alto no ensino do trombone em Portugal: a perceção dos docentes e alunos Nunes, Tiago Manuel Ferreira Trombone Ensino do trombone Métodos de ensino Perceção Introdução Trombone alto Teaching trombone Teaching methods Perception Introdution Alto trombone |
title_short |
Trombone alto no ensino do trombone em Portugal: a perceção dos docentes e alunos |
title_full |
Trombone alto no ensino do trombone em Portugal: a perceção dos docentes e alunos |
title_fullStr |
Trombone alto no ensino do trombone em Portugal: a perceção dos docentes e alunos |
title_full_unstemmed |
Trombone alto no ensino do trombone em Portugal: a perceção dos docentes e alunos |
title_sort |
Trombone alto no ensino do trombone em Portugal: a perceção dos docentes e alunos |
author |
Nunes, Tiago Manuel Ferreira |
author_facet |
Nunes, Tiago Manuel Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, David Alexandre Madureira Rocha da Oliveira, Joaquim Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Tiago Manuel Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trombone Ensino do trombone Métodos de ensino Perceção Introdução Trombone alto Teaching trombone Teaching methods Perception Introdution Alto trombone |
topic |
Trombone Ensino do trombone Métodos de ensino Perceção Introdução Trombone alto Teaching trombone Teaching methods Perception Introdution Alto trombone |
description |
O presente Relatório de Estágio Profissional insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino da Música na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo/Escola Superior de Educação do Porto e da Unidade Curricular - Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Instrumento – Trombone, abordando as atividades desenvolvidas enquanto estagiário no Conservatório de Música do Porto no ano letivo 2021/2022. O primeiro capítulo é referente à contextualização do Conservatório de Música do Porto, no qual consiste no enquadramento histórico e caraterização escolar -, e.g., comunidade escolar, projetos, missão, plano pedagógico. No fim deste capítulo é realizada uma análise SWOT. O segundo capítulo confere toda a Prática de Ensino Supervisionada realizada no âmbito do estágio, que abrange aspetos como a caraterização da disciplina de trombone e os conteúdos inerentes à disciplina, assim como o registo de aulas supervisionadas e as respetivas planificações. O terceiro e último capítulo centra-se no Projeto de Investigação “Trombone Alto no Ensino do Trombone em Portugal: a Perceção dos Docentes e Alunos”. Foi elaborado um questionário para o efeito deste estudo e aplicado a uma amostra constituída por seis professores de trombone e vinte e dois alunos. Os resultados deste estudo indicaram uma consciencialização para a utilização do trombone alto no ensino do trombone, existindo um certo consenso entre as perceções dos alunos e dos docentes sobre a importância e benefícios deste método no ensino do trombone. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-21T12:30:38Z 2023-11-22 2023-11-22T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/24345 TID:203436741 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/24345 |
identifier_str_mv |
TID:203436741 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136448136347648 |