Uma intervenção pedagógica em torno do conceito de ambiente e das relações dos seres humanos com o ambiente com alunos do 8º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Óscar Pedro Castro
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/23423
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
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spelling Uma intervenção pedagógica em torno do conceito de ambiente e das relações dos seres humanos com o ambiente com alunos do 8º ano de escolaridadeRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioNos últimos anos, o reconhecimento, por um lado, da importância da educação ambiental na formação dos alunos e, por outro, da importância conferida às suas ideias prévias em situações de aprendizagem, tem sido objeto de estudo e reflexão por parte de diversos autores. Inserido nesta problemática, foi desenvolvido um projeto de intervenção pedagógica, sob a forma de uma investigação-ação, integrado na unidade curricular “Estágio Profissional” do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, a ser implementado numa turma do 8ºano de escolaridade. Para este trabalho de investigação definiram-se os seguintes objetivos: (1) proceder ao levantamento das ideias prévias dos alunos sobre alguns aspetos do ambiente e das relações entre o Homem e o Ambiente; (2) explorar didaticamente os conceitos detetados por forma a promover a sua evolução para níveis de complexidade superiores; (3) avaliar a evolução das referidas ideias em função da intervenção pedagógica realizada. Para atingir o 1º objetivo, os alunos que participaram no estudo responderam a um questionário. Os resultados obtidos mostraram que a maioria dos alunos descreve o ambiente sob a forma de um inventário de elementos e relações nele presente. Paralelamente, alguns alunos incluem a problemática ambiental nas suas descrições. Por outro lado, a generalidade dos alunos entende as relações entre o Homem e o Ambiente, a partir de uma perspetiva de antagonismo e de utilitarismo. Para atingir o 2º objetivo, planificou-se uma estratégia de ensino aprendizagem, para a qual foram elaboradas um conjunto de atividades, de que se destacam atividades de lápis e papel e um debate sob a forma de Role Play. A proposta de ensino teve como base um problema ambiental atual, designado por “Impacto do Homem nas florestas tropicais húmidas: o caso da floresta de nuvens de Monteverde, Costa Rica”. Para atingir o objetivo 3, avaliou-se os contributos dos alunos numa composição livre sobre a temática em estudo. Os resultados obtidos mostraram que parece ter existido uma evolução das ideias dos alunos em relação ao conceito de ambiente, contudo, relativamente às relações homem ambiente, tal evolução não é tão clara.In recent years, the recognition of the importance of environmental education in the formation of students and the importance attached to their previous ideas in learning situations, has been the subject of study and reflection by several authors. Entered in this problematic, it was developed a pedagogical intervention project, in form of an action inquiry, integrated into curricular unit "Professional Internship" of the Masters in Teaching of Biology and Geology in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education, to be implemented in a class of 8th grade. For this research work defined the following objectives: (1) a mapping of the student’s previous ideas about some aspects of environment and the relationship between man and the environment, (2) explore detected concepts didactically in order to promote it’s evolution to higher levels of complexity, (3) evaluate the evolution of these ideas according to pedagogical intervention performed. To achieve 1st goal, students who participated in the study answered a questionnaire. The results showed that most learners describe the environment in the form of an inventory of elements and relationships present in it. Meanwhile, some students include environmental problems in their descriptions. Moreover, the majority of students understand the relationship between man and the environment, from a perspective of antagonism and utilitarianism. To achieve 2nd goal, planned a strategy of teaching and learning, which were prepared a series of activities, like pencil and paper problems and a debate in form of Role Play. The education proposal was based on a current environmental problem, called "Impact of Man in rainforests: the case of the cloud forest of Monteverde, Costa Rica". To achieve objective 3, it was evaluated the contributions of students in a free composition on the thematic under study. The results showed that seems to have been an evolution of the ideas of students about the concept of environment, however, relatively to human and environment relations, such a trend is not so clear.Borges, Francisco Alberto MarquesFonseca, ManuelaUniversidade do MinhoGonçalves, Óscar Pedro Castro20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/23423porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:45:03Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/23423Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:42:51.474505Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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