Inclusão de alunos com deficiência Mental no 1º CEB - Um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/2186 |
Resumo: | O Relatório de Estágio que a seguir se apresenta pretende divulgar o desenvolvimento da Prática de Ensino Supervisionada de uma aluna do Curso de Mestrado Habilitador para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, ministrado pela Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda, estágio esse, efetuado na Escola Básica da Póvoa do Mileu, na cidade da Guarda. Tem como principal objetivo refletir sobre a realidade de uma escola de ensino regular do primeiro ciclo, da qual faziam parte dois anos de escolaridade e na qual estavam integrados três alunos com Necessidades Educativas Especiais. Nesse sentido é apresentado um estudo de caso sobre a inclusão de uma aluna portadora de deficiência mental em sala de aula. O Relatório contempla três vertentes essenciais: -Enquadramento institucional (Organização e Administração Escolar) e caraterização socioeconómica e psicopedagógica da turma onde foi realizado o estágio; - Descrição do Processo de Prática de Ensino Supervisionada (reflexão auto e heteroavaliação); - Proposta de uma prática docente relacionada com a superação do problema que deu mote ao estudo. Na pesquisa, agora estruturada em capítulos temáticos, sistematizam-se conhecimentos teóricos, procedimentos metodológicos e éticos que sustentam a prática profissional. Nas reflexões, equacionam-se complexidades, limites, condicionamentos e possibilidades de intervenção dos docentes. Reforça de forma impressiva e consistente, o caráter necessariamente reflexivo do agir do professor, especificamente do professor de educação especial, e a sua forte componente ética, mediando de forma cidadã e humanista as políticas educativas e sociais. Os resultados da investigação aclaram fragilidades do sistema e apontam críticas ao atual modelo de escola inclusiva, que fracassa o seu papel enquanto modelo integrador na redução das desigualdades sociais. A pesquisa desencadeia futuras investigações que permitam produzir novo conhecimento contextualizando-nos no âmbito educativo e social do século XXI, hoje considerado o século da pobreza e da desigualdade social, que poderá aportar grandes desafios para a educação. O trabalho desenvolve-se com rigor concetual, espírito científico e sentido de inovação. |
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