Motivar para a aprendizagem: relatório final
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/12994 |
Resumo: | Este relatório surge no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa nos 1º e 2º CEB, pertencente ao Mestrado em Ensino dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. Tem como principal objetivo a descrição das aprendizagens na formação de professores numa vertente mais prática, assim como uma investigação acerca de um tema do domínio da Língua Portuguesa. Neste relatório é realizada uma avaliação das ilustrações de manuais de Português, nas duas últimas décadas, para compreender a forma como os mesmos têm evoluído e a forma como influenciam os seus leitores. Inicialmente, abordo teoricamente a importância da imagem e dos conteúdos na formação dos alunos, recorrendo a perspetivas de vários autores, para, de seguida, analisar e verificar se os manuais escolares em estudo estão de acordo com as necessidades dos seus leitores. Numa parte posterior do relatório, apresento o meu percurso no estágio em 1º Ciclo, referenciando o contexto de intervenção, a escola e as suas características, bem como a turma e as suas particularidades. A fim de estabelecer uma relação com a investigação que realizei, aprofundei a utilização dos manuais escolares no decorrer das aulas do 1º CEB. Para finalizar a experiência no ensino do 1º Ciclo, refleti acerca da mesma e de que forma esta contribuiu para a minha formação. Para finalizar o relatório, exponho o período de estágio no 2º Ciclo. Esta parte apresenta-se dividida pelos domínios científicos: Matemática, Ciências Naturais, História e Geografia de Portugal e Português. Em cada um dos domínios apresento uma fundamentação das práticas pedagógicas, assim como uma reflexão acerca das mesmas. |
id |
RCAP_7f9a2e236b5b22686dc5d186027c5331 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/12994 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Motivar para a aprendizagem: relatório finalPráticas EducativasPrática PedagógicaEnsino Básico 1º CicloEnsino Básico 2º CicloEste relatório surge no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa nos 1º e 2º CEB, pertencente ao Mestrado em Ensino dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. Tem como principal objetivo a descrição das aprendizagens na formação de professores numa vertente mais prática, assim como uma investigação acerca de um tema do domínio da Língua Portuguesa. Neste relatório é realizada uma avaliação das ilustrações de manuais de Português, nas duas últimas décadas, para compreender a forma como os mesmos têm evoluído e a forma como influenciam os seus leitores. Inicialmente, abordo teoricamente a importância da imagem e dos conteúdos na formação dos alunos, recorrendo a perspetivas de vários autores, para, de seguida, analisar e verificar se os manuais escolares em estudo estão de acordo com as necessidades dos seus leitores. Numa parte posterior do relatório, apresento o meu percurso no estágio em 1º Ciclo, referenciando o contexto de intervenção, a escola e as suas características, bem como a turma e as suas particularidades. A fim de estabelecer uma relação com a investigação que realizei, aprofundei a utilização dos manuais escolares no decorrer das aulas do 1º CEB. Para finalizar a experiência no ensino do 1º Ciclo, refleti acerca da mesma e de que forma esta contribuiu para a minha formação. Para finalizar o relatório, exponho o período de estágio no 2º Ciclo. Esta parte apresenta-se dividida pelos domínios científicos: Matemática, Ciências Naturais, História e Geografia de Portugal e Português. Em cada um dos domínios apresento uma fundamentação das práticas pedagógicas, assim como uma reflexão acerca das mesmas.Xavier, Lola Geraldes, 1973-Albuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950-Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948-Rato, Virgílio José Monteiro, 1964-Repositório ComumMalveiro, Joana Rita Lança2016-04-08T13:25:48Z2014-01-01T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/12994201334526porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:53Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/12994Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:57.168588Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Motivar para a aprendizagem: relatório final |
title |
Motivar para a aprendizagem: relatório final |
spellingShingle |
Motivar para a aprendizagem: relatório final Malveiro, Joana Rita Lança Práticas Educativas Prática Pedagógica Ensino Básico 1º Ciclo Ensino Básico 2º Ciclo |
title_short |
Motivar para a aprendizagem: relatório final |
title_full |
Motivar para a aprendizagem: relatório final |
title_fullStr |
Motivar para a aprendizagem: relatório final |
title_full_unstemmed |
Motivar para a aprendizagem: relatório final |
title_sort |
Motivar para a aprendizagem: relatório final |
author |
Malveiro, Joana Rita Lança |
author_facet |
Malveiro, Joana Rita Lança |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Xavier, Lola Geraldes, 1973- Albuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950- Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952- Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948- Rato, Virgílio José Monteiro, 1964- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Malveiro, Joana Rita Lança |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas Educativas Prática Pedagógica Ensino Básico 1º Ciclo Ensino Básico 2º Ciclo |
topic |
Práticas Educativas Prática Pedagógica Ensino Básico 1º Ciclo Ensino Básico 2º Ciclo |
description |
Este relatório surge no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa nos 1º e 2º CEB, pertencente ao Mestrado em Ensino dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. Tem como principal objetivo a descrição das aprendizagens na formação de professores numa vertente mais prática, assim como uma investigação acerca de um tema do domínio da Língua Portuguesa. Neste relatório é realizada uma avaliação das ilustrações de manuais de Português, nas duas últimas décadas, para compreender a forma como os mesmos têm evoluído e a forma como influenciam os seus leitores. Inicialmente, abordo teoricamente a importância da imagem e dos conteúdos na formação dos alunos, recorrendo a perspetivas de vários autores, para, de seguida, analisar e verificar se os manuais escolares em estudo estão de acordo com as necessidades dos seus leitores. Numa parte posterior do relatório, apresento o meu percurso no estágio em 1º Ciclo, referenciando o contexto de intervenção, a escola e as suas características, bem como a turma e as suas particularidades. A fim de estabelecer uma relação com a investigação que realizei, aprofundei a utilização dos manuais escolares no decorrer das aulas do 1º CEB. Para finalizar a experiência no ensino do 1º Ciclo, refleti acerca da mesma e de que forma esta contribuiu para a minha formação. Para finalizar o relatório, exponho o período de estágio no 2º Ciclo. Esta parte apresenta-se dividida pelos domínios científicos: Matemática, Ciências Naturais, História e Geografia de Portugal e Português. Em cada um dos domínios apresento uma fundamentação das práticas pedagógicas, assim como uma reflexão acerca das mesmas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014-01-01T00:00:00Z 2016-04-08T13:25:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/12994 201334526 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/12994 |
identifier_str_mv |
201334526 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130015019827200 |