A presença da língua portuguesa e da literatura no currículo da educação pré-escolar em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/23648 https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i49.1139 |
Resumo: | No ano de 2016, em Portugal, o Ministério da Educação lançou um novo documento curricular para a educação pré-escolar, denominado Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Esse documento veio subs tuir a um outro, já existente, que datava de 1997. O documento Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar tem um carácter orientador, sendo uma ferramenta fundamental na prá ca dos educadores de infância em Portugal. Assim, neste ar go, pretendemos analisar esse documento curricular, tendo em vista apenas a área dedicada à expressão e comunicação, nomeadamente o domínio da linguagem oral e abordagem à escrita. Através de uma leitura crí ca e refl exiva desse documento, é nosso obje vo compreender como a área da língua portuguesa e da literatura é perspe vada no currículo ofi cial para a educação pré-escolar. Como conclusões principais, podemos afi rmar que o currículo para a educação pré- -escolar, na área da língua portuguesa e da literatura, apresenta um carácter transversal, encarando a criança como construtora das suas aprendizagens. |
id |
RCAP_7fb6d0f83ffb5052176464c562fcfcdc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/23648 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A presença da língua portuguesa e da literatura no currículo da educação pré-escolar em PortugalEducação Pré-EscolarLíngua PortuguesaOrientações CurricularesNo ano de 2016, em Portugal, o Ministério da Educação lançou um novo documento curricular para a educação pré-escolar, denominado Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Esse documento veio subs tuir a um outro, já existente, que datava de 1997. O documento Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar tem um carácter orientador, sendo uma ferramenta fundamental na prá ca dos educadores de infância em Portugal. Assim, neste ar go, pretendemos analisar esse documento curricular, tendo em vista apenas a área dedicada à expressão e comunicação, nomeadamente o domínio da linguagem oral e abordagem à escrita. Através de uma leitura crí ca e refl exiva desse documento, é nosso obje vo compreender como a área da língua portuguesa e da literatura é perspe vada no currículo ofi cial para a educação pré-escolar. Como conclusões principais, podemos afi rmar que o currículo para a educação pré- -escolar, na área da língua portuguesa e da literatura, apresenta um carácter transversal, encarando a criança como construtora das suas aprendizagens.2018-11-22T17:18:07Z2018-11-222018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/23648http://hdl.handle.net/10174/23648https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i49.1139por2318-1982apb@uevora.ptBalca, Angelainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:16:01Zoai:dspace.uevora.pt:10174/23648Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:14:28.899879Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A presença da língua portuguesa e da literatura no currículo da educação pré-escolar em Portugal |
title |
A presença da língua portuguesa e da literatura no currículo da educação pré-escolar em Portugal |
spellingShingle |
A presença da língua portuguesa e da literatura no currículo da educação pré-escolar em Portugal Balca, Angela Educação Pré-Escolar Língua Portuguesa Orientações Curriculares |
title_short |
A presença da língua portuguesa e da literatura no currículo da educação pré-escolar em Portugal |
title_full |
A presença da língua portuguesa e da literatura no currículo da educação pré-escolar em Portugal |
title_fullStr |
A presença da língua portuguesa e da literatura no currículo da educação pré-escolar em Portugal |
title_full_unstemmed |
A presença da língua portuguesa e da literatura no currículo da educação pré-escolar em Portugal |
title_sort |
A presença da língua portuguesa e da literatura no currículo da educação pré-escolar em Portugal |
author |
Balca, Angela |
author_facet |
Balca, Angela |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Balca, Angela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-Escolar Língua Portuguesa Orientações Curriculares |
topic |
Educação Pré-Escolar Língua Portuguesa Orientações Curriculares |
description |
No ano de 2016, em Portugal, o Ministério da Educação lançou um novo documento curricular para a educação pré-escolar, denominado Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Esse documento veio subs tuir a um outro, já existente, que datava de 1997. O documento Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar tem um carácter orientador, sendo uma ferramenta fundamental na prá ca dos educadores de infância em Portugal. Assim, neste ar go, pretendemos analisar esse documento curricular, tendo em vista apenas a área dedicada à expressão e comunicação, nomeadamente o domínio da linguagem oral e abordagem à escrita. Através de uma leitura crí ca e refl exiva desse documento, é nosso obje vo compreender como a área da língua portuguesa e da literatura é perspe vada no currículo ofi cial para a educação pré-escolar. Como conclusões principais, podemos afi rmar que o currículo para a educação pré- -escolar, na área da língua portuguesa e da literatura, apresenta um carácter transversal, encarando a criança como construtora das suas aprendizagens. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-22T17:18:07Z 2018-11-22 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/23648 http://hdl.handle.net/10174/23648 https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i49.1139 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/23648 https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i49.1139 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2318-1982 apb@uevora.pt |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136626706743296 |