A supervisão das práticas de autoavaliação na aplicação do modelo CAF
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/2584 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta |
id |
RCAP_7fbe7e9d0c29f1fb9ae49dc66e47780f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2584 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A supervisão das práticas de autoavaliação na aplicação do modelo CAFSupervisãoAutoavaliaçãoAvaliação da educaçãoOrganização escolarModelosSelf-assessmentCAFChangeQualitySupervisionDissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade AbertaA autoavaliação das escolas tem vindo a assumir um papel de destaque no discurso educativo, dos últimos tempos, associada a uma obrigação, no cumprimento de normativos, a uma prestação de contas à sociedade e como uma necessidade interna das escolas para a sua autorregulação. Através de uma recolha e tratamento da informação, efetuada de forma sistemática, a autoavaliação proporciona uma tomada de consciência dos níveis de eficiência e eficácia, criando condições para uma reflexão, no interior da escola, capaz de ajudar na tomada de decisões de carácter pedagógico, administrativo e organizacional e de uma mudança, no sentido da melhoria. Assim entendida a autoavaliação converge com os objetivos de uma supervisão promotora do desenvolvimento individual e organizacional da escola e dos seus atores, capazes de desenvolver uma participação e responsabilização coletiva, no âmbito da autonomia. Com o presente estudo, centrado na forma como foi implementado o modelo de avaliação Common Assessment Framework [CAF], num Agrupamento de Escolas da Direção Regional de Educação do Norte, pretendemos, num olhar supervisivo, compreender o processo seguido, no ano letivo de 2008/2009, no desenvolvimento da sua autoavaliação, contribuindo para promover uma reflexão junto de todos os atores educativos e eventualmente gerar mudanças nas práticas. Para tal, no nosso estudo, adotou-se uma metodologia de carácter qualitativo, com um design de estudo de caso, recorrendo-se à análise documental, à entrevista e às notas de campo, como técnicas de recolha de dados. Da análise da implementação da CAF pudemos identificar a presença de alguns aspetos congruentes com o preconizado pelo modelo – a constituição de uma equipa e de várias subequipas, com os respetivos coordenador e líderes, a escala de pontuação utilizada –, e a ausência de outros – nomeadamente dos planos de melhoria e de comunicação, formação dos membros das equipas, envolvimento de toda a comunidade educativa.Schools self-assessment has been assuming recently a prominent role in the educational discourse, associated to an obligation, in the normative fulfillment, to social accountability and as an internal need of schools for its regulation. Through a collection and treatment of information, done systematically, self- assessment provides an awareness of efficiency and effectiveness levels, creating conditions for a reflection inside the school which helps pedagogical, administrative and organizational decisions and can change things for the best considering self-assessment this way, it leads to the aims of a supervision of the individual development, school organization and of its stakeholders, capable of developing a collective participation and responsibility in their autonomy. With this study, focused in the form as it was implemented the model of assessment CAF Common Assessment Framework [CAF], in the Agrupamento de Escolas da Direção Regional de Educação do Norte, we intend, in a supervision angle, understand the process followed, during the 2008/2009 schoolyear, contributing to promote a reflexion among all the educational stakeholders and eventually generate practice changes. For this, in our study, we adopted a qualitative methodology with a design of a case’s study using a documental analysis, interviews and field notes, as data collection techniques. From Caf implementation analysis we could identify the presence of some congruent aspects with the previewed model – the establishment of a team and of several sub-teams, with its respective coordinator and leaders, the punctuation scale used- and the absence of others – namely the improvement and communication formation of the team members, and the unvolvement of the whole school community.Henriques, SusanaRepositório AbertoSilva, Paula Maria Pereira da2013-07-04T13:49:33Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/2584porSilva, Paula Maria Pereira - A supervisão das práticas de autoavaliação na aplicação do modelo CAF [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2012. 235 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:16:16Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2584Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:44:02.709662Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A supervisão das práticas de autoavaliação na aplicação do modelo CAF |
title |
A supervisão das práticas de autoavaliação na aplicação do modelo CAF |
spellingShingle |
A supervisão das práticas de autoavaliação na aplicação do modelo CAF Silva, Paula Maria Pereira da Supervisão Autoavaliação Avaliação da educação Organização escolar Modelos Self-assessment CAF Change Quality Supervision |
title_short |
A supervisão das práticas de autoavaliação na aplicação do modelo CAF |
title_full |
A supervisão das práticas de autoavaliação na aplicação do modelo CAF |
title_fullStr |
A supervisão das práticas de autoavaliação na aplicação do modelo CAF |
title_full_unstemmed |
A supervisão das práticas de autoavaliação na aplicação do modelo CAF |
title_sort |
A supervisão das práticas de autoavaliação na aplicação do modelo CAF |
author |
Silva, Paula Maria Pereira da |
author_facet |
Silva, Paula Maria Pereira da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Henriques, Susana Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Paula Maria Pereira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Supervisão Autoavaliação Avaliação da educação Organização escolar Modelos Self-assessment CAF Change Quality Supervision |
topic |
Supervisão Autoavaliação Avaliação da educação Organização escolar Modelos Self-assessment CAF Change Quality Supervision |
description |
Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z 2013-07-04T13:49:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/2584 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/2584 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Silva, Paula Maria Pereira - A supervisão das práticas de autoavaliação na aplicação do modelo CAF [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2012. 235 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135008820035584 |