Satisfação com a comunicação interna formal : estudo de caso numa empresa de seguros não-vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Adriana Martins
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/16579
Resumo: Mestrado em Gestão de Recursos Humanos
id RCAP_7fcd25b35df69720e29bb8b0c16dc110
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/16579
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Satisfação com a comunicação interna formal : estudo de caso numa empresa de seguros não-vidacomunicação internaorganizaçãosatisfação dos colaboradoresfluxos de informaçãointernal communicationorganizationemployee satisfactioninformation flowsMestrado em Gestão de Recursos HumanosA comunicação interna desempenha um papel estratégico fundamental no seio das organizações, com impacto comprovado na satisfação, motivação e envolvimento dos colaboradores, na qual, cada vez mais, a Gestão de Recursos Humanos se fundamenta e justifica. Esta investigação procura avaliar a satisfação dos funcionários de uma empresa de seguros não-vida relativamente à comunicação interna formal. Foram utilizados três questionários similares, dirigidos a três grupos hierárquicos distintos (Colaboradores, Chefias Diretas e Chefias de Topo), no sentido de conhecer os seus graus de satisfação em função dos fluxos de informação horizontal, descendente e ascendente que incidiram sobre determinados fatores e meios de comunicação. As conclusões revelaram que os três grupos amostrais estão determinantemente satisfeitos com os fatores de comunicação, entre os quais ganha maior saliência a confiança/credibilidade na informação transmitida. Quanto aos meios, o e-mail destaca-se pela utilização, satisfação e preferência entre os três grupos, seguindo-se-lhe os meios que implicam contacto pessoal entre os inquiridos.Internal communication plays a fundamental strategic role within organizations. With a proven impact on employee satisfaction, motivation and involvement, has a major contribute on the foundation of the Human Resources. This investigation goal is to evaluate the impact of formal internal communication in the satisfaction of employees of a non-life insurance company. Three similar surveys were distributed among Employees, Direct Managers and Top Management in order to find out their satisfaction levels determined by horizontal, descending and ascending information flows. These surveys were focused on the factors information and media. The results showed convergence of the three sample groups studied. Also showed that they were satisfied with the communication factors, with focus on the confidence/credibility of the information transmitted. Regarding the means, the e-mail stands out for its use, satisfaction and preference among the three groups, followed by the means that imply personal contact between the respondents.Instituto Superior de Economia e GestãoJerónimo, HelenaRepositório da Universidade de LisboaPereira, Adriana Martins2019-07-02T00:30:13Z2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/16579porPereira, Adriana Martins (2018). "Satisfação com a comunicação interna formal : estudo de caso numa empresa de seguros não-vida". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:46:22Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/16579Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:01:57.811558Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Satisfação com a comunicação interna formal : estudo de caso numa empresa de seguros não-vida
title Satisfação com a comunicação interna formal : estudo de caso numa empresa de seguros não-vida
spellingShingle Satisfação com a comunicação interna formal : estudo de caso numa empresa de seguros não-vida
Pereira, Adriana Martins
comunicação interna
organização
satisfação dos colaboradores
fluxos de informação
internal communication
organization
employee satisfaction
information flows
title_short Satisfação com a comunicação interna formal : estudo de caso numa empresa de seguros não-vida
title_full Satisfação com a comunicação interna formal : estudo de caso numa empresa de seguros não-vida
title_fullStr Satisfação com a comunicação interna formal : estudo de caso numa empresa de seguros não-vida
title_full_unstemmed Satisfação com a comunicação interna formal : estudo de caso numa empresa de seguros não-vida
title_sort Satisfação com a comunicação interna formal : estudo de caso numa empresa de seguros não-vida
author Pereira, Adriana Martins
author_facet Pereira, Adriana Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Jerónimo, Helena
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Adriana Martins
dc.subject.por.fl_str_mv comunicação interna
organização
satisfação dos colaboradores
fluxos de informação
internal communication
organization
employee satisfaction
information flows
topic comunicação interna
organização
satisfação dos colaboradores
fluxos de informação
internal communication
organization
employee satisfaction
information flows
description Mestrado em Gestão de Recursos Humanos
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10
2018-10-01T00:00:00Z
2019-07-02T00:30:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/16579
url http://hdl.handle.net/10400.5/16579
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pereira, Adriana Martins (2018). "Satisfação com a comunicação interna formal : estudo de caso numa empresa de seguros não-vida". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131108793647104