Satisfação com a comunicação interna formal : estudo de caso numa empresa de seguros não-vida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/16579 |
Resumo: | Mestrado em Gestão de Recursos Humanos |
id |
RCAP_7fcd25b35df69720e29bb8b0c16dc110 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/16579 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Satisfação com a comunicação interna formal : estudo de caso numa empresa de seguros não-vidacomunicação internaorganizaçãosatisfação dos colaboradoresfluxos de informaçãointernal communicationorganizationemployee satisfactioninformation flowsMestrado em Gestão de Recursos HumanosA comunicação interna desempenha um papel estratégico fundamental no seio das organizações, com impacto comprovado na satisfação, motivação e envolvimento dos colaboradores, na qual, cada vez mais, a Gestão de Recursos Humanos se fundamenta e justifica. Esta investigação procura avaliar a satisfação dos funcionários de uma empresa de seguros não-vida relativamente à comunicação interna formal. Foram utilizados três questionários similares, dirigidos a três grupos hierárquicos distintos (Colaboradores, Chefias Diretas e Chefias de Topo), no sentido de conhecer os seus graus de satisfação em função dos fluxos de informação horizontal, descendente e ascendente que incidiram sobre determinados fatores e meios de comunicação. As conclusões revelaram que os três grupos amostrais estão determinantemente satisfeitos com os fatores de comunicação, entre os quais ganha maior saliência a confiança/credibilidade na informação transmitida. Quanto aos meios, o e-mail destaca-se pela utilização, satisfação e preferência entre os três grupos, seguindo-se-lhe os meios que implicam contacto pessoal entre os inquiridos.Internal communication plays a fundamental strategic role within organizations. With a proven impact on employee satisfaction, motivation and involvement, has a major contribute on the foundation of the Human Resources. This investigation goal is to evaluate the impact of formal internal communication in the satisfaction of employees of a non-life insurance company. Three similar surveys were distributed among Employees, Direct Managers and Top Management in order to find out their satisfaction levels determined by horizontal, descending and ascending information flows. These surveys were focused on the factors information and media. The results showed convergence of the three sample groups studied. Also showed that they were satisfied with the communication factors, with focus on the confidence/credibility of the information transmitted. Regarding the means, the e-mail stands out for its use, satisfaction and preference among the three groups, followed by the means that imply personal contact between the respondents.Instituto Superior de Economia e GestãoJerónimo, HelenaRepositório da Universidade de LisboaPereira, Adriana Martins2019-07-02T00:30:13Z2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/16579porPereira, Adriana Martins (2018). "Satisfação com a comunicação interna formal : estudo de caso numa empresa de seguros não-vida". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:46:22Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/16579Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:01:57.811558Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Satisfação com a comunicação interna formal : estudo de caso numa empresa de seguros não-vida |
title |
Satisfação com a comunicação interna formal : estudo de caso numa empresa de seguros não-vida |
spellingShingle |
Satisfação com a comunicação interna formal : estudo de caso numa empresa de seguros não-vida Pereira, Adriana Martins comunicação interna organização satisfação dos colaboradores fluxos de informação internal communication organization employee satisfaction information flows |
title_short |
Satisfação com a comunicação interna formal : estudo de caso numa empresa de seguros não-vida |
title_full |
Satisfação com a comunicação interna formal : estudo de caso numa empresa de seguros não-vida |
title_fullStr |
Satisfação com a comunicação interna formal : estudo de caso numa empresa de seguros não-vida |
title_full_unstemmed |
Satisfação com a comunicação interna formal : estudo de caso numa empresa de seguros não-vida |
title_sort |
Satisfação com a comunicação interna formal : estudo de caso numa empresa de seguros não-vida |
author |
Pereira, Adriana Martins |
author_facet |
Pereira, Adriana Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Jerónimo, Helena Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Adriana Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
comunicação interna organização satisfação dos colaboradores fluxos de informação internal communication organization employee satisfaction information flows |
topic |
comunicação interna organização satisfação dos colaboradores fluxos de informação internal communication organization employee satisfaction information flows |
description |
Mestrado em Gestão de Recursos Humanos |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10 2018-10-01T00:00:00Z 2019-07-02T00:30:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/16579 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/16579 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pereira, Adriana Martins (2018). "Satisfação com a comunicação interna formal : estudo de caso numa empresa de seguros não-vida". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131108793647104 |