A cooperação em rede como factor de alavancagem na hotelaria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Sofia
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Costa, Carlos, Simões, José Manuel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/38833
Resumo: O Turismo é um sector em crescimento e sobretudo resiliente, não obstante os acontecimentos sociais, económicos e políticos que têm caracterizado a sociedade nas últimas décadas. A oferta hoteleira tem acompanhado este movimento crescente e as grandes cadeias hoteleiras procuram novas formas de expansão, criando ou adquirindo novos hotéis e desenvolvendo a sua presença nos mercados emergentes. As pequenas unidades hoteleiras também pululam, mas com obstáculos acrescidos, nomeadamente as dificuldades ao nível dos recursos disponíveis para apostar em estratégias de internacionalização ou em estratégias mais agressivas na distribuição online. Neste contexto, surgem as redes de hotéis independentes que funcionam como consórcios e pretendem apoiar as pequenas unidades na sua estratégia promocional, de marketing e comercial. Noutra perspetiva, os consórcios procuram vantagens competitivas para se diferenciarem no mercado. A sua estratégia passa por aumentar a dimensão para ganhar massa crítica e maior capacidade de negociação. Outra das vantagens competitivas é a especialização em nichos de mercado, onde cada consórcio procura a sua quota de mercado. É neste contexto que o presente trabalho se posiciona, nomeadamente no que concerne às redes de hotéis, às suas vantagens e dificuldades num mercado cada mais complexo e competitivo. Este artigo pretende apresentar um estudo de caso relativo a um consórcio português com 136 unidades hoteleiras e discutir de que forma as redes podem ser um factor de alavancagem na hotelaria.
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