O contributo das atividades de investigação em ciências e da interdisciplinaridade na promoção das aprendizagens no 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Diana Priscila Pereira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/2327
Resumo: Relatório de estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1.° Ciclo do Ensino Básico
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spelling O contributo das atividades de investigação em ciências e da interdisciplinaridade na promoção das aprendizagens no 1º Ciclo do Ensino Básicotrabalho prático de investigaçãointerdisciplinaridadeaprendizagemresearchinterdisciplinaritylearningRelatório de estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1.° Ciclo do Ensino BásicoO presente trabalho procura, ao longo da primeira parte, apresentar e refletir sobre a experiência vivida durante o 2.º ciclo de estudos nos vários contextos de estágio, procurando evidenciar a evolução da estagiária. Na segunda parte, é apresentada uma pesquisa desenvolvida sobre o contributo das atividades de investigação em ciências e da interdisciplinaridade na promoção das aprendizagens do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O principal objetivo do estudo é permitir às crianças passar pela experiência de investigar e mobilizar conhecimentos, tendo em vista a aprendizagem, nas várias áreas de conteúdo, e de refletir com elas sobre as experiências vivenciadas. Não se pretende classificar o contributo das atividades de investigação e da interdisciplinaridade na promoção das aprendizagens no 1.º CEB, mas desenvolver uma análise reflexiva sobre a implementação destas em determinado contexto, a fim de compreender o modo como as crianças se apropriaram de significados, construindo-os, e descrevendo em que consistiram estes mesmos, compreender aquilo que pensam, bem como as suas dificuldades, identificando-as e refletindo sobre elas e, desta forma, construir o meu eu profissional. A realização desta pesquisa na própria prática proporcionou aos alunos a mobilização de recursos cognitivos e afetivos ao longo do desenvolvimento das atividades e, por isso, pode-se depreender que o processo de ensino-aprendizagem experienciado promoveu a autonomia nas aprendizagens, fazendo com que as crianças aprendessem a aprender através de uma gestão mais eficaz do tempo, da informação (quer individualmente, quer em equipa), visando a tomada de consciência da sua aprendizagem. Em relação à interdisciplinaridade, quando articulada com atividades significativas para os alunos, com uma contextualização bem fundamentada, pode beneficiar o encadeamento das tarefas, o sentimento de segurança por parte das crianças e fomentar o interesse e envolvimento profundo das mesmas durante as atividades, desde a realização das tarefas mais simples às mais complexas e desafiantes.The objective of the first part of this paper is to present and study the experience obtained during the 2nd cycle of studies in different contexts of the internship, highlighting the evolution of the intern student. The second part presents an investigation on the contribution of research and interdisciplinary activities in science and on the promotion of learning on the 1st cycle of basic education. The main purpose of this study is to allow children to go through the experience of investigating and mobilizing knowledge, with the objective of learning different contents, and to reflect on the experiences they went through. The objective is not to rate the contribution of research and interdisciplinary activities in promoting learning in the 1st CEB, but to develop a reflective analysis of their implementation in a given context in order to understand how children take ownership of meanings, building them, describing what they consisted of, understanding what they think and identifying and reflecting on their difficulties. Through this research it was possible to watch the mobilization of the students' cognitive and affective resources throughout the development of activities. It can be inferred that the teaching-learning process promoted and leveraged autonomy in learning, so that children were able to learn through a more effective management of time and information (either individually or as a team), aimed at creating more awareness of their own method of learning and needs. Regarding interdisciplinarity, it was shown that, when combined with meaningful activities for the students with a clear context, it can improve the sequence of tasks and the children's feeling of safety. It can also foster their interest and a deeper involvement during activities, from the simplest to the most complex and challenging task.Correia, MarisaMartins, Maria ClaraRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémDias, Diana Priscila Pereira2018-10-29T15:38:27Z2016-09-292016-09-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2327TID:201981769por201981769info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:33:14Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2327Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:24.973037Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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