Concepções de professores, coordenadores, vice-diretor e diretor do ensino fundamental sobre a escola em tempo integral: um estudo na Cidade de Potim, São Paulo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/5591 |
Resumo: | A Escola em Tempo Integral trata-se de uma tentativa do sistema educacional público brasileiro de fortalecer as práticas educativas escolares e valorizar a formação de um cidadão mais consciente, crítico e participativo na sociedade. Contudo, sua implementação tem se mostrado de difícil execução, uma vez que envolve a utilização de muitos recursos humanos e financeiros e, além de formação específica do professor a fim de conscientizá-lo da função da Escola em Tempo Integral na sociedade. O presente estudo buscou analisar as concepções de 25 Professores, 3 Coordenadores, 1 Vice-Diretor e 1 Diretor sobre a Escola em Tempo Integral. A pesquisa iniciou-se em 2014, quando o Programa Mais Educação atendia 90 crianças dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental e foi concluída em 2015 com o programa alargado a 150 crianças dos 3º, 4º e 5º anos. A coleta de dados foi feita com recurso a questionário de autoria própria, junto da equipe docente e gestora que tem contato direto com os alunos que participam do Programa Mais Educação, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Judith Siqueira Weber, em Potim, interior de São Paulo, Brasil. Os respondentes demonstraram uma carência de informações a respeito da Escola em Tempo Integral, concluindo-se assim que é necessário proporcionar ao ambiente escolar mais conhecimentos sobre a Escola em Tempo Integral, oferecendo palestras, cursos, reuniões pedagógicas com o grupo escolar visando qualificar a equipe docente e gestora da instituição. |
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Concepções de professores, coordenadores, vice-diretor e diretor do ensino fundamental sobre a escola em tempo integral: um estudo na Cidade de Potim, São PauloEscolaEnsinoConceçõesProfessoresA Escola em Tempo Integral trata-se de uma tentativa do sistema educacional público brasileiro de fortalecer as práticas educativas escolares e valorizar a formação de um cidadão mais consciente, crítico e participativo na sociedade. Contudo, sua implementação tem se mostrado de difícil execução, uma vez que envolve a utilização de muitos recursos humanos e financeiros e, além de formação específica do professor a fim de conscientizá-lo da função da Escola em Tempo Integral na sociedade. O presente estudo buscou analisar as concepções de 25 Professores, 3 Coordenadores, 1 Vice-Diretor e 1 Diretor sobre a Escola em Tempo Integral. A pesquisa iniciou-se em 2014, quando o Programa Mais Educação atendia 90 crianças dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental e foi concluída em 2015 com o programa alargado a 150 crianças dos 3º, 4º e 5º anos. A coleta de dados foi feita com recurso a questionário de autoria própria, junto da equipe docente e gestora que tem contato direto com os alunos que participam do Programa Mais Educação, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Judith Siqueira Weber, em Potim, interior de São Paulo, Brasil. Os respondentes demonstraram uma carência de informações a respeito da Escola em Tempo Integral, concluindo-se assim que é necessário proporcionar ao ambiente escolar mais conhecimentos sobre a Escola em Tempo Integral, oferecendo palestras, cursos, reuniões pedagógicas com o grupo escolar visando qualificar a equipe docente e gestora da instituição.The Full-time School is an attempt by the Brazilian public education system to strengthen school education practices and enhance the formation of a more conscious citizen, critical and participatory in the society. However, its implementation has proved difficult to implement, since it involves the use of many human and financial resources, as well as specific teacher training in order to make you aware of the Full-time School function in society. This study investigates the views of 25 teachers, 03 coordinators, 01 Vice Director and 01 Principal, about the Full-time School . The research began in 2014, when the Program More Education attended 90 children of the 4º and 5º grade of elementary school and was completed in 2015 with the extended program 150 children of the 3º, 4º and 5º grade. Data collection was done using self-made questionnaire with the teacher and management team who have direct contact with students participating in the Program More Education, of the Municipal Elementary School Professor Judith Smith Weber in Potim, countryside of São Paulo, Brazil. The respondents demonstrated a lack of information about the Full-Time School, concluding so, it is necessary to provide to the school environment more knowledge about the Full-Time School, offering lectures, courses, educational meetings with the school group aiming to qualify the teachers' team and the management's team, of the institution.2016-02-26T12:00:38Z2016-02-26T00:00:00Z2016-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/5591porSilva, Marina Santos dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:35:52Zoai:repositorio.utad.pt:10348/5591Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:16.879036Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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