Concepções de professores, coordenadores, vice-diretor e diretor do ensino fundamental sobre a escola em tempo integral: um estudo na Cidade de Potim, São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marina Santos da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/5591
Resumo: A Escola em Tempo Integral trata-se de uma tentativa do sistema educacional público brasileiro de fortalecer as práticas educativas escolares e valorizar a formação de um cidadão mais consciente, crítico e participativo na sociedade. Contudo, sua implementação tem se mostrado de difícil execução, uma vez que envolve a utilização de muitos recursos humanos e financeiros e, além de formação específica do professor a fim de conscientizá-lo da função da Escola em Tempo Integral na sociedade. O presente estudo buscou analisar as concepções de 25 Professores, 3 Coordenadores, 1 Vice-Diretor e 1 Diretor sobre a Escola em Tempo Integral. A pesquisa iniciou-se em 2014, quando o Programa Mais Educação atendia 90 crianças dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental e foi concluída em 2015 com o programa alargado a 150 crianças dos 3º, 4º e 5º anos. A coleta de dados foi feita com recurso a questionário de autoria própria, junto da equipe docente e gestora que tem contato direto com os alunos que participam do Programa Mais Educação, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Judith Siqueira Weber, em Potim, interior de São Paulo, Brasil. Os respondentes demonstraram uma carência de informações a respeito da Escola em Tempo Integral, concluindo-se assim que é necessário proporcionar ao ambiente escolar mais conhecimentos sobre a Escola em Tempo Integral, oferecendo palestras, cursos, reuniões pedagógicas com o grupo escolar visando qualificar a equipe docente e gestora da instituição.
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