Concepções de professoras do ensino fundamental sobre o ensino de ciências para os anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Aparecida de Fátima Andrade da
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Marcondes, Maria Eunice Ribeiro, Paixão, Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/2731
Resumo: Esta investigação visou compreender as conceções de duas professoras sobre o ensino de Ciências para os anos iniciais do Ensino Fundamental do Sistema educativo do Brasil, a partir de questionários, entrevistas e vídeos de reuniões. As conceções de ensino-aprendizagem estão relacionadas com a perspetiva cognitivista. O conteúdo de Ciências é fundamental para estas professoras, para favorecer o desenvolvimento de habilidades cognitivas e atitudes. Diferentes estratégias de ensino são utilizadas, desde aulas expositivas, experimentos, até visitas de estudo a outros espaços, integrando os conteúdos de maneira interdisciplinar. As conceções expressadas pelas duas professoras convergem para o discurso de inovação curricular presente em documentos oficiais do Ministério da Educação do Brasil.
id RCAP_da66055646c8ac9ddfedac59a19b313e
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2731
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Concepções de professoras do ensino fundamental sobre o ensino de ciências para os anos iniciaisFormação de professoresEnsino BásicoEnsino fundamental (Brasil)Ensino de ciênciasConceçõesEsta investigação visou compreender as conceções de duas professoras sobre o ensino de Ciências para os anos iniciais do Ensino Fundamental do Sistema educativo do Brasil, a partir de questionários, entrevistas e vídeos de reuniões. As conceções de ensino-aprendizagem estão relacionadas com a perspetiva cognitivista. O conteúdo de Ciências é fundamental para estas professoras, para favorecer o desenvolvimento de habilidades cognitivas e atitudes. Diferentes estratégias de ensino são utilizadas, desde aulas expositivas, experimentos, até visitas de estudo a outros espaços, integrando os conteúdos de maneira interdisciplinar. As conceções expressadas pelas duas professoras convergem para o discurso de inovação curricular presente em documentos oficiais do Ministério da Educação do Brasil.Universidade de Trás-os-Montes e Alto DouroRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoSilva, Aparecida de Fátima Andrade daMarcondes, Maria Eunice RibeiroPaixão, Fátima2015-03-09T15:50:51Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/2731porSILVA, Aparecida de Fátima Andrade da ; MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro ; PAIXÃO, Fátima (2014) - Concepções de professoras do ensino fundamental sobre o ensino de ciências para os anos iniciais. In XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE), Vila Real, 11-13 de setembro - Espaços de investigação reflexão e ação interdisciplinar : atas. Vila Real : Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. p. 2768-2784.978-989-704-188-4info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:40:49Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2731Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:33:59.036287Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Concepções de professoras do ensino fundamental sobre o ensino de ciências para os anos iniciais
title Concepções de professoras do ensino fundamental sobre o ensino de ciências para os anos iniciais
spellingShingle Concepções de professoras do ensino fundamental sobre o ensino de ciências para os anos iniciais
Silva, Aparecida de Fátima Andrade da
Formação de professores
Ensino Básico
Ensino fundamental (Brasil)
Ensino de ciências
Conceções
title_short Concepções de professoras do ensino fundamental sobre o ensino de ciências para os anos iniciais
title_full Concepções de professoras do ensino fundamental sobre o ensino de ciências para os anos iniciais
title_fullStr Concepções de professoras do ensino fundamental sobre o ensino de ciências para os anos iniciais
title_full_unstemmed Concepções de professoras do ensino fundamental sobre o ensino de ciências para os anos iniciais
title_sort Concepções de professoras do ensino fundamental sobre o ensino de ciências para os anos iniciais
author Silva, Aparecida de Fátima Andrade da
author_facet Silva, Aparecida de Fátima Andrade da
Marcondes, Maria Eunice Ribeiro
Paixão, Fátima
author_role author
author2 Marcondes, Maria Eunice Ribeiro
Paixão, Fátima
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Aparecida de Fátima Andrade da
Marcondes, Maria Eunice Ribeiro
Paixão, Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Ensino Básico
Ensino fundamental (Brasil)
Ensino de ciências
Conceções
topic Formação de professores
Ensino Básico
Ensino fundamental (Brasil)
Ensino de ciências
Conceções
description Esta investigação visou compreender as conceções de duas professoras sobre o ensino de Ciências para os anos iniciais do Ensino Fundamental do Sistema educativo do Brasil, a partir de questionários, entrevistas e vídeos de reuniões. As conceções de ensino-aprendizagem estão relacionadas com a perspetiva cognitivista. O conteúdo de Ciências é fundamental para estas professoras, para favorecer o desenvolvimento de habilidades cognitivas e atitudes. Diferentes estratégias de ensino são utilizadas, desde aulas expositivas, experimentos, até visitas de estudo a outros espaços, integrando os conteúdos de maneira interdisciplinar. As conceções expressadas pelas duas professoras convergem para o discurso de inovação curricular presente em documentos oficiais do Ministério da Educação do Brasil.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2015-03-09T15:50:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/2731
url http://hdl.handle.net/10400.11/2731
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv SILVA, Aparecida de Fátima Andrade da ; MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro ; PAIXÃO, Fátima (2014) - Concepções de professoras do ensino fundamental sobre o ensino de ciências para os anos iniciais. In XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE), Vila Real, 11-13 de setembro - Espaços de investigação reflexão e ação interdisciplinar : atas. Vila Real : Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. p. 2768-2784.
978-989-704-188-4
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130800623452160