Marcas de moda sustentável: critérios de sustentabilidade e ferramentas de comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Mariana Bezerra Moraes de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/33978
Resumo: Dissertação de mestrado em Design de Comunicação de Moda
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spelling Marcas de moda sustentável: critérios de sustentabilidade e ferramentas de comunicaçãoSustainable fashion brands: sustainability criteria and communication toolsModaSustentabilidadeMarcasComunicaçãoFashionSustainabilityBrandsCommunication659.126687Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasDissertação de mestrado em Design de Comunicação de ModaO estudo sobre a comunicação nas marcas de moda sustentável com foco nos critérios de sustentabilidade e nas ferramentas de comunicação utilizadas por estas marcas foi o objeto de estudo desta dissertação. A temática da sustentabilidade está em destaque há alguns anos e passou a ser uma preocupação para a moda, que tem vindo a observar o surgimento de Marcas de Moda Sustentável e a incorporação deste conceito em marcas fortes no mercado. Paralelamente, também se observa o surgimento de um consumidor consciente que exige das marcas uma maior responsabilidade social e ambiental. Durante o estudo foram abordados assuntos como o conceito de sustentabilidade, a relação entre a sustentabilidade e a moda e a importância da comunicação para o sucesso das marcas de moda sustentável. A fim de recolher a base para este estudo, desenvolveramse duas grelhas de análise: a grelha de critérios de avaliação da sustentabilidade e a grelha de ferramentas/meios de comunicação. A primeira avaliou o grau de sustentabilidade das 29 marcas observadas neste estudo o seu nível de sustentabilidade, também foi possível verificar que essas marcas têm alguns problemas na comunicação do conceito de sustentabilidade, uma vez que se encontraram dificuldades em obter informações sobre o tema. A segunda grelha permitiu a observação de que ferramentas/meios são utilizados na comunicação dessas marcas, analisando os seus pontos fortes e as falhas que estas possuem na sua comunicação. Como resultado deste trabalho de pesquisa, reconhece-se que as marcas analisadas são marcas de moda sustentável e que a comunicação tem um papel importante na divulgação e entendimento do conceito de sustentabilidade, para que se tornem conhecidas como tal: Marcas de Moda Sustentável.The study of communication in sustainable fashion brands, with a focus on sustainability criteria and the communication tools used by these brands, was the object of study of this dissertation. The thematic of sustainability has been highlighted for some years and has become a concern for the fashion industry, which has been observing the emergence of Sustainable Fashion Brands and the incorporation of this concept in major brands. Simultaniously, a more conscious consumer has emerged, one who demands greater social and environmental responsibility from the brands. During the study, main issues discussed were: the concept of sustainability, the relationship between sustainability and fashion and the importance of communication for successful sustainable fashion brands. In order to construct the ground for this study, two analytical grids were developed: one to evaluate brands’ sustainability criteria, and the other to identofy tools/ media of strategic communication. The first assessed the degree of sustainability of the 29 brands that were part of this study; it was also possible to verify that these brands have some problems in communicating the concept of sustainability, since difficulties were encountered in obtaining information on the subject. The second grid of analysis, allowed the identification of tools / media used in the communication of these brands, as well as analyzing their strengths and flaws in strategic communication. As a result of this research, it is recognized that the analyzed brands are sustainable fashion brands and that communication plays an important role in the dissemination and understanding of the concept of sustainability, to become known as such: Sustainable Fashion Brands.Broega, A. C.Mota-Ribeiro, SilvanaUniversidade do MinhoAraújo, Mariana Bezerra Moraes de20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/33978por201194023info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-02T01:18:26Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/33978Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:17:53.986504Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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